Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Broas de Fubá



Broinhas de fubá nunca foram meu forte, todas as vezes que tentei fazer me decepcionei com o resultado. Quando não ficavam duras demais, ficavam esfarelando e sem gosto. A Kris Nardini tem um blog que gosto muito de visitar http://www.cozinhandopararelaxar.com/, porque por lá você não só encontra receitas ótimas como também sempre tem comentários e relatos feitos por ela com muita espirituosidade, que me agradam muito. Foi de lá que "roubei" essa receitinha que, como ela diz, não chega nem perto da que a vó fazia. Depois que a minha saiu do forno, com todo aquele aroma e textura próprios de uma verdadeira broa, posso imaginar como seria a da avó da Kris. Coloco aqui a receita inteira (eu fiz meia), pra vocês terem a oportunidade de experimentar essa gostosura de broa. Vamos à receita:

Ingredientes:

1 copo de fubá DE CANJICA, com o fubá comum não fica tão bom
1 copo de farinha de trigo
1 copo de polvilho doce
1 copo, na borda, de açúcar
1 copo de leite
1 copo de água
1 copo, menos dois dedos, de óleo de girassol
mais ou menos 8 ovos
1 pitada de sal
2 ramas de canela

Aqueça o leite, o óleo, as ramas de canela e a água e, quando começar a ferver, acrescente o açúcar, a farinha de trigo e o fubá. Mexa bem até formar um "angu" e começar a desgrudar da panela.
Junte o "angu" ao polvilho, coloque 1 pitada de sal, misture muito bem e espere amornar.
Retire as ramas de canela e vá sovando e acrescentando os ovos, de um em um, até dar o ponto.
A massa fica mole e pegajosa.
Unte uma xícara com óleo, polvilhe fubá e coloque uma colher, das de sopa, de massa na xícara.
Eu não tive a habilidade da Kris e coloquei as broas na assadeiras com a ajuda de duas colheres.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 1 hora ou 1 hora e 10 minutos, depende do forno. Elas devem ficar bem coradas para não murcharem após saírem do forno.

Bom Apetite!!!

Queques de Abóbora



Esta receita vi lá no blog http://www.cincoquartosdelaranja.blogspot.com/, e fiquei curiosa em relação à textura da massa. Confesso que o resultado me agradou muito, e acho que é a farinha de pão que confere à massa seu sabor e leveza. Ótimos bolinhos para um lanchinho à tarde. Vamos à receita:

Ingredientes:
- 150g de abóbora limpa
- 300g de açúcar
- 70 g de margarina
- 250ml de leite
- 100g de pão ralado
- 200g de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 4 ovos
- meias nozes

- Ralar ou picar a abóbora.
- Misturar a abóbora com o açúcar, a margarina e o leite. Levar ao lume e deixar ferver em lume brando durante 5 minutos.
- Retirar do lume e deixar arrefecer.
- Adicionar o pão ralado, a farinha peneirada com o fermento e os ovos.
- Bater muito bem.
- Distribuir a massa pelas formas de queque previamente untadas com margarina.
- Cozer em forno moderado 200ºC durante 10 minutos. Enterrar ligeiramente meia noz por queque e deixar acabar de cozer.

Bom Apetite!!!

A Saga das Canecas com Panetones



Este post é bem curtinho e só vou colocar pra vocês verem o que aconteceu com minha primeira fornada de panetones dentro de canequinhas, que estou querendo fazer para presentear no Natal. Apesar de crescerem demais, a massa ficou ótima, muito fofa e super saborosa. A receita disse que renderia 10 canecas, fiz 13, mas com certeza conseguiria fazer umas 18. A saga continua e logo mais postarei a segunda tentativa, agora com aparências melhores...rsrsrs!!! Beijinhos!!!

Iscas de Mignon com Gorgonzola



Dias atrás recebi pelo correio meu exemplar do “Pequeno livro de Cozinha - Guia prático para toda hora”.
Claro que vocês sabem que estou me referindo ao livro que as Rainhas do Lar, Fabi e Katita, lançaram recentemente. Pois é, as comadres estão todas prosas com a mais nova, e por que não dizer “conquista” delas, pois, depois do sucesso e do reconhecimento nacional, o livro era só o que faltava. Bom, folheando meu livrinho, achei muitas dicas interessantes e também algumas receitinhas; e, para estrear, fui para o fogão preparar esse filé mignon com gorgonzola para ver no que dava, e... Fantástico!!! Meu marido amou e nem achou ruim do queijo dele ir todo para o molho...rsrsrs! Vamos à receita:

Ingredientes:
- 500g de filé mignon cortado em tirinhas
- 4 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- ½ colher (sopa) de manteiga
- ½ colher (sopa) de óleo
- 1 cebola pequena cortada em cubinhos
- 1 copo de iogurte integral ou 1 caixinha de creme de leite (usei este)
- 150g de queijo gorgonzola espatifado
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de preparo:
Tempere as iscas de filé mignon com o molho inglês e reserve por 15 minutos.
Esquente uma frigideira e coloque a carne para selar dos dois lados. Junte a cebola, o azeite de oliva, a manteiga e o óleo, e deixe refogar um pouquinho. Baixe o fogo, coloque o iogurte ou creme de leite, o gorgonzola, misture rapidamente e desligue o fogo logo em seguida, para que o queijo não derreta totalmente. Polvilhe com a salsinha e sirva imediatamente.
Bom Apetite!!!

Filé de Peixe com Creme de Pequi e Tapioca



Quando fiz aquela viagem para o interior do estado de Goiás, na volta adquiri alguns vidros de pequi em lascas e em creme. Confesso que estava curiosa em relação ao sabor do creme, já que havia provado o fruto em um ensopado de frango e apreciado seu sabor, apesar de achar muito trabalhoso o degustar do fruto, pois tem que se tomar muito cuidado com os espinhos. A receita encontrei no http://www.caras.com.br/paginas/receitas-gourmet/,
e só troquei o peixe pedido, Surubim, que por aqui não achei.
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 8 pedaços de filé de Surubim com pele (usei filé de abadejo)
- 4 colheres (chá) de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 4 ramos de coentro
- 5 colheres (sopa) de farinha de tapioca
- 1 cebola pequena ralada
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 5 colheres (sopa) de creme de pequi
- 5 colheres (sopa) de leite de coco
- 4 colheres (sopa) de azeite extra virgem Borges

Modo de preparo:
- Tempere os filés de peixe com metade do sal e a pimenta, cubra com o coentro. Reserve.
- Em uma tigela misture a farinha de tapioca, 1 colher(chá) de sal e ½ xícara (chá) de água fervente. Deixe hidratar por cerca de 20 minutos.
- Refogue a cebola na manteiga, junte o creme de pequi, o leite de coco, 2 colheres (sopa) de água e o sal restante.
- Cozinhe até ficar levemente encorpado. Reserve.
- Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira antiaderente e grelhe os filés de peixe.
- Sirva com a tapioca e o creme de pequi.

Bom Apetite!!!


O Pequi (Caryocar brasiliense; Caryocaraceae) é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, muito utilizada na cozinha nordestina (principalmente no ceará na região do Cariri), do centro-oeste e norte de Minas Gerais. Dela é extraído um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. Pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva.
O fruto pode ser degustado das mais variadas formas: cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes, no leite, e na forma de um dos mais apreciados licores de Goiás. Sua polpa macia e saborosa deve ser comida com cuidado, uma vez que a mesma recobre uma camada de terríveis espinhos, que, se mordidos fincam-se na língua e no céu da boca, provocando dores. Risco este que deixa de existir, uma vez assimilada a técnica de degustação que é de fácil aprendizado. Deve ser comido apenas com as mãos, jamais com talheres. Deve ser levado a boca para então ser "raspado" - cuidadosamente - com os dentes, até que a parte amarela comece a ficar esbranquiçada e parar antes que os espinhos possam ser vistos.
Pesquisa realizada pelo Laboratório de Genética do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília (UnB) concluiu que esse fruto típico do Cerrado pode ser indicado como eficiente redutor da ação dos chamados radicais livres (moléculas que se formam no organismo humano e reagem de forma danosa às células sadia) e está qualificado como coadjuvante no tratamento do câncer.
"O pequi é capaz de proteger as células dos efeitos colaterais das drogas usadas no tratamento de câncer, que costumam ser muito violentos"

Informações retiradas daqui:
licormusashi.spaces.live.com/blog/cns!3DE02C8.

Pão Integral da Sonia



Certa vez ganhamos, eu e a minha filha, esta receita de pão integral muito rica em seus ingredientes e, a meu ver, diferente em seu preparo, já que não se dá ponto de sovar na massa, ficando uma massa mole que é distribuída nas formas. Ganhamos a receita da querida amiga Sonia, mãe de uma amiga muito querida da minha filha, a Tania. A Sonia, sempre muito gentil e prestativa, é daquelas que adora compartilhar as coisas boas que descobre, e esta é só uma das muitas receitinhas que ela dividiu com a gente. Com o tempo vou colocando aqui as outras. Ela também tem uma mão de ouro para trabalhos manuais, faz de tudo um pouco e agora está nas artes da pintura...rs! Tenho certeza de que quem fizer vai gostar muito, pois a massa não fica seca, além de ser muito boa para a saúde devido à ingestão das fibras.
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 2 xíc (chá) de leite morno
- 2 xíc (chá) de água
- 4 ovos
- 1 xíc (chá) de açúcar (usei metade de açúcar mascavo e metade branco)
- ½ xíc (chá) de óleo
- 1 colher (sopa) de sal
- 30g de fermento para pão
Bater tudo no liqüidificador.

Numa vasilha:
- 1 xíc de linhaça (usei a linhaça moída)
- 1 xíc de farelo de trigo
- 1 xíc de leite de soja
- 1 xíc de Aveia em flocos
- 1 xíc de farinha integral
- 5 xíc de farinha de trigo especial

Acrescentei por minha conta
- 3 colheres (sopa) de gergelim torrado
- 3 colheres (sopa) de castanha de caju

Modo de preparo:
Misturar as farinhas com o líquido do liqüidificador (fica uma massa mole). Colocar 2/3 de massa em formas untadas com manteiga e farinha, deixar crescer por +/- 1 hora, ou até encher a forma. Levar para assar até corar em forno pré-aquecido. Rende três formas de pão médias.
Bom Apetite!!!

Todas as fibras utilizadas nesse pão são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, consequentemente primordiais para nossa saúde. Vamos saber um pouquinho sobre a Aveia:



Os múltiplos benefícios da Aveia

Se você está lutando contra o colesterol elevado, provavelmente já ouviu falar dos poderes da aveia para combater este mal.
Por ser rico em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e, de quebra, previne o câncer de intestino.
E esses não são os únicos benefícios para quem enche a tigela de aveia.
Ela é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas.
Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque pelas atividades que exercem, sendo que para surtir os efeitos desejados deve-se consumí-las diariamente.
Com isso, seu intestino fica tinindo e sua saúde comemora.
Confira mais sobre esse assunto aqui :http://www.guiadanutricao.com/2009/07/os-multiplos-beneficios-da-aveia.html.

Muffins de Chocolate e Banana



Sempre tive vontade de fazer Muffins, via em outros blogs cada receita linda, de dar água na boca, e a vontade era grande de comer um bolinho daqueles. Folheando os encartes do Gastronomia (aqueles que minha irmã gentilmente me emprestou), deparei-me com esta receita que me chamou a atenção pelo preparo simples e de um visual que estimula as papilas degustativas de qualquer um. Então, o resultado é esse aí que está na foto e a receitinha você confere agora:

Ingredientes:
- 1 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 ovos
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 2 xícaras (chá) de banana caturra amassada (usei prata)
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- ½ xícara de nozes picadas
- ½ xícara (chá) de chocolate em pó
- 1 pitada de sal

Modo de preparo:
Misture os ovos com o açúcar e o óleo. Junte a banana amassada. Acrescente a farinha de trigo, o bicarbonato, o fermento, o chocolate e o sal e misture bem.Adicione as nozes.
Distribua a massa em forminhas próprias de papel, encaixadas em formas de empada.
Leve ao forno preaquecido, em temperatura de 200 graus, por 20 minutos.
Bom Apetite!!!
Receita retirada do encarte Gastronomia do dia 12/12/2008.

Novo selinho



Olha só que legal! A Danielli, lá do http://nossacozinhadani.blogspot.com/, criou esse selinho que é dedicado para todas as coisas apaixonantes da nossa vida. Por isso responda às perguntas sobre o que causa esse sentimentos em você.
Agradeço de coração à Dani, que tem um blog super legal e por onde sempre passo para dar uma espiadinha. As perguntinhas são:

- Internet: A facilidade de comunicação, informação e entretenimento.
- Pessoas: O fato de serem abertas a toda forma de conhecimento.
- Cosméticos: O que eles podem fazer para melhorar aquilo que está ruim...rs.
- Comida: As inúmeras possibilidades de preparo com um mesmo ingrediente.
- Hobbies: O poder de fazer dele seu sustento.

Postar o selinho e indicá-lo para 10 pessoas.

Nesse quesito peço à Dani que me desculpe, mas vou quebrar a regra e deixar o meu dedicado a todas as amigas/os que por aqui passam, pois sem eles não teria sentido a dedicação com que preparo todas as minhas receitas para com eles dividir. Quem quiser pegue o seu e leve com muito carinho.

Beijos a todas/os !!!

Camarão no Abacaxi



"O camarão no abacaxi, uma das especialidades do Samburá Peixes & Complementos, em Lajeado, é uma versão light do tradicional camarão na moranga. Ideal para compor a mesa dos dias de temperaturas mais altas". Uma refeição leve e de um sabor inigualável. Vou passar a receita completa mas já digo a vocês que a metade é suficiente para duas pessoas comerem muito bem.
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 2 abacaxis médios
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 500g de camarão médio sem casca
- 6 colheres (sopa) de creme de leite
- 4 colheres (sopa) de maisena
- 200g de tomate sem semente picado
- 200g de cebola picada
- 100g de pimentões vermelho, amarelo e verde
- 3 colheres (sopa) de mostarda
- 2 dentes de alho
- 6 colheres (sopa) de queijo catupiry
- 6 colheres (sopa) de requeijão cremoso
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- sal e pimenta-do-reino branca
- salsa picada
- 50ml de vinho branco seco
- 1 colher (sopa) de páprica doce
- 3 colheres (sopa) de conhaque
- 50g de manteiga

Modo de Preparo:
- Abra o abacaxi no sentido do comprimento, retire a polpa cortando em pequenos pedaços
- Coloque a polpa em uma peneira para sair o excesso de suco
- Refogue o alho no azeite de oliva com a cebola, os pimentões, o tomate, a mostarda, o vinho branco, o conhaque e a polpa de abacaxi e tempere com sal e pimenta.
- Ponha o catupiry e misture em fogo baixo
- Engrosse a mistura com a maisena
- Deixe esfriar e junte o creme de leite lentamente
- Retorne a panela ao fogo baixo deixe aquecer até antes de levantar fervura
- Desligue o fogo e coloque o camarão, misturando até que o molho cozinhe os camarões
- Acrescente a manteiga e mexa delicadamente
- Coloque salsa picada na mistura e prove o sal
- Recheie os abacaxis com uma colher de requeijão no fundo e coloque a mistura de camarão
- Cubra a mistura com uma colher de requeijão e o queijo ralado
- Por cima, coloque uma boa pitada de páprica doce e leve ao forno para gratinar
- Sirva bem quente, com arroz branco ou colorido.

Bom Apetite!!!

Trecho de matéria escrita por Josiane Weschenfelder - Lajeado-RS

Torresminho e Mandioquinha



Receber a visita de amigos é sempre bom, não é mesmo?
Foi o que aconteceu hoje, uma amiga muito querida veio me visitar e como gostamos de ficar proseando por horas, nada como uns petiscos e uma cervejinha gelada!!!
O torresmo que preparei requer um certo tempo de preparo mas garanto que o resultado fica excelente. Essa receita eu peguei no http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Carnes/0,,REC33570-7770-27+TORRESMO+ASSADO,00.html, as mandiocas fritas nem colocarei receita pois qualquer um sabe fazer,né?
Bom vamos à receita do torresmo então:

Ingredientes:
- 1 manta de barriga fresca com carne (900 g a 1 kg)
- 300 g de sal grosso

Modo de Preparo
1º - Numa superfície lisa, estenda a manta de barriga fresca com
carne com o couro virado para cima. Com uma faca bem afiada, faça
riscos superficiais no couro (sem furar do outro lado) por toda a
extensão da peça no sentido do comprimento e depois no sentido da
largura (formando pequenos losangos).

2º - Vire a peça do outro lado e salpique o sal grosso por toda a
extensão.

3º - Coloque a peça sobre uma grade (dentro de uma assadeira) com
o couro virado para baixo. Coloque um saco plástico sobre a peça
e um peso (saco de feijão/arroz) e deixe por pelo menos 2 horas
"chorando" para eliminar a água da peça e o torresmo ficar mais
sequinho. (OBS: pode deixar de um dia para outro chorando)

4º - Elimine a água e sacuda a peça para retirar o excesso de sal
grosso.

5º - Volte a peça para a grade com o couro virado para cima e
leve ao forno pré-aquecido a 250 graus por 1h30. Na metade do
tempo vire a peça e deixe o couro virado para baixo.

Pronto, agora eu faço assim: pico todo ele em quadrados e frito na fritadeira bem quente e rápidamente para pururucar.
Vocês podem também fazer toda esta preparação e guardar cortadinho em saquinhos e congelar. Assim quando chega aquela visitinha amada, é só se valer dessa gostosura sem muito trabalho.
Minhas amigas lights que me perdoem mas de vez em quando não faz mal algum!!!

Bom Apetite!!!

Costelinha de Porco com Abóboras Gratinadas



Esta é uma daquelas preparações que não se precisa comentar. Todo mundo tem a sua receita, faz do seu jeito, e é sempre muito gostosa. Achei essa receita fácil por não ser preciso temperar as costelinhas com antecedência, a receita é do blog http://receitasdahenei.blogspot.com/
Para acompanhar estas costelinhas fiz abóboras gratinadas, iguaizinhas às batatas que a Tati lá do http://panelaterapia.blogspot.com/2009/10/batata-assada-com-mix-de-ervas.html fez, não mudei nada só que usei abóboras. Servi com viradinho de feijão e arroz branco...maravilhoso!!!
Vamos à receita:

INGREDIENTES:

500 g de costelinha de porco limpas e cruas
1/2 xícara de chá de azeite
Sal a gosto
1/2 colher de chá de pimenta do reino moída

Molho tipo Barbecue:

1/2 xícaras de chá de sumo de limão
1 colher de chá de raspa de limão
1 colher e 1/2 de sopa de molho inglês
1 dente alho
2 colheres de sopa de catchup
1/2 xícara de chá de vinagre
1/2 xícara de chá de óleo
1/4 xícara de chá de manteiga
Sal e pimenta preta a gosto.

MODO DE PREPARO:
Lave e limpe as costelinhas.
Tempere-as com sal e pimenta do reino a gosto.
Enrole-as em papel alumínio e coloque-as em um refratário por cerca de 2 horas a temperatura média (dependendo do forno).
Após 2 horas, desenrole-as e coloque-as no mesmo refratário banhadas ao molho de churrasco e leve-as ao forno por 30 minutos ou até ficarem douradinhas.
No meu forno com 1 hora já coloquei o molho e as abóboras ao lado

Para o molho:

Em uma tigela misture a manteiga, o óleo, vinagre e catchup.
Tempere com o alho esmagado.
Junte também o molho inglês, sumo de limão, raspa de limão, sal e pimenta.
Leve ao fogo e deixe que levante fervura, cozinhando por uns 5 minutos.
Retire do fogo e deixe repousar um pouco.

Para as abóboras:
- 1 kg de abóbora madura, descascadas e cortadas em cubos
- mix de ervas do seu gosto
- azeite de ótima qualidade
- sal o quanto baste
- pimenta moída na hora

Cozinho as abóboras cortadas em cubos na água fervente com sal sem deixar amolecer demais. Em uma tigela colocar azeite extra-virgem, o mix de ervas secas e pimenta moída na hora (usei do reino e branca). Colocar os pedaços de abóbora nesta mistura, dar uma mexida para envolvê-las bem e dispor ao lado das costelinhas no forno para dourar.

Bom Apetite!!!


Olhem só como saiu do forno!!!

Panquecas de Atum



O diferencial desta panqueca está na massa que leva semente de linhaça moída e gergelim torrado em sua preparação. Conhecendo um pouco sobre o valor nutricional da linhaça asseguro que vale a pena experimentar essa panqueca. No recheio vocês podem usar o que quiser, optei pelo atum por que estou naquela fase de peixe como já falei...rs! Logo a seguir postarei umas informações sobre a linhaça, enviadas pelo meu filho, que ultimamente tem se voltado pro lado da alimentação saudável e natural. Não sei se já falei, mas ele é surfista nos seus momentos de lazer, e a esposa é Nutricionista, então já viu né...alimentação saudável é com eles mesmos. Bom, mas vamos à receita:

Ingredientes para a massa:
- 2 xícaras (chá) de leite desnatado
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- ¼ xícara (chá) de Semente de Linhaça moída
- ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de óleo de canola
- 2 colheres de Gergelim torrado
- 1 pitada de sal

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma massa homogênea. Unte uma frigideira antiaderente com margarina e leve ao fogo. Despeje uma concha média de massa na frigideira e espalhe uniformemente; deixe dourar. Com ajuda de uma espátula, vire a massa e doure o outro lado. Faça o mesmo com o restante da massa. A massa fica um pouco escura mesmo não se assuste, por ser uma massa neutra, pode ser utilizada junto a recheios doces e, também salgados.
Sugestões de recheios: frango desfiado, ricota temperada, carne moída, mel, geléia de frutas, calda light de chocolates etc.

Recheio:
- 2 latas de atum sólido em óleo
- palitos não muito grossos de queijo prato
- sal, orégano e azeite à gosto

Misture o atum com os temperos e recheie cada panqueca colocando também um palito de queijo prato.
Utilizei para o molho duas receitas daquele pó preparado para molho branco que postei aqui http://nabiroskinha.blogspot.com/2009/09/couve-flor-gratinada.html.
Disponha cada panqueca em um prato de servir, distribua por cima o molho branco, polvilhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Bom Apetite!!!

Receita retirada da embalagem da Semente de Linhaça Moída Campo Verde.




Propriedades de Linhaça

Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de informação sobre os efeitos curativos da semente de linhaça moída.
Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas. As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça, previne ou cura as seguintes doenças:
CÂNCER: de mama, de próstata, de colon, de pulmão.

A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é; a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

BAIXA DE PESO:
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida.
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia.
Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.

SISTEMA DIGESTIVO:
Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite,
prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal.
Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência.
Previne os divertículos nas paredes do intestino.
Elimina toxinas e contaminadores.
A linhaça contém em grandes quantidades
dos dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel. Contém mais fibra que a maioria dos grãos.

SISTEMA NERVOSO:
É um tratamento para a pressão.
As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão.
Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia).
A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais urotransmisores (reanimações naturais).

SISTEMA IMUNOLÓGICO:
A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.
A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.
Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o
envelhecimento.
A linhaça é útil para o tratamento da anemia.

SISTEMA CARDIOVASCULAR:
É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
É excelente para regular o colesterol ruim.
O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
Uma das características UNICA da linhaça é que
contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.

Mais informações podem acessar esse link http://www.slideshare.net/severo/propriedades-da-linhaa-1727156

Salada Waldorf




"Dizem que foi criação do chef francês Escoffier na segunda década do séculço 20 em homenagem ao Hotel Waldorf (EUA). Outros, que foi de um chef norte-americano, em 1931, para comemorar a inauguração do Hotel Waldorf-Astoria, em Nova York. Hoje Waldorf é uma das receitas de salada mais conhecidas no mundo."

Quando fiz pela primeira vez essa receita, tinha acabado de assistir a um dos programas do Clodovil. Eu gostava demais de acompanhar todas as receitas que ele ensinava. O capricho e esmero com que ele transformava um simples prato em algo requintado me deixava encantada, tinha muita admiração por ele. Ele montava essa salada com folhas de alface americana, o que também fica muito legal, aqui usei folhas de endívia, por achar que o sabor delas combina demais com a receita, além de ficar linda. Vamos à receita:

Ingredientes:
- 3 maçãs verdes
- 2 colheres (sopa) de caldo de limão
- 1 lata de creme de leite
- sal, pimenta branca moída na hora
- 1 xícara (chá) de salsão picado
- 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
- 1/2 xícara (chá) de uva passa sem semente
- folhas de endívia ou alface americana

Modo de preparo:
Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos, limpe o salsão e fatie-os fininho. Em uma tigela misture todos os ingredientes temperando à gosto. Se quiser pode colocar um pouquinho de maionese também, ou fazer meio a meio com o creme de leite.
Arrume as folhas de endívia no prato de servir ou individual e disponha a salada em porções sobre ela. Se quiser polvilhe gergelim, eu usei o preto, mas pode ser também sementes de papoula.
Bom Apetite!!!

Quindim Econômico



Hoje tenho certeza que minha filha lá de longe está salivando. Ela adora quindim, e eu, muito malvada, coloco aqui justamente o doce preferido dela. Queria ter feito os menores, em forminhas tipo empada, mas não sou dada a fazer coisas pequenas, vocês já devem ter reparado nisso.
Quando vi essa receita lá no blog da Manu
http://manjaresdamanu.blogspot.com, chamou-me a atenção o fato de se usar poucos ovos, não quis acreditar pois normalmente vocês sabem, usa-se muito mais.
Minha receita não ficou tão amarelinha por que fiz com ovos normais, não tinha os caipira, mas o resultado foi excelente não devendo nada ao outro.
Vamos à receita:

Ingredientes:

50 gr. de coco ralado
5 ovos inteiros (caipira)
3 x. (chá) açúcar
1 c. (sopa) margarina
200 ml. leite de coco
essencia de coco (opcional)

Modo de Preparo:

Bater tudo no liquidificador, untar a forma com manteiga e passar água, levar ao forno em banho-maria, coberto com papel alumínio, retirar o papel alumínio depois de 1 hora no forno para dourar. Servir bem geladinho.

Obs.:Esse pudim é bem gostoso e não leva muitos ovos. Se você não tiver ovo caipira, coloque um pouco de corante amarelo.

Bom Apetite!!!

Iscas de Cação com Molho Tártaro



Não sei se com vocês acontece isso, mas tem dias que cismo com determinado ingrediente e só consigo pensar nele. Estou na fase do peixe e tudo que faço “é com peixe”...rsrsrs! Ontem foi a vez da moqueca, hoje, fiz essas iscas acompanhadas do molhinho que faço do meu jeito. Apesar de já ter visto muitas receitas por aí, não troco pelo meu que é bem simples, mas muito gostoso. Essas iscas são ótimas para acompanhar uma cervejinha bem gelada e faziam parte do cardápio da minha cantina/lanchonete. Acho que já falei disso aqui, bem lá no comecinho, foi uma época de muito trabalho mas que deixou saudades dos momentos inesquecíveis vividos ali, onde conheci pessoas muito legais que com o passar do tempo se transformaram em amigos, não só clientes!
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 300 g de cação cortado em iscas e temperados com sal e limão
- 1 ovo batido ligeiramente
- farinha de rosca o quanto baste

Molho Tártaro:
- ½ cenoura ralada fina
- 4 pepininhos em conserva fatiados
- 3 colheres (sopa) de maionese
- 1 colher (sobremesa) de ketchup
- ½ colher (sobremesa) de mostarda
- ½ colher (sobremesa de molho inglês
- sal à gosto

Modo de preparo:
Passe cada isca de peixe pelo ovo e depois pela farinha de rosca, frite em óleo bem quente, e escorra em papel absorvente. Reserve.
Misture todos os ingredientes do molho em um potinho. Sirva as iscas acompanhando com o molho.
Bom Apetite!!!

Moqueca de Peixe com Pirão



Hoje para nosso almoço de domingo, fiz meu prato preferido que é essa moqueca, preparada na panela de pedra que ganhei do meu sogro há alguns anos. Não tenho receita certa, faço do meu jeito, e a cada vez acrescento ou descarto algum ingrediente. Como hoje não tinha camarão, não coloquei, apesar de achar que ele não pode faltar na moqueca; também não tinha cabeça de peixe para fazer o pirão, mas fazer o quê... não ia ser por isso que a moqueca não saíria.
Depois de pronta, confesso que ninguém deu por falta do camarão, e o pirão... como meu pai diz: "quem gosta faz pirão até de ovo". Acho que ainda não falei sobre meu pai aqui, mas tudo que sei de cozinha e o que se refere a ela aprendi com ele, que adorava cozinhar para nós e só deixou de fazer isso por conta de problemas de saúde. Em casa, todas nós (somos 7 irmãs) gostamos de cozinhar e algumas até fizeram disso uma profissão. Devo tudo que sei a ele, meu Chef exclusivo!!!
Mas, agora vamos à receita:

Ingredientes:
- 1 kg de cação em postas (temperado 10 minutos antes, com sal e limão)
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho esmagados
- 1 pimentão verde picado
- 1 pimentão vermelho picado
- 1 pimentão amarelo picado
- 1 tomate picado
- 1 colher (sopa) de óleo de soja
- 1 colher (sopa) de azeite de dendê
- 1/2 sachê de molho de tomate tipo pomarola
- 1 vidro de leite de coco
- coentro e cheiro verde à gosto
- sal e pimenta vermelha à gosto

Modo de preparo:
Esquentar a panela de pedra, ou qualquer panela de fundo grosso, aquecer o óleo de soja e o de dendê. Fritar neles o alho, depois a cebola até ficar transparente. Desligue o fogo, arrume por cima desse refogado camadas de : pimentões verde, vermelho, amarelo, tomate, cebola, tempere com sal, acrescente coentro e o cheiro verde, arrume por cima o peixe e novamente a mesma ordem de ingredientes terminando com a cebola. Colocar por cima de tudo, o molho de tomate, o leite de coco, a pimenta e mais um pouco de coentro e cheiro verde. Tampe a panela, acenda o fogo novamente e deixe cozinhar por uns 20 minutos sem mexer, não cozinhe demais para não desmanchar o peixe. Se juntar muito líquido retire com o auxílio de uma concha e o utilize no pirão, que eu faço assim:
Refogue um pouco de alho e cebola e acrescente 1 l de água (mais o líquido que tirou da moqueca), dissolva 2 tabletes de caldo de peixe ou camarão, acerte o sal e quando ferver vá colocando mais ou menos 1 xícara de farinha de mandioca, bem devagar para não empelotar. Coloque uma pimentinha e cheiro verde à gosto. Bom, está aí a minha receita, sei que existem receitas de moqueca das mais variadas, mas é assim que faço, e o resultado é panela vazia para ser lavada...rsrsrs! Bom Apetite!!!

Almondegas de Aveia com Polenta



Entre os cereais integrais, a aveia tem um destaque especial pelas inúmeras funções que apresenta para o organismo humano.
A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras. Atualmente, ela está em evidência pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados. Existem estudos que dizem ainda que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sangüíneo, controle da pressão arterial e regulagem do trânsito intestinal, evitando a obstipação (intestino preso). Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/aveia.

Esse pequeno trecho de matéria é só para mostrar um pouquinho do quanto a aveia é indispesável na nossa alimentação. Sempre que posso, incluo a aveia em minhas receitas. Hoje, vou postar aqui uma receitinha muito simples porém saborosíssima.
Para acompanhá-la fiz uma polenta á minha moda e por cima um molho que vocês podem fazer de acordo com sua preferência. Garanto que vão deixar de queixo caído quem for degustar esse prato...rsrsrs! Vamos à receita:

Ingredientes da almondega:
- 250g de carne moída
- 1 cenoura média ralada
- 1 xícara (chá) de Aveia em flocos
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de manjerona picada
- 1 colher (sopa) de cebola picada
- 1 colher (café) de sal
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, modele as almondegas e leve para assar em forno médio por 30 minutos. Se quiser pode fritar, mas assado é melhor pra saúde, né!? Pronto, acompanhe com uma polentinha bem gostosa, e um bom molho de tomates com manjericão. Hummm, fica uma delícia!!!


Polenta

Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de fubá mimoso
- 4 e ½ xícaras (chá ) de água
- 1 envelope de sason para carnes
- 1 tablete de caldo de carne
Modo de preparo:
Leve para ferver 4 xícaras de água com os caldos. Dissolva o fubá em ½ xícara de água. Quando ferver a água, acrescente o fubá dissolvido e mexa vigorosamente para não empelotar. Cozinhe sempre mexendo por uns 5 minutos. Transfira a polenta para o prato de servir. Acrescente por cima o molho e se desejar polvilhe queijo ralado, está pronto!
Bom Apetite!!!

Puchero



“Puchero é um tipo de ensopado preparado na Argentina, Uruguai e Espanha, especificamente na região da Andaluzia e Ilhas Canárias. O nome vem da palavra espanhola "puchero" que significa "panela".
"Na Andaluzia, o puchero é originalmente, comida camponesa. Seus principais ingredientes são: grão de bico, carne de bovino e / ou frango, bacon, costelinha de porco, sal, ossos de presunto, batatas e legumes, tais como o repolho, aipo, abóbora, acelga, cenoura e nabos. O prato é comido tradicionalmente ao longo de vários dias. No primeiro dia, o cozido é normalmente consumido com arroz, enquanto no segundo dia é tradicionalmente acompanhada por macarrão.” (Fonte : .wikipedia.org/wiki/).

Tenho que explicar por que resolvi fazer esse prato hoje, e a estória começa há uns 8 anos, quando minha família recebeu a visita de uns parentes lá de Goiás, especificamente da cidade de Itaguaru, distante 1.187 km de São Paulo.
Pois bem, nessa visita preparei para eles esse puchero, porque eles não conheciam grão de bico. Foi um sucesso, eles adoraram, e a receita marcou. Tanto que nesse último feriado foi a minha vez de visitá-los lá em Goiás, e ao lembrarmos daquele dia veio a vontade de repetir o prato. Ok, percorri 4 mercadinhos da cidade e não encontrei grão de bico(vocês acreditam), disseram-me que só na capital eu encontraria, mas como estava distante uns 150 km, restou-me a frustração por não conseguir preparar para eles novamente essa delícia de prato. Ficou a promessa de uma próxima visita, e na mala alguns kilinhos de grão de bico.
Bom, mas chega de conversa e vamos à receita que vou tentar descrever exatamente como preparo, porque não tenho receita específica.

Ingredientes:
- 250g de grão de bico (lavado e colocado de molho no mínimo por 6 horas)
- 150g de bacon picado
- 1 gomo de lingüiça calabreza cortada em rodelas
- 1 gomo de paio cortado em rodelas
- 200g de costelinha defumada
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho esmagados
- 1 cenoura grande picada
- 1 ½ l de água fervente
- 1 colher (sopa) bem cheia de extrato de tomate
- azeitonas verdes
- sal, pimenta calabreza, louro, cheiro verde
- 150g de peito de frango cozido cortado em pedaços médios

Modo de preparo:
Em uma panela de pressão coloque o bacon para fritar e acrescente também as linguiças e a costelinha. Deixe fritar um pouco, coloque o alho, a cebola, refogue e acrescente o grão de bico e a cenoura. Adicione a água, tempere a gosto com sal, pimenta calabreza e 1 folha de louro. Dissolva o extrato de tomate na água, verifique o tempero, feche a panela e ao pegar pressão conte 10 minutos.
Espere sair a pressão da panela, destampe, volte ao fogo, coloque as azeitonas e o frango, verifique novamente o tempero, acrescente o cheiro verde e desligue o fogo.
Pronto, sirva acompanhado de um arroz branco, polvilhando com queijo ralado se gostar.
Bom Apetite!!!





O grão-de-bico é um legume com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos.
O grão de bico, do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento. Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol.
Cada 100g de grão, contém 6g de fibras, sendo nas sua maioria, fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol. (Fonte: .wikipedia.org/wiki/)

Lombo Chinês à minha moda


Adoro comida oriental, chinesa, japonesa...não importa, é uma tentação ao meu paladar. Vocês até já perceberam pois já postei um harusame aqui. Esse prato é uma refeição completa, pois agrega, carne, legumes e até uma fruta, e apesar da fritura no preparo, não fica tão pesado assim. Vou ficar devendo os créditos da receita, por essa também fazer parte daquelas que guardo comigo há muito tempo, e não sei onde peguei. Vamos à receita:

Ingredientes:
- ½ abacaxi cortado em cubinhos
- 1 pimentão verde cortado em cubinhos
- 1 pimentão amarelo cortado em cubinhos
- 1 pimentão vermelho cortado em cubinhos
- 2 cebolas em pétalas
- 1 pimenta vermelha picadinha
- 1 Kg de lombo cortado em cubos temperado à gosto
- cebolinha verde para finalizar

Massinha para empanar:
- 1 xícara (chá) de trigo
- 2 colheres (sopa) de maisena
- 2 colheres (sopa) de óleo de canola
- 1 colher (sobremesa) de aji-no-moto
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- água até dar ponto de bolinho de chuva

Molho:
- 2 xícaras (chá) de água
- 8 colheres (sopa) de ketchup
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de shoyo
- 1 colher (sopa) de maisena
- 5 colheres (sopa) de vinagre

Modo de preparo:
Passe cada pedaço de lombo pela massinha e vá fritando em óleo bem quente, colocando em papel absorvente para escorrer. Terminado o lombo, misture todos os legumes e passe também no óleo quente rapidamente. Por último, passe o abacaxi.
Faça um molho, colocando numa panela a água, o ketchup e o açúcar, deixe ferver um pouco. Dissolva a maisena no shoyo, e acrescente ao molho, deixe engrossar e coloque o vinagre, cozinhe por mais uns 5 minutos e desligue o fogo.
Numa panela grande, misture o lombo com os legumes e o abacaxi, envolva tudo com o molho, polvilhe cebolinha verde picadinha na hora. Sirva quentinho.
Bom Apetite!!!

Empanadas à Brasileira



Essa receita está entre as cinco indicadas no concurso “Na cozinha das mães”, realizado no mês de Maio pelo jornal Zero Hora; no encarte Gastronomia sairam publicadas as cinco receitas, entre elas estava essa que foi preparada por Ruth Oliveira. Gostei muito da massa, leve e fofinha, e o recheio pode-se variar como por exemplo: presunto+mussarella picadinho, com tomate e manjericão, ou, peito de frango cozido/ desfiado, salsinha e requeijão. Hummm, de qualquer forma, fica uma delícia! Vamos à receita:
Ingredientes:
- 1 sachê de fermento biológico seco
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 100 ml de água morna
- 100 ml de leite morno
- 100g de manteiga amolecida
- 500g de farinha de trigo
Recheio:
200g de lingüiça calabresa
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 2 tomates sem pele picados
- 1 colher (sopa) de pimenta-de-biquinho
Modo de preparo:
Em uma vasilha, misture o fermento, o açúcar, o sal, a manteiga, a água e o leite morno
Adicione o trigo aos poucos, sempre amassando, até ficar uma massa homogênea.
Cubra com um plástico e deixe crescer.
Aqueça um fio de azeite e refogue a cebola, o alho e a lingüiça.
Junte os tomates e deixe cozinhar. Tempere a gosto.
Tire do fogo e acrescente a pimenta-de-biquinho, misturando bem. Deixe esfriar.
Com a massa, faça 15 bolinhas a abra com o rolo. Recheie e feche, dobrando as bordas.
Pincele as empanadas com gema.
Leve ao forno, em temperatura média, até que estejam douradas.
Bom Apetite!!!

Enroladinho de Pastel


Mais uma receitinha com massa de pastel, um lanchinho muito gostoso e fácil de preparar.
Fica crocante e macio ao mesmo tempo, no recheio pode-se usar a imaginação e variar a seu gosto. Fui buscar essa receita, mais uma vez, lá no site da Hellmann’s e adorei, tenho certeza que vocês também vão gostar!
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 100 g de presunto cortada em cubos pequenos
- 4 tomates, sem semente, picados
- 200 g de queijo mussarela cortada em cubos pequenos
- pimenta-do-reino a gosto
- 1 pacote (500 g) de massa fresca para pastel pronta pequena (discos de 10 cm de diâmetro)
- 100 g de maionese HELLMANN’S
Para untar: margarina DORIANA extracremosa.

Modo de preparo:
1- Pré aqueça o forno em temperatura média (180°C).
2- Unte duas assadeiras grandes. Reserve.
3- Em uma tigela pequena, misture o presunto, os tomates, a mussarela e a pimenta.
4- Sobre cada disco de massa, espalhe cerca de 1 colher (chá) da maionese HELLMANN’S, disponha um pouco do recheio e enrole como rocambole. Acomode os enroladinhos nas assadeiras reservadas.
5- Leve ao forno por 25 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Bom Apetite!!!

Selinhos + Selo para votação do Concurso Peixe Grande

Este é o "Prêmio Dardos" que dá a cada blogueiro o reconhecimento de seu valor, esforço, ajuda, transmissão de conhecimento.



Estive ausente por uns dias e quando chego aqui me deparo com muitos comentários carinhosos de amigas que tenho conquistado nesse meu pequeno espaço, porém enorme, cheio de admiração, respeito e sinceridade. Recebi nesse meio tempo um mesmo selinho de duas amigas, e quero agradecer a ambas pelo carinho e atenção, pela pontualidade e constância nas visitas. Obrigada Vicentina e Thais, vocês muito me honram com esse selo, e quero dizer que a recíproca é verdadeira. Sendo assim, reservo-me no direito de não escolher os blogs, deixando o selinho aqui ofertado a todas/os, por achar que todos vocês o merecem, ficando difícil escolher apenas 15.

O outro selo que postei aí ao lado refere-se ao concurso que meu blog está inscrito e o selo leva ao link de votação. Quem me visita pode acessar esse link e conhecer o concurso, e se puder e quiser, claro, dê-me seu voto. Agradeço e vou ficar torcendo aqui, quem sabe, né!?
Beijos a todas com muito carinho!!!
E chega de descanso, vamos retornar às receitinhas...rsrsrs!!!

Filés de Tilápia Grelhados com Manteiga de Manjericão + Batatas ao Forno com Parmezão


Aquele almoço caprichado a gente faz, sem precisar de motivo para comemorar. Simplesmente por gostar de ir pro fogão e preparar uma refeição saborosa para a família. No meu caso, pro marido, já que agora somos só nós dois, e nem por isso deixo de caprichar na comilança, e ele agradece...rsrsrs! Foi assim nesse almoço; ia fazer um peixinho, procurei uma receita na net, e conheci o blog da Patrícia Scarpin http://technicolorkitchen.blogspot.com/, encontrei muita coisa boa lá, e com certeza vou voltar mais vezes. O peixe ficou ótimo, acompanhado da manteiga de manjericão e as batatas assadas.

Uma dica: Usei a manteiga de manjericão para incrementar um arroz branco e ficou uma delícia!!!
Ingredientes:

- 1 ½ xícaras (meça sem apertar as folhas) de manjericão fresco- 4 colheres (sopa) de cebolinha picada
- 8 colheres (sopa)112g, de manteiga sem sal, temperatura ambiente
- 1 colher (chá) de raspas de casca de limão siciliano
- 6 filés de tilápia
- azeite de oliva extra virgem

Coloque o manjericão e a cebolinha num mini processador e processe. Adicione a manteiga, 2 colheres (sopa) por vez, e processe até obter um creme, vá raspando as laterais para misturar bem os ingredientes.
Passe o creme para uma tigelinha, adicione a casca de limão e tempere com sal, misturando bem, acrescente também pimenta do reino moída na hora.
Prepare a churrasqueira para grelhar o peixe ou use uma frigideira.
Pincele os filés de peixe com azeite (ambos os lados) e coloque na grelha/frigideira aquecida. Grelhe até que o centro fique opaco, 4 minutos de cada lado, ou conforme o seu gosto.
Transfira os filés para os pratos e imediatamente coloque a manteiga de manjericão por cima.
Sirva e deixe a manteiguinha aromatizada na mesa para que todos se sirvam caso queiram.

Batatas ao forno com parmezão


Ingredientes:
- 2 claras de ovos
- sal e pimenta do reino moída na hora
- 3 batatas próprias para assar
- 1 ¼ xícaras (125g) de parmesão ralado

Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Em uma tigela, misture as claras com 1 colher (chá) de sal até que fiquem parecendo uma espuma.
Corte cada batata em palitos grossos; junte-os às claras e mexa bem para cobrir.
Retire cada palito das claras e sacuda para retirar bem o excesso.
Coloque o parmesão em um prato e vá pulverizando as batatas com ele (não retire o excesso).
Coloque os palitos de batata em uma assadeira forrada com papel pardo e asse até que estejam macias e douradas – cerca de 30 minutos.
Tempere com sal e pimenta antes de servir.


Arroz com manteiga de manjericão

Gâteau de Camarões e Cuscuz Marroquino com Tapioca-caviar


Minha curiosidade em torno do cuscuz marroquino já vem de muito tempo. Achava que fosse muito diferente do nosso flocos de milho, tipo (kimilho), mas qual o quê, diferença mesmo só no preço, salgado como só...rsrsrs. Mas, dessa vez comprei ele mesmo para essa receita em especial, de uma próxima comprarei o nosso, que em nada se difere. A receita, devo confessar, tem um quê de chiquê...rsrsrs, mas não tem nada de complicado. A receita faz parte do encarte Gastronomia do jornal Zero Hora. Vamos à receita:

Ingredientes:
- 500g de cuscuz marroquino
- 750 ml de água
- sal
- 1 cebola roxa picada
- 60g de gengibre picado fino
- 1 pepino sem pele em cubinhos
- 35g de alho picado
- suco de 4 limões
- azeite extra virgem Borges
- sal e pimenta-do-reino
- tabasco
- cebolinha francesa
- 6 camarões gigantes
- 2 colheres (sopa) de maionese Hellmann's
- bolinhas de sagu
- molho shoyu

Modo de preparo:
Frite o cuscuz no azeite até ficar dourado. Retire do fogo e acrescente, aos poucos, a água fervente com sal, mexendo com um garfo.
Junte a cebola, o gengibre, o alho, o suco de limão e os temperos.
Deixe tomar gosto por 6 horas.
Acrescente o pepino e a cebolinha francesa na hora de servir.
Refogue rapidamente os camarões no azeite e desfie.
Tempere com sal, pimenta, maionese e cebolinha picada.
Em aros, distribua no fundo o cuscuz até metade da altura.
Preencha com os camarões desfiados.
Finalize com a tapioca-caviar, que são bolinhas de sagu cozidas em molho shoyu.
O restante do cuscuz pode ser servido como salada.

Bom Apetite!!!

Parmegiana de Sardinhas e Berinjela


Depois de toda a conversa abaixo, com algumas informações sobre a sardinha, que tal uma receitinha com ela e com um legume que adoro, a berinjela, combinação que na minha opinião ficou perfeita, façam vocês também e depois me contem, ok?
A receita da parmegiana, está no encarte Gastronomia de 31/10/2008, do jornal Zero Hora.
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 600g de berinjela em rodelas
- 2 dentes de alho inteiros
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 e ½ xícara (chá) de polpa de tomate
- 1 maço de endro
- 500 g de sardinhas limpas
- queijo parmezão ralado
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Tempere a berinjela com sal e coloque sobre uma peneira por 15 minutos.
Lave e seque as fatias com papel toalha.
Grelhe a berinjela. Reserve.
Doure o alho no azeite; junte a polpa de tomate, sal e pimenta e cozinhe, em fogo médio, por 10 minutos.
Elimine o alho e junte o endro picado.
Lave bem as sardinhas e seque. Disponha as sardinhas abertas em um refratário untado com azeite.
Leve ao forno médio, pré aquecido, por 5 minutos.
Em um refratário, faça uma camada de berinjelas e tempere levemente com sal.
Distribua por cima o molho e algumas sardinhas.
Polvilhe com sal e com queijo ralado.
Repita a operação até esgotarem os ingredientes.
Leve ao forno médio, pré aquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva imediatamente.

Bom Apetite!!!




Sardinha, a mais popular fonte de ômega-3

O tesouro das sardinhas.
Pequenas, saborosas e populares, elas abrigam o famoso ômega-3 que ajuda na prevenção de diversos males. Aprenda a apreciar esse pescado cheio de riquezas

Elas costumavam nadar em grandes cardumes pelos mares da Sardenha, ilha localizada no Mediterrâneo — daí seu nome. Aventureiras, navegaram quilômetros até disseminar populações de sua espécie pelos vários oceanos do mundo . Ao longo de sua missão desbravadora, vieram parar nas águas — e no prato — dos brasileiros, formando a família Sardinella brasiliensis, a típica iguaria nacional. Por ser tão comum e ter um baixíssimo custo, nem todo mundo se dá conta de que a sardinha esconde uma riqueza inestimável.
“Ela contém ácido graxo ômega-3 em quantidades que não deixam nada a desejar a parentes estrangeiros, como o salmão, que levam a fama de ser as melhores fontes da substância”, garante o especialista em ciência e tecnologia dos alimentos Luiz Henrique Beirão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A sardinha não só contém ômega- 3 como fornece o ácido graxo em suas melhores variantes: o eicosapentaenóico, conhecido como EPA, e o docosahexaenóico, o DHA. A título de comparação, vegetais como a linhaça fornecem a gordura como ácido alfalinolênico.
“Essa substância é convertida em EPA e DHA graças a enzimas no nosso organismo”, explica Jorge Mancini, especialista em tecnologia de alimentos da Universidade de São Paulo (USP). Mas essas enzimas nem sempre dão conta do recado, especialmente no caso de idosos. “E isso compromete o aproveitamento da tal gordura”, conclui Mancini. Já a sardinha se alimenta de algas ricas no ácido alfalinolênico. Assim, a pequena notável se encarrega de transformá- lo na dupla benéfica, que fica pronta para ser absorvida por qualquer um, em qualquer situação.
“No corpo humano, essas gorduras do bem minimizam a ação nociva de compostos inflamatórios”, explica o nutrólogo Celso Cukier, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo. Dessa forma, ajudam na prevenção de uma série de males que dão as caras em locais díspares como o coração, o intestino e as articulações. Sem falar que ainda entram na constituição da retina e da massa cinzenta. Recentemente, um trabalho da UFSC analisou as quantidades de ômega-3 em diversos peixes da costa brasileira. E adivinhe... “A sardinha foi a campeã de EPA, ficando à frente de pescados como o bonito e o atum”, confirma Visentainer, um dos responsáveis pela avaliação.
Finalmente, como qualquer peixe que se preze, ela é fonte de proteínas de excelente qualidade, ideal para manter os músculos em dia, e fósforo, um mineral que participa da mineralização dos ossos. Portanto, não faltam motivos para que se inclua essa aventureira dos mares no cardápio.

Para aproveitá-la direito:
O cuidado para comprar o peixe é praticamente o de sempre: “Verifique se os olhos estão brilhantes e as brânquias, avermelhadas. Mas não se preocupe com escamas soltas, porque isso é normal nas sardinhas”, ensina a oceanógrafa Maria Cristina Cergole, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em São Paulo. Fique ainda mais atento ao odor.
“A sardinha nunca deve ter cheiro de ranço, um sinal de oxidação”. Por fim, evite as frituras. Temperaturas muito altas degradam o ômega-3.

O que é que a sardinha também tem:
Calorias 164
Fósforo 578 mg
Zinco 1,8 mg
Ferro 1,3 mg
Cálcio 438 mg (em 100 gramas, que equivalem a três unidades).

Essa matéria é parte integrante da Revista Saúde da Editora Abril, escrita por Adriana Toledo e Leticia Raposo.

Cookies de chocolate


Cookies: tipo de bolinhos doces, ao mesmo tempo crocantes e amanteigados. A palavra cookie vem do holandês koekje, que significa pequeno bolo. Nos EUA, são muito difundidos, há vários tipos de cookies, que vão do mais macio ao mais crocantes. Na Inglaterra são chamados biscuits, galletas na Espanha e na Argentina , biscotti na Itália e biscoito no Brasil e em Portugal.

Essa receita é mais uma daquele maravilhoso livro que a União lançou em comemoração aos seus 90 anos. Vamos à receita:

Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de açúcar
- meia xícara (chá) de margarina sem sal
- 1 ovo
- meia colher (chá) de essência de baunilha
- 1 xícara (chá) de trigo
- 1 colher (café) bem rasa de bicarbonato
- 1 pitada de sal
- 1 colher (chá) bem rasa de fermento em pó
- 2 xícaras (chá) de aveia em flocos (grossa)
- 1 xícara (chá) de gotas de chocolate
- meia xícara (chá) de castanha de caju picada

Modo preparo:
Misture o açúcar, a margarina e o ovo. Acrescente a essência, o trigo, o bicarbonato, o sal e o fermento. Junte a aveia, as gotas de chocolate e a castanha, e ligue bem a massa. Faça bolinhas e achate-as levemente. Coloque as bolinhas em forma untada e enfarinhada (deixe uma espaço de 1 cm entre elas para não grudarem). Asse em forno pré aquecido até dourarem levemente. Espere esfriar para retirá-los da forma.
Bom Apetite!!!

Lazanha Rápida


Tenho certeza que, hoje, ao colocar aqui essa receita, estarei deixando minha filhinha, que está tão longe de mim, com muita água na boca; ela adorou essa lazanha quando fiz pela primeira vez.
Ela sempre comenta que é uma tortura, para ela e pro meu genro, visitar o meu blog, como fazem todos os dias pela manhã; já que não estão aqui para degustar os pratos que preparo, e eles só vêem as fotos.
Essa lazanha, como o nome diz, é super rápida, e nem por isso menos saborosa. Ela foi anotada às pressas enquanto assistia seu preparo no programa Note e Anote, anos atrás, com a Claudete Troiano; não anotei a culinarista que deu a receita. Tive que rememorar seu preparo, pois há algum tempo não a faço.
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 1 pacote de lazanha pré-cozida
- ½ l de leite morno

Recheio:
- 300g de ricota
- ¼ xícara (chá) de leite
- 250g de requeijão
- 1 xícara (chá) presunto (se for Parma, melhor) picado
- 100g de nozes picadas
- sal e pimenta a gosto

Molho:
- 250g de creme de leite fresco (batido pouco)
- 250 ml de leite
- 1 xícara (chá) queijo ralado
- 250g de cenoura crua ralada
- 250g de mussarella ralada
- sal e noz moscada a gosto

Modo de preparo:
Hidrate as folhas da lazanha no leite morno por 30 minutos.
Hidrate a ricota com ¼ de xícara de leite, misture o requeijão, o presunto, as nozes e tempere com sal e pimenta.
Misture todos os ingredientes do molho agregando tudo muito bem.
Montagem:
Em um refratário, faça camadas de: molho, massa, recheio, cenoura ralada, mussarella ralada, massa, molho, repetindo essa ordem, terminando com molho. Leve ao forno para assar, primeiro, coberta com papel alumínio por uns 30 minutos, retire o papel, polvilhe queijo ralado ou mussarella ralada, ou até mesmo, os dois queijos ralados, juntos, fica muito bom, e retorne ao forno para gratinar.

Bom Apetite!!!

Obs: Laura e Mateus, não sofram... meus filhos, no final do ano, prometo que preparo uma pra vocês, ok?!!!

Canelone de Berinjela


Adoro berinjela, quando vi essa receitinha lá no blog da Fe. http://emamaocomacucar.blogspot.com/, não tive dúvidas, anotei e na primeira oportunidade coloquei na mesa, meu marido também é fã e adorou a receita.
O blog da Fe. tem receitas ótimas, e ele é sempre muito espirituosa em seus comentários, vale a pena dar uma passadinha por lá. Vamos à receita, que não tem nada de complicado.
Na verdade não tem medidas, você faz com quantas berinjelas quiser.

Corte as berinjelas em fatias finas e salpique sal em todas as fatias, deixe descansar até que saia o líquido amargo da berinjela, lave em água corrente e seque bem.
Em uma frigideira antiaderente coloque as fatias e grelhe dos dois lados.
Depois de prontas, recheie com uma mistura de ricota, tomates secos (picadinhos), cebolinha, sal, pimenta e noz moscada. Coloque os canelones em uma assadeira ou refratário. Faça um molho com tomates pelados, temperando com sal, pimenta e manjericão; fica muito bom. Distribua esse molho por cima dos canelones. Polvilhe queijo ralado.
Leve para assar por 20 minutos. Sirva bem quentinho, acompanhado de arroz branco, é o que basta para uma refeição maravilhosa.
Bom Apetite!!!

Bolo de Creme Americano


Não tem coisa mais prática que esse bolo. Ao ser desenformado, surge uma massa fofinha de chocolate com uma calda que, hummmm, só mesmo experimentando pra saber. Talvez vocês conheçam a receita, porque eu a tenho a muitos anos anotada lá nos alfarrapos, infelizmente não anotei de quem copiei, ela com certeza já passou pela cozinha de muita gente. As vezes quando desenformamos o bolo , a aparência não está lá grande coisa, mas é só dar uma ajeitadinha que fica lindo, afinal ele foi cozido e assado, e o que era massa embaixo, passou para cima, e nessa podem ficar algumas falhas.
Mas com certeza o resultado final é compensador. Vamos à receita:

Ingredientes:

Misturar
- 2 copos (americano) de trigo
- 2 colheres (sobremesa) de fermento
- 3 colheres (sopa) de Nescau
- 1 colher (café) de sal

Bater
- 1 copo (americano) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de manteiga

Depois de bem batido, juntar aos poucos os ingredientes secos e 1 copo (americano) de leite, ajeitar a massa em uma fôrma untada e enfarinhada, alisando bem a superfície.

Por cima da massa despejar uma calda feita com:
- 2 copos (americano) de água
- 1 ½ copo (americano) de açúcar
- 4 colheres (sopa) bem cheia de Nescau

É só misturar tudo, e colocar por cima da massa na fôrma, não precisa levar ao fofo.
Leve a forma ao forno pré aquecido por 40 minutos. Espere esfriar para desenformar com cuidado no prato de servir.
Fica uma delícia. Bom Apetite!!!

Alcachofras Recheadas


Vocês já devem ter visto muitas receitas como essa por aí, até porque estamos na época delas e elas estão maravilhosas, e com um preço que cabe no nosso bolso. A receita que coloco hoje, é na verdade uma adaptação de duas receitas que gostei bastante. O recheio eu peguei lá do site http://www.receitinhas.com.br/, e a preparação da alcachofra peguei com a querida Tânia do http://zakuskas.blogspot.com/, que deu uma verdadeira aula, com matéria e tudo, sobre alcachofras.

Ingredientes:
- 2 alcachofras
- suco de 1 limão

Recheio:
- ½ xícara (chá) de queijo parmezão ralado
- ½ xícara (chá) de farinha de rosca
- ½ xícara (chá) de maionese
- ½ xícara (chá) de salsinha picada
- 1 colher (sobremesa) de tomilho
- 1 colher (sopa) de vinagre branco ou de arroz
- óleo de oliva
- sal e pimenta branca

Modo de Preparo:

Lave bem as alcachofras e corte-as bem rente ao talo, deixe-as de molho em água com o suco de limão por 30 minutos. Corte as pontas e as folhas duras. Leve-as para cozinhar por uns 20 minutos, retire as folhas mais internas (aquelas novinhas, bem fininhas) e com auxilio de uma colher, retire os "espinhos".
Faça isso enquanto estão mornas, os espinhos se soltam melhor e não se machuca o fundo.
Polvilhe sal, azeite e acomode num refratário.

Recheio:
Misture a farinha de rosca , a salsa e o parmezão. Recheie cada alcachofra com essa mistura. Cubra cada uma com um fio de azeite e pimenta. Levar as alcachofras ao forno por uns 10 minutos, ou até o recheio ficar quente.
Misturar a maionese o vinagre e o tomilho, dividir essa mistura em forminhas individuais.
Para comer, arrancar uma folha, mergulhar na maionese e raspar com os dentes. Depois de completamente desfolhada, coma o fundo da alcachofra junto com o recheio e a maionese.

Bom Apetite!!!

Lombo com Alho-Poró e Ameixa


Como já falei aqui em outra postagem, tenho feito uma garimpagem pelos sites em busca de receitas novas, diferentes ou com algum detalhe inusitado. Na nossa cozinha sempre é bom mudar um pouquinho, sair um pouco do trivial, não é mesmo.
Foi assim que mais uma vez lá no site da Hellmann’s, encontrei essa receita de lombo, que além de ter uma mistura de doce com salgado que adoro, também, na forma de preparo se difere por na maioria das vezes se assar o lombo, aqui, cozinhamos em panela de pressão.
Confesso que nunca tinha feito assim, e o resultado foi excelente, no ponto. O molho também é uma coisa que me chamou a atenção, por sempre achar que se esquentando a maionese, esta ia desandar; pelo contrário, ficou um molho cremoso muito saboroso.
Enfim, fui muito feliz na escolha e acabei com um prato delicioso para o jantar. Esse lombo maravilhoso você faz assim:

Ingredientes:

- 1 lombo de porco (cerca de 1 quilo)
- 10 ameixas pretas secas sem caroço
- 1 alho-poró (só a parte branca) cortado em 4 partes no sentido do comprimento
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 100 g de bacon picado
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho amassados
- 3 xícaras (chá) de água quente
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de ketchup HELLMANN’S
- 1 frasco de maionese HELLMANN’S (500 g)

Modo de Preparo:

- Faça furos profundos por toda a extensão do lombo no sentido do comprimento, utilizando uma faca fina e longa. Recheie os furos com as ameixas e o alho-poró.
- Em uma panela de pressão, aqueça em fogo alto o azeite e doure o lombo de todos os lados. - Junte o bacon, a cebola, o alho e refogue até dourar. Acrescente a água, o sal e tampe a panela. Cozinhe por 30 minutos, contados a partir do início da pressão ou até que a carne esteja macia. - - Retire a carne, fatie e reserve.
- Retire uma concha do caldo da panela e misture em uma tigela com o ketchup HELLMANN’S e a maionese HELLMANN’S.
- Retorne para a panela e leve ao fogo, mexendo sempre, até ferver e engrossar levemente.
- Despeje sobre as fatias de lombo reservadas e sirva em seguida.

Bom Apetite!!!
Follow Me on Pinterest Web Analytics