Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2ª Blogagem Coletiva Plágio Não!!!

Imagem Túlio Souza 

Ano passado, cansados de reclamar e compartilhar isoladamente os problemas enfrentados em relação ao plágio cometido de diversas formas contra nós blogueiros, não só de culinária, mas também de outros segmentos, resolvemos que era chegada a hora de dar um basta e botar a boca no trombone.

Assim surgiu a ideia dessa blogagem coletiva, na qual várias amigas e amigos blogueiros publicam em suas páginas considerações visando conscientizar um número cada vez maior de pessoas no sentido de que... o que não foi você quem fez, idealizou ou inventou.... não deve ser tido como seu por direito.

Sendo assim, não se pode sair por aí pegando foto, receita, matéria... seja o que for, e publicar como se fosse seu, escrito por você, fotografado por você ou cozinhado por você. NÃO PODE, não sem dar os devidos créditos, SIMPLES ASSIM.

Além disso, em algumas situações, não basta dar os créditos para achar que o problema está resolvido, não... copiar e colar na íntegra qualquer que seja o assunto demonstra acima de tudo uma total falta de criatividade!

Poxa, só quem se dá ao trabalho de pesquisar, executar, fotografar e postar... sabe o quanto isso demanda de tempo e dedicação, e o quanto é revoltante quando vem uma pessoa e pega TUDO... e simplesmente COPIA e COLA... assim fica fácil demais, não?!

E, acreditem, tem muuuuuuuita gente fazendo isso... e o que é pior, com grande visibilidade e parcerias.

Confesso que nem sei mais o que falar ou argumentar, minha tristeza ao ver que em 2 anos pouca coisa mudou é tamanha que quase deixei de participar da blogagem esse ano.

Nos últimos meses, ao descobrir algumas fotos e receitas minhas publicadas em sites e páginas sem minha autorização, sem crédito nenhum e até com foto e receitas trocados, fiquei muito aborrecida e decepcionada, sobretudo ao ver que muitos nem se importaram em responder às minhas reclamações, demonstrando uma total falta de ética e de respeito.

Sinceramente não sei até quando precisaremos de ações como essa e se realmente esses problemas terão fim algum dia... mas, estamos aqui, eu e mais alguns amigos e amigas, nessa blogagem que, além de um desabafo, é um pedido de conscientização geral, para que tenhamos respeito uns com os outros e, principalmente, com o que publicamos.

Esse é o link da minha postagem do ano passado: http://www.nabiroskinha.com/2012/09/plagio-nao_5.html. Logo mais vou atualizar o presente post com os links das demais publicações da blogagem desse ano, assim que forem sendo postadas, ok?!

Um abraço a todos!!!

Participantes:
Sandra Reis http://www.caldeiraodabruxasolar.com/2013/09/plagio-nao-2-anos-do-movimento-e-ate.html
Beta Tiossi: http://cozinhadagertrudes.blogspot.com.br/2013/09/blogagem-coletiva-plagio-nao.html
Lylia Diógenes: http://sosimplesassim.blogspot.com.br/2013/09/blogagem-coletiva-plagio-nao.html
Carina Fagiani: http://nacozinhadacarina.blogspot.com.br/2013/09/plagio-nao-blogagem-coletiva.html
Fernanda Dayrell: http://blogdafedayrell.blogspot.com.br/2013/09/voce-gostaria-eu-nao.html
Teresa Newman: http://www.teretetenacozinha.com.br/2013/09/dia-de-mobilizacao-plagio-nao.html
Regina Castro: http://www.nacozinhabrasil.com/2013/09/plagio-nao-ii.html
Andrea Postch: http://www.aromasesabores.com/2013/09/diga-nao-ao-plagio-e-seja-honesto.html
Ana Paula Lazzarotto: http://www.aninhalazzarotto.com/2012/09/um-ano-de-luta-e-hora-de-acao-minha.html
Amelí Santana: http://culpadaconfesso.com.br/blogagem-coletiva-plagio-nao/
Angela: http://orapitangas.blogspot.com.br/2013/09/bc-plagio-nao.html?spref=fb
Carla Colombo: http://www.brisandonacozinha.com/2013/09/blogagem-coletiva-plagio-nao-movimento.html

10 comentários:

Sandra Reis postou o comentário número:

Que é isso Rachel, não desistiremos nunca. Nós estamos aqui, eles estão escondidos como ratos.
Estamos juntos, temos força e nos ajudamos. Não desista nunca de se rebelar contra eles.
Beijão querida

Gina postou o comentário número:

Rachel,
A união é a melhor forma de protestarmos e buscarmos soluções para esse problema.
Em solidariedade à iniciativa, estou republicando meu post de agosto. Segue o link:
http://www.nacozinhabrasil.com/2013/09/plagio-nao-ii.html
Bjs.

Andréa Potsch postou o comentário número:

É isso Rachel: NÂO PODE!! O mais difícil é convencer as pessoas disso. Mas um dia chegaremos lá.
bjs e obrigada pelo link

Regina Fernandes postou o comentário número:

Rachel,por mais doloroso que seja você ver seu trabalho e dedicação sendo afanados pelos incompetentes, Desistir Jamais minha amiga!
O tempo de vida útil desses parasitas uma hora tende a sucumbir no seu próprio veneno. Quem não tem competência não se estabelece! Se a gente não acreditar nisso, nunca vai mudar!
Seu Blog tem credibilidade e é feio com muito afinco e responsabilidade. Só tem receitas testadas e aprovadas, tanto por você como por seus seguidores e por nós Blogueiras, também!
É e sempre será uma luta árdua fazer valer nossos direito na globosfera, mas ainda há de ter muito frutos!
Parabéns pelo texto digno de um desabafo honesto e sincero.
Bju gde com vitórias.
Re

Marly postou o comentário número:

Oi, Rach,

Infelizmente este assunto não sai da pauta, né? Eu não quis participar desta blogagem justamente porque tudo isso tem me desanimado e até deprimido, quis tomar uma certa distância dessa atmosfera negativa. E isso porque tenho deparado com essa prática TODOS OS DIAS. E o pior é que quem faz isso muitas vezes se encontra em situação privilegiada, no que diz respeito aos números e "reconhecimento" público. Parabéns pelo esforço de denunciar mais uma vez esse crime.

Um beijo!

Amelí postou o comentário número:

Oi Rachel,
É um assunto muito desagradável, mas o mais importante é lembrar que nós fazemos um bom trabalho e estamos juntas para lutar contra tudo isso!
Bjo

Vicentina postou o comentário número:

Rachel estou com vocês, tbm ja tive foto e receita copiados sem os créditos e a receita colada, uma total falta de respeito.
Fiquei muito magoada e passei um email pra blogueira reclamando. Não sei se ela tirou o blog de circulação ou eu é que sou impedida de entrar porque nunca mais consegui.
Parabéns pela postagem.
Bjs

Gina postou o comentário número:

Voltando...
Gostei que você colocou os links no rodapé e facilitaram minha leitura, além de valorizar todo mundo que se dedicou a escrever sobre o assunto.
:)

Arroz Di Leite postou o comentário número:

Olá Rachel, faz pouco tempo que estou postando lá no meu Blog, mas, já ouvi falar muito sobre este assunto e assino embaixo. Sempre blogueiras(os) unidos.

Aproveito e convido vc para participar de uma promoção lá no meu Blog, é só acessar http://taniafeijaodecorda.blogspot.com.br/2013/09/promocao-miolo-wine-group.html

Bjs

Tânia Camargo

Follow Me on Pinterest Web Analytics