“Eisbein é o joelho do porco, usado como ingrediente muito importante da culinária alemã. Na tradução literal significa "perna gelada" e vem da tradição de se aproveitar uma parte do corte suino que era pouco apreciado para o comercio. como era cozido ou defumado e depois colocado a congelar no porão das casas, chamava-se a perna gelada.
Faz parte de vários pratos da culinária alemã, podendo ser preparado frito ou assado, dependendo do prato. Servido com chucrute é um dos pratos mais famosos da Alemanha.
Muito apreciado no Sul do Brasil graças ao grande número de descendentes de alemães naquela região. Existem várias receitas, mas a mais tradicional é cozinhar o joelho dianteiro do porco por aproximadamente cinco horas, com especiairias, tais como pimenta da jamaica, cheiro verde, louro, cominho, entre outros. Na Alemanha na versão assada ou defumada, usa-se o pernil trazeiro e chama-se Scheinhaxe.”
Depois de todas as informações do texto e dos detalhes da receita, só me resta dizer que esse é um prato espetacular, saborosíssimo... e quem não conhece não sabe o que está perdendo!
Quem fizer verá que apesar dos muitos passos a se seguir, a elaboração da receita é bem simples e o resultado maravilhoso!!!
Vamos à receita:
Ingredientes:
- 1 bom joelho de porco, perto de 1 kg
- Barbante para amarrar a carne
- Sal a gosto
- 2 cebolas médias espetadas com cravo
- 1 folha de louro
- 4 pimentões (opcional)
- 1 colher (sopa) de gordura de porco
- 2 cebolas médias picadas
- 1 kg de chucrute
Preparo:
Lave bem o joelho de porco e amarre com o barbante, para que a carne não se solte durante o cozimento.
Esquente bastante a água com sal, junte a cebola com cravos, o louro e o s pimentões e cozinhe o joelho de porco durante 1h30. Verifique se está bem cozido.
Em outra panela, esquente a gordura de porco e frite rapidamente as cebolas, até que comecem a dourar. Junte o choucroute e misture bem. Deixe no fogo até que o choucroute fique bem quente.
Sirva bem quente, colocando o joelho de porco sobre o chucrute. Como guarnição, um purê de ervilhas polvilhado com quadradinhos de bacon, acompanha bem o prato e é tradicional na Renânia.
Chucrute
Ingredientes:
- 1 kg de repolho branco
- 2 colheres (sopa) de gordura de porco
- 200g de toucinho em tiras
- 3 cebolas médias cortadas pema metade
- 2 xícaras de vinho branco seco
- 2 xícaras de água
- Sal a gosto
Preparo:
Corte o repolho em tirinhas realmente finas.
Lave muito bem e reserve.
Esquente a gordura numa panela grande e com fundo bem espesso.
Coloque o toucinho, as cebolas e o repolho.
Cubra com o vinho e a água. Salgue.
Cozinhe em fogo lento durante 2 horas, acrescente água quando necessário.
Purê de Ervilhas
Ingredientes:
- 250g de ervilha
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho esmagados e fatiados
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 50 g de cubinhos de bacon
Preparo:
Coloque a ervilha de molho em água fervente por 30 minutos. Cozinhe com água salgada até ficar macia, se preferir pode cozinhar em panela de pressão por 8 minutos , mas tome cuidado para não ocorrer acidentes (a válvula pode entupir com uma casquinha da ervilha, e causar a explosão da panela), espere sair toda a pressão, despreze boa parte da água. Refogue a cebola e o alho no azeite e acrescente a ervilha, confira o sal e deixe cozinhar até se formar o purê.
Coloque os cubinhos de bacon entre duas folhas de papel toalha e leve ao microondas de minuto em minuto até ficar crocante sem queimar, espere esfriar e esfarale.
Sirva o purê com o bacon crocante.
Nota
Eisbein Pururuca
O eisbein pururuca pode ser uma variante agradável. No caso, coloque o joelho de porco numa assadeira e leve ao forno médio durante 1 hora.
Deve ficar bem seco e dourado.
Enquanto isto, esquente bem, até fumegar realmente, 1 litro de óleo ou gordura de porco, de preferência.
Tire o eisbin do forno. Passe um gelo na pele e, em seguida, utilize uma concha e regue-o com a gordura bem quente. O contraste de temperaturas ajuda a pururucar.
Fonte:
Bem Feitinho – Mariza Plácido
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eisbein