Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sorvete de Manjericão com calda de morango


Juro que não acreditei quando este sorvete ficou pronto... e pude constatar que apesar da quantidade de manjericão da receita o sabor é bem delicado, ficando com uma textura cremosíssima e de paladar agradável.
O diferencial fica por conta da calda de morango que só acrescenta mais sabor ao sorvete, numa harmonia que nunca vi igual!
Bom, pra saber do que estou falando é só fazendo aí, depois vocês me contam o que acharam.
A receita é do site da Nestlé http://www.nestle.com.br, que como não poderia deixar de ser, sempre nos traz receitas ótimas.
Vamos à receita:

Ingredientes:
Sorvete
- meia xícara (chá) de manjericão fresco
- 1 lata de Leite Moça
- 1 lata de Creme de Leite

Purê de morango
- 300 g de morango

Modo de Preparo
Lave bem as folhas de manjericão e bata no liqüidificador com o Leite Moça e o Creme de Leite. Despeje em um recipiente refratário médio, cubra com papel-alumínio e leve para congelar. Após cerca de 5 horas, retire o sorvete do freezer e bata na batedeira. Despeje o sorvete batido no recipiente refratário e leve novamente ao freezer até endurecer,( fiz esse procedimento + uma vez). Sirva com o purê de morango.

Para fazer o purê, lave bem os morangos, retire o cabinho e bata-os no liqüidificador. Despeje sobre o sorvete e sirva a seguir, decorado com um raminho de manjericão.

Dica:
Caso os morangos
estejam muito ácidos, adicione três colheres (sopa) de açúcar na hora de batê-los no liquidificador.

Bom Apetite!!!

Questionário

Recebi este questionário da querida amiga Paula do blog Com Capricho http://paulacavequia.blogspot.com/, gostei de responder as perguntinhas e de participar da brincadeira, espero que vocês gostem de me conhecer um pouquinho mais. Estou adorando conhecer vocês através de alguns questionários que já li, ótima idéia teve quem inventou isso.
Agora é a minha vez, vamos lá:


Questionário!!

As regras são as seguintes:

1º - Dar um ctrl C + Ctrl V no questionário abaixo;

2º - Criar um post em seu blog RESPONDENDO o questionário, mudando todas as respostas de forma que se apliquem somente ao seu gosto, a VOCÊ;

3º - Encaminhar o questionário para pelo menos 5 amigas blogueiras e por fim, me enviar um comentário dizendo que já fez o post e que ESTÁ PARTICIPANDO!!!! E seguir o blog da Jo.(IMPORTANTE: Tem que enviar o comentário dizendo que está participando p/ blog da Jo, http://viporaih.blogspot.com/, se ela visitar algum blog...encontrar o post do questionário e a pessoa não enviar este comentário, a dona do blog não entrará no sorteio...)

OBS: O sorteio será realizado no dia 10 de Dezembro e concorrerão todos que comentarem No POST do seu blog até o dia 09 de Dezembro.

QUESTIONÁRIO:
1) Que horas são? 09:23
2) Nome? Rachel
3) Quantidade de velas no seu último bolo de aniversário? 49 muito bem vividos.
4) Furos nas orelhas? 1 em cada uma.
5) Tatuagens? Não.
6) Piercings? Não.
7) Já foi à África? Não.
8) Já ficou bêbado? Sim!
9) Já chorou por alguém? Sim.
10) Já esteve envolvido em algum acidente de carro? Não.
11) Peixe ou carne? Carne e Peixe.
12) Música preferida? São tantas, Vitrines do Chico é uma delas.
13) Cerveja ou Champanhe? Cerveja.
14) Metade cheio ou metade vazio? Sempre cheio.
15) Lençóis de cama lisos ou estampados? Lisos.
17) Programa de televisão? Filmes,documentários e alguns de culinária.
18) Filme preferido? O último que assisti O menino do pijama listrado.
19) Está ouvindo alguma música agora? Não.
20) Flor(es)? Gerbera, Orquídeas.
22) De que pessoa recebeu esse questionário? Da Paula.
23) Qual o amigo mais distante que você tem? A Clau.
24) O melhor amigo? Antonio Eugenio.
25) Hora de dormir? Madrugada
26) Quem acha que vai responder esse questionário mais rápido? Não sei!
27) Quantas vezes você deixa tocar o telefone antes de atender? Duas.
28) Qual a figura do seu mouse pad ? Um beija-flor!
29) CD preferido? Chico em Paris e qualquer um do Emilio Santiago!
30) Mulher bonita? Minha filha!
31) Homem bonito? Meu marido e meu filho!
32) Pior sentimento do mundo? A inveja.
33) Melhor sentimento do mundo? Amor pelo próximo.
34) O que uma pessoa não pode ter para estar com você/ter sua amizade/companhia?
Ela tem que ser verdadeira, humilde, alegre e amorosa.
35) O primeiro pensamento que você tem ao acordar? Obrigada Senhor por mais um dia!
36) Se pudesse ser outra pessoa, quem seria? Eu mesma.
38) O que é que você tem debaixo da cama? Um sapato e uma sandália!
39) Nome da pessoa que talvez não responda ao questionário? Não sei!
40) Aquele que com certeza vai te responder? Todas!
41) Quem gostaria que te respondesse? Todas!
42) Uma frase: "O que é do homem, o bicho não come"

Gostaria de saber mais um pouco de:

Tânia http://zakuskas.blogspot.com/

Márcia Alexandra http://muitasimplicidade.blogspot.com/

Maria Dolores http://quequereiscomer.blogspot.com/

Federica http://federicaincucina.blogspot.com/

Iliane http://cozinhadailiane.blogspot.com/

Fla http://artenacozinha.blogspot.com/

Luciana http://pitadasdilu.blogspot.com/

Obrigada a todas que levarem em conta esse quetionário, respondendo com sinceridade, a fim de que possamos nos conhecer melhor!!!

Simplesmente, Omelete



Sabe quando bate aquela fominha num fim de tarde em que você não quer uma refeição daquelas “caprichadas”. Pois então, foi numa hora dessas que meu marido pediu... e lá fui eu preparar a minha omelete para ele.
Claro, todo mundo sabe fazer omelete, mas depois de pronta e devidamente decorada foi ele mesmo quem falou:
- Por que não postar, então a Biroskinha não faz comidinha simples??? Arghhhh!
- Claro que faz, omelete e muito mais...
E então, fui convencida e vencida a postar minha omelete, que fiz assim:

Em uma frigideira antiaderente coloque 1 colher(sopa) de óleo, leve ao fogo baixo, acrescente algumas fatias finas de cebola e deixe murchar. Adicione 2 ovos ligeiramente batidos, polvilhe sal e coloque mais fatias de cebola e salsinha picada por cima; espere um pouco, e acrescente pedaços de queijo (eu usei provolone). Quando você perceber que está firme, vire a omelete para cozinhar do outro lado. Sirva quente em um prato. Você pode acrescentar tomate seco, azeitonas pretas e regala com azeite... fica uma delícia, praticamente uma refeição!!!

Bom Apetite!!!

Ambrosia



Quando vi a receita deste doce no blog da Angela http://orapitangas.blogspot.com/, foi como voltar no tempo, voltar para minha infância... e recordar minha querida Mãe pedindo para que a gente ficasse a olhar o leite que estava a ferver sobre o fogo, para que não se derramasse todo. Acontece que eu e minha irmã, sem juízo nenhum, sabotávamos o leite dela, colocando sal para que ele azedasse (nunca dava certo), porque para nós era assim (com leite azedo) que ela fazia aquele docinho maravilhoso que gostávamos tanto.
Quando estava fazendo o doce, rezei por ela e pedi perdão por tamanha heresia; depois fiquei a pensar em qual das outras irmãs (somos em 7) tomava aquele leite horroroso, e comecei a rir sozinha...rsrsrs!!!
Bom, a receita normal, sem sabotagem, coloco pra vocês aqui... sem tirar nem pôr, igualzinho a Angela postou. Se você ainda não conhece o blog dela, faça uma visitinha, sempre tem uma comidinha "da hora" saindo de lá!!!

Ingredientes:
- 1 l e ½ de leite
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 2 ovos
- 400g de açúcar
- cravos à gosto

Modo de preparo:
Bata o leite, o vinagre e os ovos no liquidificador, transfira para uma panela e deixe descansar por 20 minutos.
Após esse tempo acrescente o açúcar e os cravos, misture bem para dissolver o açúcar, e leve ao fogo baixo. Inicialmente vai haver uma separação do soro e vão se formar umas pequenas bolas, é assim mesmo. Continue cozinhando em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por aproximadamente 30 minutos, o tempo de cozimento vai depender da gordura do leite e como você quer que fique seu doce, claro ou moreno.

Depois de pronto, transfira para uma compoteira e sirva em pequenas porções, apreciando assim o maravilhoso sabor desse docinho, que para mim veio carregado de recordações!

Bom Apetite!!!

Tortinhas de Pizza



Estas tortinhas algumas amigas já fizeram, e cada uma de um jeito, forma ou sabor diferente, uma receitinha melhor que a outra.
Depois que descobri que a massa de pastel pode ser assada, fico a pensar como não pensei nisso antes. Desta vez fiz um recheio frio com muçarela e presunto picados ou ralados, em quantidade a ser determinada pelo n.º de forminhas a assar... ou seja, na medida de +/- 1 colher (sopa) bem cheia para cada uma. Misture aos frios meia cebola bem picadinha, meio tomate picadinho, orégano, sal e Creme de Ricota suficiente para agregar tudo (eu usei o da marca Tirolez, que é excelente); misture bem e reserve.
Pegue forminhas de empada e coloque um disco de pastel (10cm) em cada uma, leve ao forno para dar uma pré assada, e quando começar a corar, retire do forno e coloque 1 colher (sopa) bem cheia do recheio (como sobraram forminhas sem recheio de pizza, coloquei em algumas delas um pouco de atum desfiado temperado com orégano e um pouquinho de catupiry por cima). Leve novamente ao forno para terminar de assar.
Pronto, está feito um lanchinho rápido... com um visual muito bonito e delicioso!

Bom Apetite!!!

Bolinhas de melão ao vinho do Porto



Com todo esse calor a gente só pensa em fazer refeições e sobremesas leves e refrescantes, não é mesmo? Esta sobremesa tem tudo isso e ainda aquele quê de sofisticada, sabem como é? Como sempre, foi no blog da amiga Verena http://mangiachetefabene.wordpress.com/2009/10/26/bolinhas-de-melo-ao-vinho-do-porto/, que encontrei essa maravilha. O blog dela é recheado desta e outras maravilhas; é só fazer uma garimpagem por lá... que garanto que ninguém sai sem uma receitinha. E esta é uma delas, muito simples de fazer... e com um delicado sabor do vinho com o melão, que agrada muito. Tenho certeza de que vocês vão adorar! Fiz a receita como ela postou, por isso copiei e posto aqui para vocês.
Vamos à receita:

Faça bolinhas com a ajuda do boleador e coloque em tacinhas. O melão já deve estar gelado, o que ajuda na refrescância. Num recipiente coloque as bolinhas de melão, ou quadradinhos pequenos ou ainda corte o melão na metade e retire as sementes. Coloque vinho do Porto a gosto para que a maior quantidade da fruta fique submersa na bebida e o sabor do vinho seja absorvido pelo melão. Deixe uns 15 minutos na geladeira e depois arrume nas taças para servir distribuindo também o vinho do Porto uniformemente.

E, mangia che te fabene!!!

Pão com Sardinhas, Azeitonas e Cebola



Gosto muito de fazer pães, o cheirinho deles perfumando a casa toda é muito bom... e me enche de satisfação vê-los crescerem dentro do forno.
Este pão, além do cheiro ao assar, tem um perfume que você fica sentido enquanto ainda restar uma fatia dele.
O sabor é inigualável, e para quem gosta de sardinha em lata como eu... é um prato cheio, ótima maneira de utilizá-la.
Bom, vocês só saberão do que falo se fizerem também...rs!
Para isso, aqui está a receitinha... que extraí de um dos livrinhos que gentilmente a Gomes da Costa me enviou.

Ingredientes:
- ½ xícara (chá) de leite (120ml)
- 2 ovos
- ½ xícara (chá) de óleo (120ml)
- 1 lata de Sardinhas com molho de tomate Gomes da Costa(125g)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de sal
- 1 cebola pequena picada
- 2 colheres (sopa) de azeitonas pretas picadas
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- orégano a gosto

Modo de Preparo:
Em uma tigela, junte o leite, os ovos, o óleo e o molho de tomate das sardinhas. Misture bem.
Acrescente a farinha e o sal. Misture novamente.
Adicione a cebola, as azeitonas e as sardinhas. Por fim junte o fermento.
Despeje a massa numa fôrma de bolo inglês (cerca de 22 x 11cm), untada e enfarinhada. Polvilhe orégano por toda a superfície da massa.
Leve ao forno médio (180º), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que, enfiando um palito na massa, ele saia limpo.
Desenforme e sirva morno ou frio.

Bom Apetite!!!

Selinho e Promoção no Entre Receitas



Quero agradecer ao amigo Raul Carneiro, do blog http://entrereceitas.blogspot.com/, pelo selinho que ele dedicou a mim. Já há algum tempo que venho acompanhando as postagens do Raul, que coloca em seu blog... além das receitas, muitas impressões sobre viagens, lugares, fatos, enfim, assuntos diversos vividos por ele. Está rolando uma super promoção lá no blog, e convido vocês para dar uma passadinha e conferir, o link é esse:
http://entrereceitas.blogspot.com/2009/11/promocao-de-natal-do-entre-receitas.html.
Raul, muito obrigada pela lembrança e fico muito honroda pela sua indicação!
Seguindo as regras, eu teria que indicar 10 blogs amigos para oferecer o selinho, mas como vocês sabem, salvo algumas exceções, não gosto de escolher por não achar justo com todos os blogs que acompanho.
Sendo assim, ofereço este selinho a todos vocês que acompanham minha Biroskinha!
Beijos a todas/os!!!

Em tempo: Fiquei muito mais feliz agora, quando, depois de postar este selo, ser informada pela amiga Fabiana que em seu blog http://sonhodocesonho.blogspot.com/, tinha um selinho para mim; como o selo é o mesmo, deixo aqui meu agradecimento também à Fabiana, que sempre muito querida, me presenteia com esse selinho!!!

Sardela e Alichela



Já contei pra vocês que aqui gostamos muito de um bom papo, de preferência acompanhado de uma cervejinha e algum petisco. E foi exatamente o que aconteceu ontem... para colocar a conversa em dia, já que meu marido retornou de uma viagem que fez a trabalho. Sentamos novamente em nossa copa e aí eu lhe servi estes antepastos, que por sinal ficaram divinos. Ele gosta muito dessas coisinhas para beliscar, tipo: vinagretes de polvo/mexilhões, que já postei aqui, mas a sardela e a alichela eu ainda não tinha feito. Valeram a pena, o papo, a cerveja e os antepastos. Tudo estava ótimo, e melhor ainda com a volta dele...rsrsrs!!!
Vamos à receita:

Ingredientes:

Sardela
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 4 pimentões vermelhos
- 1 lata de sardinha em óleo
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 1 colher (sopa) de orégano
- 1/2 xícara (chá) de azeite
- Folhas de manjericão
- sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte os pimentões em tiras, o sal e o extrato de tomate. Cozinhe por aproximadamente dez minutos. Coloque o orégano e o manjericão, verifique se está bem apurado e então bata no liquidificador. Adicione a sardinha e a pimenta e bata novamente para os ingredientes se agregarem.


Alichela
- 1/2 xícara (chá) de salsinha bem picada
- 2 dentes de alho pequenos
- 20g de filés de anchovas
- 1/3 xícara (chá) de azeite de oliva
- sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Antes de picar, lave bem a salsinha e deixe secar. Se quiser pique-a em um processador. Coloque em um pilão os dentes de alho, uma pitada de sal e os filés de anchovas. Soque até obter uma pasta bem homogênea. Acrescente aos poucos a salsinha picada e continue socando e adicionando alternadamente o azeite. Corrija o ponto de sal e acrescente a pimenta do reino. Sirva com pão ou torradas.

Bom Apetite!!!

Fonte:
Revista "Receitas para Ceia de Natal" - Editora CasaDois.

Panqueca de Abóbora com recheio de milho


Desde que minhas crianças eram pequenas (hoje apenas cresceram, pois pra mim continuam sendo minhas crianças), eu sempre fazia para elas panquecas com recheio, ou só a massinha pra comer com manteiga... e elas adoravam, sempre queriam brincar de virar as panquecas na frigideira, dando voltinhas para o alto.

Esta receita também faz parte daquele livro da Unilever, que já contei aqui; resolvi fazê-la por ter achado interessante o uso da abóbora na massa.

Então, aproveitei a visita de uma amiga querida e fui testar a receita.

Bom, não preciso nem dizer que foi um sucesso total... a massa fica super fofa, e o recheio, cremosíssimo, enriquecido com o queijo cottage!

A amiga adorou as panguecas e até repetiu.

Enfim, mais uma receita diferente para vocês conferirem!

Vamos à receita:

Ingredientes:
Recheio:
- 1 xícara e meia (chá) de leite
- 1 lata de milho no vapor
- 2 colheres (sopa) de amido de milho Maizena
- meia colher (chá) de sal
- 200g de queijo cottage Tirolez
- 2 colheres (chá) de orégano fresco picado

Massa:
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de óleo
- 2 ovos
- meia colher (chá) de sal
- meia xícara (chá) de amido de milho Maizena
- meia xícara (chá) de farinha de trigo
- meia colher (chá) de fermento em pó
- 150g de abóbora ralada no ralo grosso

Montagem:
- 1 molho de tomate Pomarola Vitalie tradicional

Modo de preparo:
Recheio:
Em um liquidificador, bata o leite e metade do milho. Passe para uma panela média e dissolva a Maizena nessa mistura. Junte o restante do milho, o sal e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Cozinhe por mais 1 minuto e retire do fogo. Deixe esfriar.
Adicione o queijo cottage Tirolez, o orégano e misture delicadamente. Reserve.

Massa:
Bata no liquidificador o leite, o óleo, os ovos e o sal por 2 minutos. Junte a Maizena, a farinha, o fermento e bata por mais 3 minutos ou até que a massa fique levemente cremosa e homogênea. Passe para uma tigela e adicione a abóbora ralada.

Unte e aqueça uma frigideira média (15cm). Coloque uma porção de massa suficiente para formar uma camada fina que cubra o fundo da frigideira. Frite de um lado e vire para fritar o outro. Passe para um prato e repita a operação até terminar a massa. Reserve.

Montagem:
Coloque um pouco do recheio sobre metade de uma panqueca, enrole e coloque em uma travessa. Repita a operação até finalizar massa e recheio. Reserve.
À parte, em uma panela pequena, aqueça o molho de tomate por 5 minutos. Espalhe sobre as panquecas e sirva em seguida.

Bom Apetite!!!

É gostoso saber.

Veja como os legumes tornam a alimentação saborosa e saudável.

No organismo, o betacaroteno da abóbora torna-se vitamina A, essencial para a visão e a estrutura da pele.


Focaccia de Abobrinha com massa integral



Eu adoro passear pelos blogs amigos e xeretar na cozinha de todos. Todo dia é uma infinidade de receitas, uma melhor que a outra. Os ingredientes são os mais variados e a riqueza de detalhes desde o modo de preparo até a apresentação do prato é coisa de muita qualidade e dedicação. Nós sabemos que quando estamos preparando uma receita e depois a postamos no blog, muitas pessoas terão acesso a ela... e por isso caprichamos na sua escolha e preparo, colocando todas informações necessárias; e ainda fotografamos o prato, o que quase sempre tem que ser feito umas dez vezes para sair uma foto decente (isso é no meu caso...rsrsrs)! Aqui na Biroskisnha as receitas são escolhidas/selecionadas, preparadas e fotografadas por mim, na minha cozinha, utilizando meus utensílios e as melhores louças para uma foto bonita, tudo com muita responsabilidade, carinho e dedicação; e isso é o que também ocorre na maioria dos blogs que sigo. Muitas vezes desses meus passeios trago receitinhas de outros blogs para fazer, porque fiquei com água na boca e não tenho outra alternativa senão fazê-la aqui e matar a vontade. Foi assim que aconteceu com esta receita da Tatiana, lá do http://panelaterapia.blogspot.com/. A Tatiana tem em seu blog receitas das mais variadas, mas também o recheia com outros assuntos, promoções e muito bate papo, fazendo de lá um ponto de parada dos meus passeios pela blogosfera. Você ainda não conhece? Passa lá e dá uma espiadinha, você vai encontrar muita coisa boa. Bom, chega de conversa, e vamos ao que interessa... A receita eu fiz igualzinho a Tatiana postou, então, repasso-a aqui:

Cobertura:
- Molho de tomate (pronto ou caseiro);
- 4 abobrinhas italianas picadas bem miúdas;
- 2 dentes de alho;
- queijo muçarela (é com "ç" mesmo);
- queijo parmesão ralado;
- 1 pote de requeijão light ou qualquer queijo cremoso.

Leve ao fogo uma panela com 2 colheres de azeite e frite 2 dentes de alho espremidos (ou picadinhos), antes de dourar adicione as abobrinhas e refogue por apenas 2 minutos. Polvilhe sal e pimenta (usei branca moída na hora). Reserve.

Massa:
250ml de água morna;
1 colher (sopa) de fermento biológico seco (usei o instantâneo);
3 colheres (sopa) açúcar;
1 colher (sopa) sal;
1 ovo;
200g de farinha de trigo integral (aproximadamente);
200g de farinha de trigo branca (aproximadamente);
1/2 colher (sopa) de melhorador de farinha (fica próximo dos fermentos no supermercado).

Em uma bacia grande coloque o açúcar e o fermento, adicione a água morna e 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar por 10 minutos. Na sequencia, some o ovo, o sal, o melhorador e vá adicionando as farinhas aos poucos, mexendo sempre. A massa estará boa quando estiver levemente pegajosa. Deixe crescer por 20 minutos com um pano úmido por cima, de preferência em local abafado (eu ligo o forno e deixo em cima do fogão).
Após o descanso da massa, unte com óleo uma assadeira ou refratário grande e vá ajeitando a massa no fundo, abrindo com as mãos. A espessura deve ser de no máximo 1 dedo pois ela cresce muito. Faça furinhos na superfície da massa pressionando o dedo.
Espalhe sobre a massa (crua) uma camada fina de molho de tomate, uma camada também fina de muçarela ralada, bolinhas de requeijão, a abobrinha cozida (deve estar fria), queijo parmesão ralado, regue com azeite e leve ao forno por cerca de meia hora em temperatura de 200º.

Bom Apetite!!!

Salada de Manga, Kani Kama e Queijo Branco



Recebi pelo correio um livro muito legal intitulado “Receitas fáceis de fazer e difíceis de esquecer”, da Unilever. Olha, vou falar pra vocês, está recheadinho de receitas, uma melhor que a outra.
Minha forma de agradecimento à Unilever pelo envio do livro foi a execução da primeira receita escolhida por mim, porque muitas ainda vão rolar aqui na cozinha da Biroskinha!
A receita e a dica de apresentação do prato são excelentes.
Bom, vamos à receita:

Ingredientes:
- 1 manga grande gelada, cortada em cubos médios
- 6 bastões de Kani Kama desfiados e picados
- 60 g de queijo tipo minas frescal cortado em cubos pequenos
- meia xícara (chá) de maionese Hellmann’s Deleite

Modo de Preparo:

Em uma tigela, junte a manga, o kani, o queijo, a maionese e misture delicadamente.
Para servir a salada, corte a manga pelas laterais, deixando a casca e retirando com cuidado somente a polpa, formando uma tigelinha
Distribua uma porção da salada em cada metade de manga.
Polvilhe castanha do Pará e sirva em seguida.

Dica: Para esta receita, dê preferência para as variedades de manga Haden, Palmer e Tomy, que têm menos fibras.

Excelente e muito refrescante.
Bom Apetite!!!

Sorvete de Manjericão com calda de morango

Juro que não acreditei quando este sorvete ficou pronto, e pude constatar que apesar da quantidade de manjericão da receita, o sabor é bem delicado ficando com uma textura cremosíssima e de paladar agradável.
O diferencial fica por conta da calda de morango que só acrescenta mais sabor ao sorvete, numa harmonia que nunca vi igual!
Bom, pra saber do que estou falando é só fazendo aí, depois vocês me contam o que acharam.
A receita é do site da Nestlé http://www.nestle.com.br, que como não poderia deixar de ser , sempre nos traz receitas ótimas.
Vamosà receita:

Ingredientes:
Sorvete
- meia xícara (chá) de manjericão fresco
- 1 lata de Leite Moça
- 1 lata de Creme de Leite

Purê de morango
- 300 g de morango

Modo de Preparo
Lave bem as folhas de manjericão e bata no liqüidificador com o Leite Moça e o Creme de Leite. Despeje em um recipiente refratário médio, cubra com papel-alumínio e leve para congelar. Após cerca de 5 horas, retire o sorvete do freezer e bata na batedeira. Despeje o sorvete batido no recipiente refratário e leve novamente ao freezer até endurecer,( fiz esse procedimento + uma vez). Sirva com o purê de morango.

Para fazer o purê, lave bem os morangos, retire o cabinho e bata-os no liqüidificador. Despeje sobre o sorvete e sirva a seguir, decorado com um raminho de manjericão.

Dica:
Caso os morangos
estejam muito ácidos, adicione três colheres (sopa) de açúcar na hora de batê-los no liquidificador.

Bom Apetite!!!

Pudim de Abóbora



“O reaproveitamento de alimentos ainda é motivo de preconceito no Brasil. Isso faz com que muita gente, diariamente, desperdice produtos e subprodutos que poderiam servir até para suprir a carência de nutrientes no organismo.
Talos, folhas e cascas são, muitas vezes, mais nutritivos do que a parte dos alimentos que estamos habituados a comer. Utilizar o alimento em sua totalidade significa mais do que a economia. Significa utilizar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem com prazer e dignidade.
Desse modo, torna-se fundamental a realização de projetos de educação nutricional que visem esclarecer a população da importância do aproveitamento integral dos alimentos para a melhoria do bom estado nutricional, bem como mostrar alternativas de utilização desses alimentos.
Alimentação é a base da vida e dela depende o estado de saúde do ser humano”

Se reaproveitar é a ordem, o desperdício é um pecado que não podemos nem sonhar em cometer. Muitas vezes aqui na minha cozinha sai um bolinho, omelete, mexidinho...sempre com a função de aproveitar o que está passando da hora de ser consumido.
Foi o caso de um bom pedaço de abóbora que sobrou e fiquei sem saber o que fazer com ele. Dilema resolvido, fiz um passeio pelo site da Nestlé e lá encontrei esta inusitada receitinha de pudim. Confesso que pudim de abóbora eu ainda não havia experimentado, e fiquei maravilhada com a delicadeza da massa. Ficou muito bom e com certeza vão sobrar mais pedaços de abóbora por aqui...!!!
Vamos à receita:

Ingredientes:

Calda
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de água fervente

Pudim
- 1 lata de Leite Moça
- 2 medidas (da lata) de abóbora cozida e passada pelo espremedor
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- meia xícara (chá) de leite
- 3 ovos

Modo de Preparo

Calda:
Em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar. Leve ao fogo baixo deixando derreter suavemente. Quando estiver bem dourado, junte meia xícara (chá) de água fervente e mexa com uma colher. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar. Forre com esta calda uma fôrma com furo central (19cm de diâmetro) e reserve.

Pudim:
Em uma panela, misture bem o Leite Moça com a abóbora
e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 25 minutos). Retire do fogo, misture bem a manteiga, a farinha dissolvida no leite, as gemas e reserve. Bata as claras em neve e misture-as delicadamente à massa reservada. Despeje na fôrma caramelada, cubra com papel de alumínio e asse em banho-maria em forno médio (180°C), por cerca de 1 hora. Desenforme depois de frio.

Dica:
Querendo acrescente uma xícara (chá) de coco
ralado juntamente com a farinha, o leite e as gemas.


Fontes de informação consultadas – Bibliografia - Referências.
BANCO de alimentos e colheita urbana: aproveitamento integral dos alimentos.
Rio de Janeiro: SESC/DN, 2003.

Canjiquinha com costelinha de porco


Não é porque está um calor daqueles que não se pode comer um prato como este.

Bom, isso sou eu quem diz, porque para mim não tem essa... faço e como o que estiver com vontade, e o calor ou o frio não são motivos para eu deixar de fazer esse ou aquele prato.

Foi pensando assim que me bateu aquela vontade de comer canjiquinha... e aí, eu disse, por que não?

Devo confessar, comemos a canjiquinha em um jantar, acompanhada de um bom vinho tinto, numa noite mais fresquinha... e mesmo assim deu um calorão e uma lezera que só vendo...rsrsrs.

Mas, o prato estava tão bom... que valeu a pena; e, como já disse, não deixo de fazer nunquinha!!!

Vamos à receita, que mais uma vez vem lá dos meus tempos de cantina!

Ingredientes:
250 g de canjiquinha de milho amarela (quirera/bela égua)
500 g de carne de porco (pode ser costelinha, lombinho ou pernil
200 g de bacon
3 tomates médios picados
1/2 xícara (chá) de óleo
2 cebolas picadinhas
4 dentes de alho picadinhos.

Modo preparo:

Cozinhe a canjiquinha até ficar macia e reserve.

Tempere a carne (tire toda a gordura, se quiser) com limão, sal e pimenta reserve por uns 20 minutos.

Depois disso refogue-a com a cebola, o alho e os tomates. Se necessário junte um pouco de água para ir cozinhando a carne.

Quando a carne estiver cozida, junte a canjiquinha. Prove o sal, corrigindo, se necessário, com um tablete de caldo de carne;

Pique o bacon em pedacinhos, frite e coloque em cima da canjiquinha pronta.

Bom Apetite!!!

Declaração de Amizade

Recebi esta declaração de afeto da querida amiga Sónia Meirinho. Ela me deixou emocionada com esse carinho, e não tenho palavras para agradecer tamanha honra. Sónia querida, como disse o grande escritor: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”... É assim que me sinto, e espero corresponder à sua amizade. Obrigada de coração!

Declaração de Afeto

"A amizade não se compra, se conquista !
A amizade permanente não se compra não se vende,
não se ensina nem se aprende,
nasce e morre com a gente !"


Esta declaração de Afeto funciona assim:

- Escolhemos dez amigos para declarar a nossa amizade e os nomeamos num post.
- Em seguida visitamos seus blogs e comunicamos a nomeação.
- Cada um deverá nomear mais dez, e assim sucessivamente.
- Não há selos ou premios, apenas nossa declaração sincera de afeto.
- Se receber de volta é porque você realmente é considerada uma grande amiga.
- Para não quebrar o envio da mesma, vou passar esta declaração às seguintes pessoas:


- Sónia http://soniameirinho1988.blogspot.com/
- Paula http://paulacavequia.blogspot.com/
- Jô http://inspiraesdajo.blogspot.com/
- Márcia Alexandra http://muitasimplicidade.blogspot.com/
- Lourdes http://malusabioni.blogspot.com/
- Luciana http://pitadasdilu.blogspot.com/
- Tânia http://zakuskas.blogspot.com/
- Rosetta http://ilfogolar.blogspot.com/
- Fla http://artenacozinha.blogspot.com/
- Federica http://federicaincucina.blogspot.com/

Resolvi colocar os dez blogs que a Sónia pediu para que essa declaração de afeto não se quebre. Foi muito difícil escolher porque, abençoada que sou, fiz muitas amigas ao longo desse tempo, E A TODAS DEDICO ESTA DECLARAÇÃO DE AFETO!!!
Bjuss!!!

Costela de Ripa na pressão



“Também conhecida como costela do dianteiro, ripa de costela e assado. É a parte superior da caixa torácica do bovino, tendo ossos maiores e mais largos, e carne um pouco mais seca do que a costela ponta de agulha ou costela minga. Pode ainda ser chamada de asado ou asado de tira (espanhol), plat-de-côtes (francês) ou short ribs (inglês).
A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas. Exige um tempo de cozimento mais longo, para amaciar suas fibras. É utilizada principalmente para churrasco, ou então para o preparo de carne cozida com legumes. As carnes preparadas com osso tem sempre um sabor muito especial”.


O modo de preparo desta receita é muito simples, mas é preciso que se tenha atenção com o tempo de cozimento para não queimar a carne.
Talvez vocês já conheçam a receita, e vão concordar comigo quando digo que em sabor e textura não tem igual. Pelo tempo em que é preparada, de outra forma seria impossível conseguir o mesmo resultado.
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 1 kg de costela de ripa cortada em pedaços
- tempero pronto a gosto
- 1 colher (sopa) de molho inglês

Modo de Preparo:
Tempere os pedaços de costela com o tempero e o molho inglês, e deixe descansar por umas 2 horas.
Na panela de pressão, arrume os pedaços de costela com o osso virado pra baixo, se sobrou caldinho de tempero, regue por cima. Tampe a panela, leve ao fogo baixo e quando começar a xiar conte 30 minutos. De vez enquando sacuda a panela para a carne não grudar. Assim que der os 30 minutos retire do fogo e pare a pressão. Transfira a costela para um prato de servir. Acompanhe com mandioca frita ou cozida.

Bom Apetite!!!

Informações do texto retiradas do site
http://www.frigoastra.com.br

Cozinhando com meu Grill



Há alguns dias realizei um desejo de consumo, daqueles que você ensaia mil vezes para decidir... se compra ou não, se vale a pena, será que é bom mesmo?! Enfim, tenho certeza de que em alguns momentos vocês também viveram isso.
Mas, para encurtar a estória, meu marido foi quem resolveu a pendenga e, sem mais nem menos, ganhei o meu Grill.
Domingão foi escolhido para ser o dia do teste, da prova final... O Grill teria de passar pela minha aprovação, certo?
E não poderia ter sido melhor, já que se trata de um aparelho de simples manuseio e que oferece várias opções de preparo.
Não pense que estou fazendo propaganda não, mas é que realmente minhas restrições foram quebradas, e gostaria de dividir isso com vocês.
Para o nosso almoço, fatiei grosso uma berinjela, que foi salpicada de sal (assim descansou por 20 minutos) e depois foi lavada e secada com papel toalha, uma abobrinha italiana e cebolas; e, de carne, usei uma peça de Picanha fatiada (1.200 kg).
O processo é bem simples: depois de esquentar o Grill, conforme o recomendado, arrumei as fatias de berinjela, abobrinha e cebola ao lado de algumas fatias de picanha, fui grelhando e, quando virei, salpiquei sal grosso moído na hora. Não grelhei demais porque gosto da carne suculenta.
Servi também arroz branco e uma Salada de Manga, delícia que postarei aqui brevemente!
Não tem refeição mais simples e saborosa do que esta.
Bom Apetite!!!

Estrogonofe de Carne



Ontem para o nosso jantar fiz uma receitinha que há muito não fazia. Strogonofe de carne é um prato que todo mundo já fez algum dia, mas que cada um faz de um jeito, e por isso, mesmo sendo uma preparação muito conhecida, resolvi colocar aqui a minha receita, que não tem nada de diferente, mas fica muito gostosa.
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 500g de filé mignon cortado de iscas
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- ½ copo de conhaque de boa qualidade
- ½ sache de molho Pomarola natural
- 2 colheres (sopa) de catchup Hellmann’s
- 1 colher (sopa) de mostarda Hellmann’s
- sal à gosto
- 250g de champions em conserva
- 1 caixinha de creme de leite Nestlé

Modo de preparo:
Em uma panela aqueça a manteiga e frite as iscas de mignon até ficarem douradas, regue com o conhaque e flambe a carne para eliminar o álcool. Acrescente o molho de tomate, o catchup e a mostarda e cozinhe um pouco. Misture os champions, corrija o sal se necessário.
Apague o fogo e acrescente o creme de leite misturando tudo levemente para ficar bem homogeneizado.
Sirva a seguir acompanhado de arroz branco e batata palha.

Bom Apetite!!!

Macarrão Chinês com Shimeji na manteiga



Como já tive oportunidade de dizer aqui, adoro comida chinesa. Este macarrão então...é um dos meus favoritos. Seja no yakissoba ou em outra preparação qualquer ele é ótimo, tem uma textura que me agrada e agrega bem qualquer tempero. Nessa receita aproveitei um shimeji que tinha comprado para fazer um petisco e transformei ele num maravilhoso acompanhamento pro meu macarrão!
A receitinha é simples, mas garanto que não sobrará nada no prato de quem a fizer.
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 1 pacote de macarrão chinês (yakissoba)
- 400g de shimeji
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Aji no moto à gosto
- 2 colheres (sopa) de shoyo

Modo de Preparo
Cozinhe o macarrão seguindo as instruções da embalagem. Enquanto isso, lave bem o shimeji e separe-os em buquês.
Aqueça a manteiga e frite rapidamente o shimeji, temperando-o com o sal e o shoyo.
Escorra o macarrão, transfira para o prato de servir, e coloque sobre ele o shimeji na manteiga, jogando todo o caldinho que se formou por cima dele. Sirva a seguir.

Bom Apetite!!!

Mexilhões ao Vinagre Balsâmico



Comprei uma bandeja de mexilhões sem casca e procurei uma receita diferente para fazê-los, já que em uma outra oportunidade não gostei da receita que utilizei. Meu marido e eu somos amantes de frutos do mar e sempre faço um ou outro para serem degustados por nós com uma cervejinha bem gelada. Esta receita nos surpreendeu, pois este vinagrete utilizado é de um sabor maravilhoso e pode ser guardado na geladeira por alguns dias, acentuando assim seus temperos. Sei que vocês vão gostar, pois também é um prato light e refrescante (salvo pela cervejinha, é claro... rs).
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 400 g de mexilhões sem casca, e de cor viva
- 2 tomates vermelhos picados sem semente
- 1 cebola grande bem picadinha
- 150 ml de azeite extra-virgem Borges
- 100 ml de aceto balsâmico Borges
- 30 ml de molho de soja
- 1 xícara (chá) de salsinha picadinha
- 1 dente de alho triturado
- Sal à gosto

Modo de preparo
Passe os mexilhões em água fervente (com sal) por dois minutos, se estiverem congelados passe um pouco mais.
Refogue rapidamente com parte do azeite e o alho, misture os outros ingredientes numa travessa funda, que caiba depois os mexilhões.
Espere por meia hora e sirva com pão italiano.

Dica
Esta preparação dura até três dias se os mexilhões estiverem frescos, porem é mais gostosa no dia em que é feita.
Cuidado com o sal pois o molho de soja já tem.

Receita do site http://www.culinaria-receitas.com.br/crustaceos/mexilhoes-ao-vinagrete-balsamico.html, por Lívia Amaral.

Suflê de Cenoura e Alho Poró das Comadres + Peixe com Molho de Manga


Hoje faço aqui neste meu espaço uma singela homenagem a um blog que está aniversariando. Acompanho o Rainhas do lar muito antes de resolver criar o meu blog, e devo admitir que foram elas, as Comadres Faby e Katita, que me inspiraram na criação do mesmo. A forma descontraída mas responsável com que elas colocam todas as informações, seja uma receita ou outra coisa qualquer, é digna de aplausos e muito reconhecimento. Obrigada Comadres, e Parabéns por mais um ano de muitas peripécias naquele cantinho mais gostoso de nosso lar.
Escolhi este suflê, que por sinal está no "Pequeno Livro de Cozinha" que elas lançaram recentemente, por ser um ótimo acompanhamento e por gostar muito de suflê. A receita do peixe com molho de manga encontrei no http://cliqueagosto.pop.com.br/index/index.php, um site que tem muita coisa legal, vale a pena dar uma conferida.
Vamos à receita:

Para o peixe:
Ingredientes:
- 300g de filé de pescada
- ½ unidade de limão
- sal e pimenta branca moída a gosto
- 1 colher (sopa) de azeite
- 80ml de molho bechamel
- 80g de manga rosa
- 1 dente de alho esmagado
- ½ cebola picada
- 30ml de creme de leite
- 10g de manteiga
- 30ml de óleo
- 20g de farinha de trigo

Modo de preparo:
- Temperar os filés de pescada com sal, limão, pimenta e azeite. Descascar a manga, cortar em cubos, triturar 50g da manga com o molho bechamel.
- Passar a farinha de trigo nos filés e chapeá-lo. Refogar o alho e a cebola na manteiga, juntar o restante da manga e o molho triturado. Deixar cozinhar por 2 minutos. Desligar o fogo e acrescentar o creme de leite, se achar necessário coloque sal. Montar o prato com o peixe e colocar por cima o molho, guarnecer com arroz simples e o suflê.

Para o suflê:
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola picada
- 1 alho poro picado
- 1 cenoura ralada
- 1 ½ xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 2 ovos separados
- 2 colheres (sopa) de parmezão ralado
- 1 pitada de noz moscada ralada
- sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela aqueça a manteiga, junte a cebola picada e o alho poro e refogue até que comecem a murchar. Junte a cenoura ralada, 1 xícara do leite e a farinha de trigo dissolvida na ½ xícara restante de leite. Misture bem e cozinhe até engrossar.
Desligue o fogo e junte o creme de leite sem soro, as 2 gemas batidas e o parmezão ralado. Incorpore tudo, tempere com sal e pimenta a gosto e acrescente a noz moscada.
Espere a mistura esfriar um pouco e só então incorpore delicadamente as 2 claras batidas em neve firme. Coloque a mistura em um refratário e leve ao forno médio pré aquecido, em banho-maria por 30 minutos ou até dourar.
A receita rendeu 5 potinhos como o da foto.

Bom Apetite!!!

Empadinhas de Frango



Quando vi esta receita no blog da Patty http://aquinacozinha.blogspot.com/, minha boca se encheu de água. Não sou de fazer salgadinhos, como já falei aqui, porque minha habilidade para coisas pequenas é nenhuma...rs! Mas a receita parecia excelente, e como a Patty disse ser "the best"...rs, e ainda se usa as forminhas, resolvi arriscar. Acabei dando sorte, pois nesse dia minha irmã (essa sim é uma verdadeira chef), que tinha acabado de sair do restaurante onde trabalha, veio me visitar e... como diz o ditado: "quando descansa carrega pedra", acabou me ajudando com a confecção das empadas. Depois de todo o processo, eis aí a foto das belas e gostosas empadas...Laura Maria, minha filha, justo empada que você adora...como sou cruel!!!
Vamos à receita:

Ingredientes

Massa
500g de farinha de trigo
150g de margarina
150g de gordura vegetal
2 gemas
sal a gosto

Recheio
2 peitos de frango cozidos em água e sal (reserve o caldo)
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média ralada
2 tomates maduros sem pele e sem sementes, picados
2 colheres (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 tablete de caldo de galinha
1/2 copo de água para o molho(usei o caldo que cozinhei o peito)
1 xícara (café) de água para dissolver o amido de milho (não usei)
1 colher (sopa) de amido de milho (não usei)
25 azeitonas sem caroço (usei as recheadas)
25 passas sem semente (não coloquei)
Para pincelar
1 ovo

Modo de Fazer
Massa
Misture a farinha de trigo, a margarina e a gordura vegetal formando uma farofa. Crescente as gemas e o sal e amasse até atingir o ponto de uma massa homogênea. Cubra a massa com um plástico e deixe descansar por 15 minutos antes de usar.

Recheio
Cozinhe os peitos de frango com água e sal por 10 minutos na panela de pressão. Após o cozimento, retire o osso e a pele e desfie. Reserve.
Numa panela com óleo, frite a cebola, junte os tomates e o peito de frango desfiado. Refogue por mais ou menos 2 minutos. Acrescente 1/2 copo de caldo do cozimento peito e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Coloque a salsinha, a pimenta, o caldo de galinha e acerte o sal. Deixe cozinhar bem até secar o caldo, espere esfriar para usar, senão vai embatumar a massa.
Montagem
Em forminhas próprias para empadas (não precisa untar) coloque a massa abrindo com os dedos. Depois encha com o recheio, coloque uma azeitona e uma uva passa em cada uma. Pegue um pedacinho de massa e abra na mão em forma de círculo e feche a empadinha. Misture o ovo com um garfo e pincele as empadinhas. Leve para assar por 30 minutos em forno à 200ºC.

Bom Apetite!!!

Filé Mignon Aromatizado com Café



Neste prato você tem uma combinação de temperos especiais que quando usados em conjunto conferem à carne um sabor incrível. Achei a forma de preparar o mignon muito boa, pois conserva todo seu suco e lhe dá uma maciez sem igual.
Excelente preparação para uma refeição especial, sugere-se que seja acompanhada com arroz branco e algum legume salteado na manteiga.
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 1 colher (chá) de páprica picante
- 2 colheres (sopa) de tempero pronto (Sabor a mi)
- 2 ramos de tomilho fresco
- 1 pitada de pimenta do reino moída
- 1 pitada de noz moscada ralada
- 1 colher (chá) de café solúvel Nestlé
- 1 kg de filé mignon
- ½ copo de vinho tinto
- 1 colher(sobremesa) de maizena

Modo de Preparo:
Em um refratário, coloque a páprica com o tempero pronto, o tomilho, a pimenta do reino, a noz moscada e o café solúvel.
Junte 2 colheres (sopa) de água e misture bem. Besunte a carne com a mistura e deixe descansar por cerca de 1 hora na geladeira, virando de vez em quando.
Obs: A minha preparação ficou por mais tempo (de um dia para o outro) na geladeira, o que deixou com um sabor e cor mais acentuado.
Retire da geladeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido, em temperatura de 200º, por 30 minutos. Após esse tempo retire o papel alumínio e deixe assar por mais 20 minutos. Retire o mignon da assadeira e transfira para um prato de servir, reserve.
Coe o molho que restou na assadeira e acrescente o vinho e mais um pouco de água se for necessário, cozinhe um pouco e engrosse com a maisena.
Somente na hora de servir, fatie o mignon em escalopes e distribua o molho por cima.

Bom Apetite!!!


Receita retirada do encarte Gastronomia/Jornal Zero Hora do dia 12/12/2008

Pimentões Recheados



Vocês vão me dizer...Ah! Todo mundo sabe fazer pimentões recheados!!! Quem não sabe?
Mas por que não colocar aqui a fotinha dos meus, que não têm nada de especial além do prazer que tenho em prepará-los para mim e para o meu marido que adora. Gosto de fazer assim, um de cada cor, e vamos comendo divindo as cores, até darmos conta de que lá se foram todos...rsrsrs!
Vou tentar descrever como fiz os meus, mas vocês podem fazer como preferirem, desde que façam de vez em quando, porque são ótimos e praticamente uma refeição completa.
Vamos à receita:

Ingredientes:
- pimentões verde, amarelo, vermelho
- 500g carne moída (de 1ª)
- 2 colheres (sopa)de óleo
- 1 cebola picadinha
- 2 dentes de alho esmagados
- 1 cenoura ralada
- azeitonas picadas
- cheiro verde picadinho
- sal ou tempero pronto
- pimenta síria moída
- água fervente
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo:
Limpe os pimentões tomando o cuidado de retirar somente uma tampinha, lave bem e reserve.
Refogue no óleo o alho e a cebola até ficar transparente, acrescente a carne e deixe fritar um pouco. Adicione a cenoura o tempero, a pimenta síria e um pouco de água fervente, cozinhe até amaciar a carne. Verifique o sal e se a carne já está cozida, acrescente as azeitonas, o cheiro verde e finalize polvilhando o trigo para enxugar o recheio. Deixe esfriar um pouco e utilize.
Com o auxílio de uma colher pequena recheie cada pimentão, arrume-os em um refratário, regue com azeite e leve ao forno por + ou - 30 minutos, para cozinhar e dourar os pimentões.

Bom Apetite!!!

Conchigliones recheados com ricota, espinafre e nozes



Já tinha comprado meus conchigliones quando vi uma receitinha divina lá no blog da querida Lourdes Sabioni. Cheguei até a comentar que estava roubando a receita dela, mas a Lourdes, atenciosa que só, sugeriu-me que a fizesse com outro tipo de recheio, pois ela havia achado aquele muito enjoativo. Então, seguindo a sugestão, preparei esse recheio a meu modo, e confesso que me surpreendi com o resultado. Quem fizer a receita verá do que estou falando, pois só comendo uma conchinha dessas para saber...rsrsrs! Lourdes, obrigada pela dica, você tem razão...nós temos o gosto bem parecido e concordamos em muitas outras coisas (eu li sua biografia e em muitos momentos me vi ali).
Bom, minhas amigas e amigos, aqui está a receitinha:

Ingredientes:
- 1 caixa de Conchigliones (eu usei Petybon)
- 1 pote de 250g de creme de ricota Tirolez
- 6 tomates secos picadinhos
- 8 nozes picadas
- 3 cubos de espinafres congelados refogados em azeite, alho e sal
- temperos a gosto
- 1 lata de tomates pelados, picados e refogados a gosto.
- queijo ralado

Modo de Preparo:
Cozinhe a massa conforme as instruções da caixa, tomando o cuidado de deixar al dente, já que ela terminará de cozer no forno. Escorra e reserve.
Mistrure o creme de ricota com os tomates secos, as nozes, o espinafre já cozido e tempere a seu gosto.
Faça um belo molho com os tomates pelados e coloque uma porção em um refratário.
Recheie cada conchinha com a mistura de ricota e vá acomodando no refratário preparado. Acrescente o restante do molho e leve ao forno pré aquecido por uns 20 minutos. Se desejar polvilhe queijo ralado na hora de servir.

E, mangia che te fa bene!!!

Lombo suíno ao vinho do Porto com purê de maçãs e de batatas



Este lombo é de uma preparação especial, própria para aqueles dias de festa. De um sabor marcante devido à marinada caprichada com seus temperos diversos. Os acompanhamentos são em sabor e textura exatos para um pranto de muito requinte, finalizado pela redução de vinho do Porto o que confere um sabor inigualável ao lombo. Espero que gostem desta maravilha de receita, que foi garimpada na internet, mas que é uma soma de coisinhas daqui e dali, o que me dá o direito de dizer que se trata de uma receitinha da biroskinha.

Ingredientes:

Lombo:
- 1 lombo de 1 200 kg
- 300ml de suco laranja (o dos gominhos)
- 2 cebolas bem picadinhas
- 1 colher (chá) de coentro em pó
- 3 ramos de salsinha
- 4 dentes de alho esmagados
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
- 3 colheres (chá) de sal
- 3 colheres (sopa) de margarina com sal
- 1 folha de louro
- 2 copos de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 4 colheres (sopa) de óleo

Purê de Maçã
- 4 maças (usei 3 gala e 1 verde)
- caldo de 1/2 limão
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de vinho branco

Purê de Batata
- 1 xícara (chá) de flocos de batata para purê Yoki
- 1 xícara (chá) de água
- 1 colher (sobremesa) de manteiga
- sal a gosto
- 1 xícara (chá) de leite

Nota: É bem verdade que um purê de batata feito da forma tradicional não tem comparação com esse industrializado. Mas se temos essa opção e o produto atende bem as nossas necessidades, com qualidade e rapidez, por que não lançarmos mão do uso dele vez ou outra, não é mesmo!?

Redução do Vinho do Porto:
- 300 ml de vinho do Porto ou tinto
- 4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo
Lombo
Coloque a carne com todos esses ingredientes (menos o óleo) para marinar durante uma noite inteira.
Numa panela grande aqueça o óleo, junte a carne suína e refogue primeiro sem a marinada até ela selar e adquirir cor.
Depois junte a marinada, cubra deixe ferver por uns 10 minutos.
Coloque água bem quente e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 1 hora.

Purê de Maçã
Descasque e corte em cubos as maças passando-as pelo caldo de limão. Em uma panela aqueça a manteiga e dê uma leve fritada nas maçãs, coloque o vinho branco e deixe cozinhar até ficar transparente, se necessário junte um pouquinho de água. Desligue o fogo, espere esfriar um pouco e transforme em purê com o auxílio de um mixer.

Purê de Batata
Em uma panelinha coloque a água com a manteiga e o sal e leve ao fogo para ferver, adicione o leite e os flocos de batata e mexa bem até dar a consistência de purê, desligue o fogo e empregue.

Redução do Vinho do Porto:
Numa panela pequena, em fogo médio, coloque o vinho do Porto ou tinto e o açúcar e deixe no fogo até que reduza e fique espesso (aproximadamente 20 minutos).

Montagem
Retire o lombo do molho, espere esfriar um pouco e fatie grosso. Disponha algumas fatias em um prato de servir, Acomode uma porção de cada purê ao lado do lombo e regue com o vinho do Porto.

Bom Apetite!!!

Bolo de Abacaxi



Gosto muito de fazer este bolo porque apesar de ter uma preparação simples o visual final dá a impressão de uma receita muito elaborada. A massa, por conta da manteiga e do açúcar mascavo, fica cremosa, e de um excelente sabor também por conta do limão. A receita está no livro Guia da Cozinha Especial, uma seleção de 80 receitinhas desse nível e também de dicas úteis para o dia a dia.
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 13 colheres (sopa) de margarina light
- ¾ xícara (chá) de açúcar
- 2 ovos
- 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 ½ colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (café) de sal
- 2 xícaras (chá) de leite desnatado
- 250g de açúcar mascavo
- 130g de raspas de limão
- 700g de abacaxi em calda
- 100g de cerejas

Modo de Preparo:
Bata 8 ½ colheres (sopa) de margarina com o açúcar até ficar cremosa. Misture as raspas de limão, coloque em uma forma e decore com as fatias de abacaxi, disponha as cerejas no centro de cada fatia.
Bata a margarina restante com o açúcar mascavo até virar um creme. Junte os ovos, a farinha de trigo, o sal e o fermento, alternando com o leite. Misture bem.
Coloque a massa sobre as fatias de abacaxi e leve para assar em forno alto (200º), pré aquecido, até ficar dourado.
Desenforme depois de frio.

Bom Apetite!!!

Melanzana à Parmeggiana



Já falei aqui uma vez que adoro berinjela e até postei uma outra versão para elas. Hoje eu as fiz à parmegiana, preparação que muito me agrada pois combina bem com o sabor do queijo. A receita fiz meio que no olhômetro, mas não tem segredo, na verdade você utiliza a quantidade que sua família precisa para ser bem servida...rs!
Vamos à receita:

Ingredientes:
- rodelas grossas de berinjelas com casca
- rodelas grossas de tomate
- rodelas grossas de muçarela de búfala ou da comum mesmo
- folhas de manjericão
- parmezão ralado
- farinha de trigo para empanar
- óleo suficiente para fritar

Modo de preparo:
Passe cada rodela de berinjelas pelo trigo empanando bem. Frite as rodelas em óleo quente, escorra e seque com papel absorvente.
Arrume em um refratário as rodelas de berinjelas, disponha as rodelas de tomates por cima e por cima de cada tomate as rodelas de muçarela. Complete com uma folha de majericão por cima de cada uma e polvilhe queijo parmezão ralado.
Leve o refratário ao forno pré aquecido para gratinar o queijo.

Bom Apetite!!!

Cestinhas Crocantes com Bacalhau



Esta é mais uma daquelas receitinhas caprichadas que a gente faz com muito prazer e se sente recompensada com o resultado. Estas cestinhas são feitas com queijo parmezão e depois de prontas vão abrigar o refogado de bacalhau, dando ao prato um requinte de festa.
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 600g de bacalhau demolhado e desfiado
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- 1 colher (sopa) de azeite extra virgem Borges
- 1 cebola grande em tiras
- 1 folha de louro
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 copo de requeijão cremoso
- sal e pimenta do reino
- 1 colher (sopa) de cebolinha picada
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 300g de queijo parmezão ralado

Modo de Preparo:
Em uma panela, doure o bacalhau numa mistura de manteiga e azeite. Acrescente a cebola, a folha de louro e refogue.
Junte o vinho e deixe evaporar. Adicione o leite e cozinhe por 5 minutos em fogo médio.
Coloque o requeijão cremoso e misture bem. Acrescente o sal e a pimenta e finalize com a cebolinha e a salsa.
Para a cestinha, unte uma frigideira antiaderente com manteiga e leve ao fogo médio.
Espalhe no fundo da frigideira 50g de queijo parmezão, formando um círculo de 12 cm de diâmetro.
Com uma espátula, aperte o queijo e deixe derreter por 4 minutos. Vire e doure por mais 2 minutos.
Despeje sobre um copo ou tigelinha com a boca para baixo e, com o auxílio de um papel toalha pressione levemente as laterais para a cestinha ganhar forma.
Repita o procedimento com as porções restantes de queijo.
Dentro de cada cestinha, coloque uma porção do creme de bacalhau, regue com azeite extra virgem Borges e enfeite com uma pimenta biquinho, para dar um charme especial, se é que precisa...rsrsrs!
Bom Apetite!!!


Receita retirada e adaptada do encarte Gastronomia, do Jornal Zero Hora do dia 26/12/2008.

Risoto de Alho Poró e Cogumelos Frescos



Já comentei com vocês que nunca tinha feito risoto na minha vida?
Pois é, parece mentira que uma cozinheira como eu, metida a fazer tudo que lhe aparece pela frente, a título de aprendizado e conhecimento, não tenha se aventurado ainda pelas artes do risoto. Hoje criei coragem, peguei uma ótima receita lá no site do http://cybercook.terra.com.br/, e fui pro fogão com todos os ingredientes preparados e à mão para que nada desse errado. E deu tudo certo, o risoto ficou muito gostoso e acho que no ponto certo, de acordo com todas as dicas que já li sobre ele. Para acompanhar fiz um filé de salmão que deixei marinando em 2 colheres (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de shoyo e sal a gosto. Depois grelhei em frigideira bem quente untada com azeite, e, apesar da aparência de queimado, o sabor é maravilhoso, já que é o mel que dá esse tom de caramelo escuro. A receita do salmão já postei aqui http://nabiroskinha.blogspot.com/2009/08/salmao-grelhado-legumes-gratinados-e.html. Vamos à receita :

Ingredientes:
- 4 colher(es) (sopa) de cebola picada(s)
- 4 colher(es) (sopa) de azeite
- 60 ml de vinho branco
- 2 xícara(s) (chá) de arroz arbório
- 6 xícara(s) (chá) de caldo de legumes quente
- 4 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa gelada(s)
- 1 xícara(s) (chá) de parmesão ralado(s) grosso(s)
- quanto baste de sal
- 50 gr de alho-poró em rodelas
- 100 gr de champignon fresco em fatias

Refogue a cebola picada no azeite. Quando estiver translúcida, acrescente o arroz arbóreo e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura. Acrescente o vinho branco e refogue mais um pouco. Despeje então, 1/3 do caldo reservado, abaixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa. Quando estiver quase seco, acrescentar a metade do caldo restante. Mexa algumas vezes, para não pegar no fundo da panela. Quando estiver quase seco novamente, acrescente o restante do caldo e mexa um pouco mais. Quando finalmente estiver quase seco novamente, retire a panela do fogo e do calor, acrescente a manteiga gelada, o alho poró em rodelas, o champignon fresco fatiado e o parmesão fresco. Mexa vigorosamente, tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos. Sirva imediatamente.


ATENÇÃO: o risoto NÃO é arroz empapado. São grãos inteiros, ligados por um creme que se forma durante o cozimento e ligado com a manteiga e o queijo, 2 ingredientes necessários para a preparação da maioria dos risotos.

Dica:O Alho-poró deve ser muito bem lavado antes do preparo, pois acumula grande quantidade de areia e terra em sua estrutura.


Matéria assinada por:
Chef Rodrigo Anunciato
Formado em gastronomia pelo Senac e Professor de Gastronomia na Universidade Católica de Santos.

Bobó de Camarão



Na minha família ele já é famoso pois vira e mexe sai um bobózinho lá da minha cozinha. Gosto muito deste prato porque rende bem e não é preciso nada além de um arrozinho para acompanhar. Existem muitas receitas dele por aí, mas esta que passo agora vem de um livro lançado em 1998 pela Casa da Amizade de Taubaté (Entidade Assistencial), chamado "Fogão, Amizade & Cia"; tem muita receita boa nele, além de dicas muito úteis. A abóbora usada como panelinha foi acrescida por mim, pois no livro só tem a receita do bobó.
Vamos à receita:

Ingredientes para a abóbora:
- 1 abóbora cabotchan ou moranga
- azeite e sal
Modo de preparo:
Lave com uma escovinha a abóbora, seque bem. Retire uma tampa e elimine as sementes, raspando bem seu interior. Salpique sal e azeite. Besunte por fora dela com um pouco de azeite.
Leve ao microondas por uns 5 minutos ou mais até ficar macia, porém firme.

Ingredientes para o Bobó:
- 1 ½ kg de camarões frescos
- sal, pimenta do reino, suco de limão
- 1 ½ kg de mandioca
- 1 cebola cortada em rodelas
- 2 folhas de louro
- 2 tabletes de caldo de carne
- 5 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 cebolas raladas grossas
- alho, cheiro verde
- 8 tomates batidos no liquidificador
- 1 pimentão verde picado
- 2 vidros de leite de coco
- 2 colheres (sopa) de azeite de dendê
Modo de Preparo:
- Limpe os camarões, tempere-os com sal, pimenta e limão e deixe tomar gosto
- Descasque a mandioca e tire os fios, pique em pedacinhos e leve ao fogo com água e o caldo de carne, o louro e a cebola em rodelas
- Quando estiver mole, acrescente um vidro de leite de coco e bata no liquidificador
- Esquente o azeite, junte as cebolas raladas, alho e deixe dourar. Acrescente os camarões e frite-os, junte os tomates, o cheiro verde e o pimentão. Cozinhe por mais alguns minutos.
- Acrescente a mandioca, o outro vidro de leite de coco e o azeite de dendê. Deixe levantar fervura e acerte o tempero.
Coloque o bobó na abóbora, distribua por cima pedaços de catupiry e leve para gratinar . Sirva com arroz branco e uma boa pimentinha vermelha.

Bom Apetite!!!
Follow Me on Pinterest Web Analytics