Não é porque está um calor daqueles que não se pode comer um prato como este.
Bom, isso sou eu quem diz, porque para mim não tem essa... faço e como o que estiver com vontade, e o calor ou o frio não são motivos para eu deixar de fazer esse ou aquele prato.
Foi pensando assim que me bateu aquela vontade de comer canjiquinha... e aí, eu disse, por que não?
Devo confessar, comemos a canjiquinha em um jantar, acompanhada de um bom vinho tinto, numa noite mais fresquinha... e mesmo assim deu um calorão e uma lezera que só vendo...rsrsrs.
Mas, o prato estava tão bom... que valeu a pena; e, como já disse, não deixo de fazer nunquinha!!!
Vamos à receita, que mais uma vez vem lá dos meus tempos de cantina!
Ingredientes:
250 g de canjiquinha de milho amarela (quirera/bela égua)
500 g de carne de porco (pode ser costelinha, lombinho ou pernil
200 g de bacon
3 tomates médios picados
1/2 xícara (chá) de óleo
2 cebolas picadinhas
4 dentes de alho picadinhos.
Modo preparo:
Cozinhe a canjiquinha até ficar macia e reserve.
Tempere a carne (tire toda a gordura, se quiser) com limão, sal e pimenta reserve por uns 20 minutos.
Depois disso refogue-a com a cebola, o alho e os tomates. Se necessário junte um pouco de água para ir cozinhando a carne.
Quando a carne estiver cozida, junte a canjiquinha. Prove o sal, corrigindo, se necessário, com um tablete de caldo de carne;
Pique o bacon em pedacinhos, frite e coloque em cima da canjiquinha pronta.
Bom Apetite!!!
11 comentários:
Rachel...eu amo canjiquinha. Faz muito tempo que não faço e adoro quando você posta coisas que para mim estão meio esquecidas!
Tem razão...tem que se comer quando tem vontade!
Beijão
Oi Rachel,
Que blog mais gostoso você tem, amiga... acabei de te conhecer, através do blog da Lú (Pitadas de Sabor e Arte)... adorei tudo o que vi por aqui... vou te linkar, pode? :)
Bjo grande,
Mari
Amiga eu sou como voce...pode ser frio ou calor, como o que eu quero! Rabada, feijoada,e essa canjiquinha eu adoro!!! É uma delícia e me lembra Minas Gerais que conheço tão bem!
Obrigada pelo mimo, assim que eu puder eu posto.
Bjs no seu coração!
ola Rachel....estou na caminha a ver esta canjinha....queria uma agora estou a ficar com gripe...e chove mto la fora....sabia-me muito bem agora!!! adorei o aspecto!!!
Adoro canjiquinha e tbm como o que quero se bater a vontade faço sim, sou como vc.
Bjs
Aqui chove muito, por isso esta canja era o ideal, apesar de eu gostar sempre.
bjsss
Rachal, humm eu adoro canjiquinha!!! vc fez lembra-me de uma amiga no interior de Minas que faz uma canjiquinha deliciosa. Adorei receitas!
Um lindo e doce fim de semana!
bjs
Olá Rachel! Meu pai ama canjiquinha e nunca fiz, vou tentar qq dia desses fazer p ele. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com
Se meu marido ver esse post vai me atormentar por dias até eu fazer! Ele trabalhou em Minas por um tempo e sempre fala dessa canjiquinha, mas eu nunca fiz! Agora já tenho a receita! Vou fazer um agradinho p/ ele!
Bjs
Rachel sabe de uma coisa? amo este prato e nunca fiz...que desleixo né...muito bom, acho que só memso no Brasil quirera com porquinho, eta mistura deliciosa.
bjs
Paula
Rachel,
Essa canjiquinha eu nunca provei, mas creio que seja uma delícia!!!!!!!!Bacon, carne de porco... ai ai ai meus olhinhos já viraram só de pensar!!!!!!!!Rsrsrsrsrs....
Beijos!!!!!!!!!!
Postar um comentário