Eu adoro passear pelos blogs amigos e xeretar na cozinha de todos. Todo dia é uma infinidade de receitas, uma melhor que a outra. Os ingredientes são os mais variados e a riqueza de detalhes desde o modo de preparo até a apresentação do prato é coisa de muita qualidade e dedicação. Nós sabemos que quando estamos preparando uma receita e depois a postamos no blog, muitas pessoas terão acesso a ela... e por isso caprichamos na sua escolha e preparo, colocando todas informações necessárias; e ainda fotografamos o prato, o que quase sempre tem que ser feito umas dez vezes para sair uma foto decente (isso é no meu caso...rsrsrs)! Aqui na Biroskisnha as receitas são escolhidas/selecionadas, preparadas e fotografadas por mim, na minha cozinha, utilizando meus utensílios e as melhores louças para uma foto bonita, tudo com muita responsabilidade, carinho e dedicação; e isso é o que também ocorre na maioria dos blogs que sigo. Muitas vezes desses meus passeios trago receitinhas de outros blogs para fazer, porque fiquei com água na boca e não tenho outra alternativa senão fazê-la aqui e matar a vontade. Foi assim que aconteceu com esta receita da Tatiana, lá do http://panelaterapia.blogspot.com/. A Tatiana tem em seu blog receitas das mais variadas, mas também o recheia com outros assuntos, promoções e muito bate papo, fazendo de lá um ponto de parada dos meus passeios pela blogosfera. Você ainda não conhece? Passa lá e dá uma espiadinha, você vai encontrar muita coisa boa. Bom, chega de conversa, e vamos ao que interessa... A receita eu fiz igualzinho a Tatiana postou, então, repasso-a aqui:
Cobertura:
- Molho de tomate (pronto ou caseiro);
- 4 abobrinhas italianas picadas bem miúdas;
- 2 dentes de alho;
- queijo muçarela (é com "ç" mesmo);
- queijo parmesão ralado;
- 1 pote de requeijão light ou qualquer queijo cremoso.
Leve ao fogo uma panela com 2 colheres de azeite e frite 2 dentes de alho espremidos (ou picadinhos), antes de dourar adicione as abobrinhas e refogue por apenas 2 minutos. Polvilhe sal e pimenta (usei branca moída na hora). Reserve.
Massa:
250ml de água morna;
1 colher (sopa) de fermento biológico seco (usei o instantâneo);
3 colheres (sopa) açúcar;
1 colher (sopa) sal;
1 ovo;
200g de farinha de trigo integral (aproximadamente);
200g de farinha de trigo branca (aproximadamente);
1/2 colher (sopa) de melhorador de farinha (fica próximo dos fermentos no supermercado).
Em uma bacia grande coloque o açúcar e o fermento, adicione a água morna e 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar por 10 minutos. Na sequencia, some o ovo, o sal, o melhorador e vá adicionando as farinhas aos poucos, mexendo sempre. A massa estará boa quando estiver levemente pegajosa. Deixe crescer por 20 minutos com um pano úmido por cima, de preferência em local abafado (eu ligo o forno e deixo em cima do fogão).
Após o descanso da massa, unte com óleo uma assadeira ou refratário grande e vá ajeitando a massa no fundo, abrindo com as mãos. A espessura deve ser de no máximo 1 dedo pois ela cresce muito. Faça furinhos na superfície da massa pressionando o dedo.
Espalhe sobre a massa (crua) uma camada fina de molho de tomate, uma camada também fina de muçarela ralada, bolinhas de requeijão, a abobrinha cozida (deve estar fria), queijo parmesão ralado, regue com azeite e leve ao forno por cerca de meia hora em temperatura de 200º.
Bom Apetite!!!
18 comentários:
Amiga, devo dizer que você escolheu muito bem!!! Eu amo essa receita!!!
A sua ficou linda!!!
Obrigada pela propaganda do blog!!!
Bjs
Que boa essa focaccia.
Gostei muito.
Bjs
Raquel, tô conseguindo postar no computador que normalmente uso! Oba! Não sei o que mudou, mas mudou. heheh
Olha, é assim mesmo como vc descreveu, a escolha da louça, a melhor foto... Enfim, sinto que tudo é feito com carinho. Sinto isso em vários blogs, e é isso que nos faz sentir acolhidas! Bjs!
Buona buona, Rachel sei veramente brava !
Baci
¡¡¡EXCELENTE TU FOCACCIA!!!
Un saludo.
Rachel, tem uma declaração para você no meu blog. Beijos
Tatiana é muito talentosa....também curto muito as receitas dela....e a sua apresentação não ficou atrás! Ficou linda!
Beijinhos
olá Rachel.muito apetitosa essa receita. Com uma saladinha tudo de bom
Rachel ficou show sua Facaccia, o blog da Tati é sempre cheio de delicia! Quando vc diz: "e por isso caprichamos na sua escolha e preparo, colocando todas informações necessárias; e ainda fotografamos o prato, o que quase sempre tem que ser feito umas dez vezes para sair uma foto decente (isso é no meu caso...rsrsrs)!" Tudo isso acontece igualzinho comigo, hihihi... Te adoro amiga! Bjinhos
Pois, eu também, sempre que tenho um tempo, lá vou eu "xeretar" nas outras cozinhas! Adorei a receita da Focaccia!
Adorei Rachel essa idéia de Focaccia, e esse passeio pelos blogs é sempre cheio de aprendizados, sempre tem dicas novas e eu acho isso o máximo!
bjs
Maura
Rachel gostava mto de provar!!!! deve ser bom!
Que fofaccia rica, Raquel!
Amo abobrinhas!
Beijo
É esta interacção entre blogs que torna tudo mais especial, né?
Adoro abobrinha, essa focaccia deve ficar óptima :)
Querida Rachel,
Obrigada por responder minhas perguntinhas!!!!!Ah, o "limar" na verdade era limpar, desculpe o erro!!!!!!!!
Quanto ao post acima, essa focaccia é algo imperdível, obrigatório experimentar!!!!!!!Adorei!!!!!!!!
Beijos e uma ótima quarta!!!!!!!!!!!
Rachel,
vim agradecer o lindo poema que deixou no post do meu aniversário!
obrigada!
e vim agradecer também, pelo comentário feito no meu outro blog, estava tão triste, que precisei desabafar, e alguém me escutou.
agora, falando dessa sua receita, também fiquei com agua na boca.
bjs
Bella bella questa focaccia!
Rachel, espero que também tenha um pratinho para mim à mesa pois para além desta focaccia, tenciono provar tudo o que já foi feito para trás e o que há de vir!
Obrigada pela sua visita ao meu cantinho, volte sempre!
Postar um comentário