Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coq Au Vin


As receitas culinárias que mais me atiçam o paladar são aquelas que incluem algum tipo de bebida em seu preparo.

Gosto muito do sabor que bebidas como o vinho conferem e enriquecem carnes como a de frango, por exemplo, e nesse caso temos ainda a inclusão do conhaque.

“Coq au vin é um prato típico da culinária francesa, feito à base de carne de galo (opcionalmente frango) e vinho. O tipo de vinho varia de região para região e pode ser tinto, branco e até mesmo champagne.”

Das receitas que vi durante a pesquisa sobre o prato, essa da amiga Andréa Postch foi a que mais chamou a minha atenção, pois, como ela mesma disse, apesar de nome e origem francesa, o prato é bastante simples e de fácil preparo.

O prato normalmente é servido com cebolinhas caramelizadas (essas estarão em um novo post), arroz branco e/ou batatas. Como quis agradar ao marido, servi com nhoque de batata, o que ficou muito bom também.

Vamos à receita:

Ingredientes: Marinada
- 2 cebolas picadas
- 1 cenoura grande em rodelas grossas
- 2 talos de aipo em pedaços
- 3 dentes de alho
- 2 cravos-da-índia
- 4 pimentas-do-reino em grãos
- 1 garrafa de vinho tinto
- 2 folhas de louro
- 1 ramo de tomilho (ou 1/2 colher de chá de tomilho desidratado)

Ingredientes: Frango
- 2 kg de frango com osso (peito, coxas e sobre coxas)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1/2 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de óleo
- 100 g de bacon em cubinhos ou tirinhas
- 50 ml de conhaque
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 200 g de champignon fresco cortado ao meio ou em quartos

Em uma tigela grande, coloque todos os ingredientes da marinada, misture bem e coloque os pedaços de frango, tampe a tigela e deixa na geladeira de um dia para o outro.

No outro dia, retire os pedaços de frango da marinada e seque cada pedaço com papel toalha, tempere os pedaços com sal e pimenta e deixe descansando, coe a marinada, mas não jogue nada fora, reserve.
Numa panela grande coloque a manteiga com o óleo e doure os pedaços de frango. Quando estiver dourado, retire os pedaços da panela e reserve. Descarte o excesso de gordura que ficou na panela e na mesma panela coloque o bacon e deixe dourar.
Junte os temperos da marinada (sem o vinho) e deixe refogando até a cebola ficar macia e começar a dourar, coloque de volta na panela os pedaços de frango.
Junte o conhaque e deixe ferver por alguns minutos para retirar o excesso de álcool.
Polvilhe a farinha de trigo por cima de tudo e misture bem.
Acrescente o vinho da marinada e os cogumelos, tampe a panela e deixe o frango cozinhar em fogo baixo até ficar bem macio.  Retire as folhas de louro. Corrija o sal e reduza o molho se necessário.
Sirva acompanhado de arroz, batatas ou ainda, se desejar experimentar minha versão, coloque uma porção de nhoque no prato de servir e cubra com um pedaço de frango com seu molho ma-ra-vi-lho-so.

Bom Apetite!!!


Fontes de Pesquisa:

Coletiva Nescafé Dolce Gusto


Recebi um convite muito especial para participar do evento de lançamento das novas máquinas e acessórios Nescafé Dolce Gusto.

Quem tem uma máquina dessas conhece o sabor e o aroma de um café feito por ela, e agora tem à disposição novos modelos, com designs sofisticados e modernos, tornando o prazer de tomar um cafézinho muito mais prático.

No evento também pudemos conhecer o lançamento da lata Gift Bos, que contém 30 cápsulas com seis sabores, um lindo presente para quem já tem um máquina dessas, não é mesmo?!


A novidade que mais me encantou foi o conjunto de xícaras com design diferenciado, sem "asas", pois o revestimento de parede dupla permite que possam ser seguradas sem se sentir o calor da bebida.




A marca lança também sua primeira sacola com uma estampa que remete à comunicação da marca, possuindo um visual moderno e sofisticado, muito bonita mesmo!



Durante o evento ocorreu um workshop ministrado pela cafeóloga/barista Eliana Relvas, que, além de harmonizar os diferentes cafés, nos ensinou a arte do grafismo... adorei poder brincar e criar lindos desenhos usando as diversas técnicas.




Sobre Nescafé Dolce Gusto

Lançada em março de 2009, ampliou o tamanho do mercado de máquinas de café espresso e hoje é líder na categoria. Atualmente, oferece 14 variedades de bebidas para atender o paladar de toda a família, a qualquer momento. As opções são divididas em quatro categorias: Café da Manhã (Café Au Lait e Caffè Buongiorno), Espressos (Espresso Barista, Espresso Intenso, Espresso Decaffeinato, Espresso e Caffè Lungo), Especialidades (Cappuccino, Cappuccino Skinny, Chococino, Mocha e Latte Macchiato) e Bebidas Frias (Nestea Pêssego).

Única a contar com um Clube de Fidelidade, Nescafé Dolce Gusto oferece diversas vantagens para os consumidores por meio de seu site. O cadastro no clube permite ganhar pontos e cada caixa de cápsulas também traz um código que pode ser convertido em pontuação. Depois, basta juntar e trocar por itens colecionáveis da linha de acessórios exclusivos da marca ou por novas caixas de cápsulas. Para mais detalhes, acesse o site www.nescafe-dolcegusto.com.br.

As novidades da linha de acessórios estão disponíveis para compras somente no site www.nescafe-dolcegusto.com.br e também podem ser adquiridas por meio da troca de pontos acumulados pelos consumidores associados ao Clube de Fidelidade.

Quero agradecer a toda equipe da Nestlé/Nescafé Dolce Gusto pelo convite e também pelo carinho e atenção com que fui recebida!





Fonte de Pesquisa:
https://www.nescafe-dolcegusto.com.br/PT/Sistema-NESCAFE-Dolce-Gusto/Pages/Sistema-NESCAFE-Dolce-Gusto.aspx

Fotos: Alan Teixeira


Gelatina Chique


A receita dessa gelatina não é novidade para ninguém, o que muda mesmo é só a graça do enfeite.

Mas também tem o diferencial desse creminho de cima, que dessa vez fiz com creme de leite de soja, para não fugir da dieta.

E não é que ficou gostosa, engana-se quem achar que esse creme de leite altera o sabor.

Bom, pelo menos por aqui ninguém desconfiou...rsrsrs!

A gelatina fiz assim: segui o procedimento de preparo descrito no verso da caixinha, distribui por alguns copinhos uma porção (+ ou - 3/4), coloquei os copos em um recipiente fundo forrado com feijão (ajuda a equilibrar), e entortei para criar o efeito. Vi a ideia um dia desses no Pinterest, não me lembro onde...rs.

Depois que a gelatina endurecer um pouco, bata o restante da gelatina com o creme de leite e coloque por cima da que está dura, dessa vez voltando o copo para a posição normal.

Coloque novamente na geladeira até a hora de servir.



Gostaram?! É possível brincar com as cores de gelatina e até mesmo formar outros desenhos, solte a imaginação!

Que tal uma gelatina dessas para sobremesa de uma Segunda Sem Carne, muito bom... né?!


Bom Apetite!!!

Mousse de Maracujá


Outra dia minha sobrinha Carolina me mandou uma mensagem in box no facebook..."Tia... como faz mousse de maracujá, você tem no blog?"

Então vi que não tinha... Como assim, há mais de 3 anos no ar e o Na Biroskinha não tem uma receitinha da mousse mais querida da família?!

Tive que consertar essa falha e não demorou muito para que a oportunidade surgisse; fiz a deliciosa mousse para servir de sobremesa no almoço de batizado da minha afilhadinha Giovanna.

E nem preciso dizer que foi um sucesso, né?! Para o mesmo dia fiz também uma de chocolate seguindo a dieta sem glúten e sem lactose, que ninguém percebeu que era de tão gostosa ficou, mas essa é receita para outro post. Vamos à receita da mousse de maracujá:

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 1 lata de suco concentrado de maracujá
- 1 polpa de maracujá

Coloque os ingredientes (exceto a polpa de maracujá) no copo do liquidificador e bata por alguns minutos.
Despeje a mousse com cuidado em taças, potes ou até mesmo em uma tigela única.
Com cuidado, coloque por cima de cada uma um pouco de polpa de maracujá, para enfeitar.
Leve para a geladeira até servir.

Dica: para retirar o soro do creme de leite coloco a lata no freezer por 20 minutinhos, e depois abro pelo fundo, escorrendo o líquido.
A mousse tem que ser feita com suco comprado pronto, pois não dá certo fazendo com suco da própria fruta, por mais puro que se faça... fica mole, não dá ponto.

Bom Apetite!!!

Filés de Tilápia ao Leite de Coco



Queria uma receita fácil com peixe, mas que tivesse sabor e visual diferentes daqueles que andei provando.

Por que é assim, não é mesmo?! Sempre fazemos certos tipos de carne de uma mesma maneira, e isso acontece muito comigo em se tratando de filés de peixe... que ora são empanados e fritos, ora vão para um molho e viram moqueca.

A ideia de hoje foi deixar o peixinho bem light, mas nem por isso sem sabor, e assim, sem muita receita, fui arranjando os filés temperados (só com um pouquinho de sal e pimenta) num refratário levemente untado com azeite.

Arrumei por cima dos filés fatias de tomate italiano, salpiquei ervas (tomilho, manjericão e salsa), reguei com azeite e polvilhei sal sobre eles.

Depois de tudo arrumado e temperado, despejei um vidro de leite de coco por cima de tudo, cobri com uma folha de papel alumínio e levei ao forno por 30/40 minutos, até que o molho que se formou secasse um pouco, mas não muito. Retirei o alumínio e deixei mais um pouquinho só para corar levemente.


Pronto, o resultado está aí na foto, um peixinho de dar água na boca!!!

Bom Apetite!!!

Lançamento do Portal Sabores Ajinomoto


Um dos grandes prazeres de se ter um blog de culinária é a oportunidade que temos de participar de eventos promovidos por empresas que priorizam o bom relacionamento marca/consumidor.
Empresas como a Ajinomoto não só valorizam os blogueiros, promovendo workshops, aulas e distribuindo brindes, como respeitam a qualidade com que isso tudo é apresentado.



Parte da equipe da Ajinomoto

Foi o caso do evento realizado pela Ajinomoto para o lançamento do novo portal Sabores Ajinomoto, que irá ao ar oficialmente em 01-11-12. Para apresentá-lo, um Chef de renome foi convidado para elaborar um cardápio e prepará-lo durante uma aula ministrada para alguns blogueiros convidados e reunidos em um ambiente muito agradável e bonito, que é a Viver Casa & Gourmet.


O Chef Carlos Bertolazzi, dono do Zena Caffè e do restaurante Spago, e também um dos chefs do programa "Homens Gourmet", do canal Bem Simples, além de muito simpático e atencioso, entre muitas dicas e observações, preparou para nós alguns pratos como sugestão para o Natal e o Ano Novo, e nem preciso dizer que ficou tudo muito gostoso, né. Quase tudo foi preparado na hora, demonstrando toda a competência e habilidade do Chef, com todas as dificuldades surgidas com o improviso. O folhado saiu do forno quentinho... uma delícia, e o risotto... no ponto... impecável.


                                                                       Risoto Festivo



                                                 Salada de Folhas ao Vinagrete com Romã



                                                                   Folhado de Natal


                                                               Quentinho e crocante...



                                                       Bolo Gelado de Coco e Abacaxi


                                                 
                                                       Toda atenção para as dicas do Chef.


                                                  Eu, Chef Carlos Bertolazzi e Sadhia Hage

Em breve as receitas serão testadas aqui na minha cozinha, mas, para quem se interessar, todas estão à disposição do público no site da Ajinomoto.


                                  E depois de tudo isso ainda ganhamos um carinho da Ajinomoto.

Agradeço à toda equipe da Ajinomoto pelo convite, pela atenção e, principalmente, pelo privilégio de mais uma vez participar de um evento da mais alta qualidade e competência.

Abraços a todos!!!

Torta Salgada com Massa de Arroz - SGSL




Essa torta foi uma surpresa para mim. Comecei a prepará-la seguindo à risca a receita, mas no meio do caminho, para seguir as restrições de glúten e lactose, fui trocando tudo pelos produtos apropriados.

Na lista dos ingredientes, entre parênteses está aquilo que foi modificado. De resto, fiz como estava na receita.

Gostei muito do resultado. Trata-se de uma excelente receita para se aproveitar as sobras de arroz, e o recheio também pode ser modificado de acordo com o gosto de cada um. Enfim, a massa é muito saborosa e sua textura bastante agradável.

Vamos à receita:

Ingredientes:
- 3 xícaras de chá de arroz cozido e temperado
- 1 colher (sopa) de cream cheese light
- 1 colher de margarina (sem lactose)
- 2 colheres de sopa de cheiro verde
- 2 xícaras (chá) de leite (de soja)
- 1/2 xícaras (chá) de creme de leite (de soja)
- 100g de mozarela  (não usei)
- 2 gemas
- 2 claras batidas em ponto de neve
- 1 xícara de chá de farinha de trigo (meia a meio farinha de arroz e fécula batata)
- 1 colher de fermento em pó

Recheio
- 1 talo de alho poró em rodelas
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 100g de presunto picadinho
- 100g peito peru defumado picadinho
- sal e pimenta a gosto
- azeite a gosto 

Em uma panela refogue o alho poró, cebola e alho até ficar ligeiramente dourado, tempere com sal e pimenta e fora do fogo acrescente os frios picados. Deixe esfriar.

No liquidificador coloque o arroz, o leite, o creme de leite, as gemas, a margarina, o cream cheese, o cheiro verde. Bata levemente e quando virar um creme transfira para uma travessa adicione a farinha e o fermento mexendo bem até misturar tudo.

Junte o recheio frio, envolva bem e acrescente as claras em neve, mexa delicadamente.

Pré aqueça o forno em temperatura média.

Unte e enfarinhe uma assadeira de fundo removível, coloque a massa na forma e leve para assar até ficar levemente corada. Desenforme a massa e deixe esfriar.

Sirva quando estiver em temperatura ambiente.

Bom Apetite!!!


Fonte de Pesquisa:

Bolo de Milho Sem Glúten e Sem Lactose



Mais uma das receitinhas maravilhosas que tenho encontrado nessa minha aventura pelo aprendizado sobre a vida sem glúten e sem lactose.

Eu que não tenho restrição alguma por esses ingredientes, fico imaginando o quanto é difícil para as pessoas que vivem com esse problema encontrarem no mercado produtos adequados.

Felizmente tenho encontrado receitas ótimas e aqui vou publicando, espero dessa forma colaborar com alguém que precise.

Ingredientes:
– 1 lata de milho verde escorrido
– 1 vidro leite de coco (200ml)
– 1 xícara (chá) de leite de soja
– 1 xícara (chá) de açúcar 
– 1 colher (sopa) de margarina
– 3 ovos
– 1/2 xícara (chá) de farinha de soja
– 1/2 xícara (chá) de farinha de arroz
– 1 colher (sopa) fermento em pó

Modo de Preparo:
Unte com margarina uma forma redonda com buraco no meio e polvilhe açúcar e canela, e pré-aqueça o forno. 
Bata bem no liquidificador os leites, margarina, açúcar, ovos e milho. Adicione aos poucos as farinhas e por último o fermento. 
Asse por 45 minutos em forno médio ou até passar no teste do palito. 

Espere esfriar e desenforme.

*Se quiser cobertura, leve ao fogo numa panelinha 6 colh. (sopa) de leite de coco (deixe separado quando for colocar os 200ml no liquidificador), 3 colh. (sopa) de açúcar de confeiteiro e 1/2 colh. (chá) de canela em pó. 
Mexa até obter uma calda e espalhe sobre o bolo.



Um bolinho desses completa muito bem o café da manhã de uma Segunda Sem Carne, não é mesmo?!


Bom Apetite!!!


Fonte de Pesquisa:

Farfalle com Salmão



O mundo da blogosfera a cada dia que se passa só me traz mais alegria e contentamento. Nele aprendo, compartilho, divido, e o que mais me dá prazer... conheço pessoas incríveis, amáveis, verdadeiras amigas!

Esse sentimento levo comigo desde o primeiro dia em que conheci a Alessandra Passini Sander, uma gaúcha simpática e delicada.

Nos conhecemos pessoalmente no Encontro Gourmet e pudemos conversar por um bom tempo, trocando ideias e impressões.

Mas foi um pouco antes, quando de sua participação no Projeto do Google+ Restaurant Week, em que dezenas de chefs apresentaram suas receitas, que assisti ao seu hangout e fiquei com água na boca ao ver o prato por ela preparado.

Não sosseguei enquanto não preparei a receita... e hoje a apresento para vocês com a recomendação de que também a façam, pois o sabor é surpreendente, e de que aproveitem o link do hangout da Alessandra e vejam como ela mandou bem!

Vamos à receita:

Ingredientes:

- 200g de massa de grano duro – tipo farfalle;
- 1 colher de sobremesa de sal grosso;
- 1 ramo de alecrim;
- 2 litros de água para ferver a massa;
- gotas de suco de limão
- sal
- 400g filé de salmão fresco picado em cubos;
- 30ml de azeite de oliva;
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada;

Ferva a água com o ramo do alecrim e o sal grosso, enquanto ferver tempere os cubos e salmão e tempere com limão e sal, reserve.

Coloque a massa para cozinhar até ficar al dente, escorra, retire o ramo de alecrim e volte a massa para a panela.

Coloque a cebolinha no salmão e misture.

Na panela da massa coloque o salmão e regue com o azeite quente, envolva tudo misturando devagar.

Transfira para uma travessa  e sirva quentinho!

Bom Apetite!!!

Torta Deliciosa de Maçã


Uma vez já falei aqui que não é porque estamos fazendo dieta ou temos algum tipo restrição alimentar que não podemos comer com prazer.
Essa torta vem para afirmar isso, apesar de não ter lactose e glúten fica muito saborosa e não fica devendo em nada às outras.
A bola de sorvete da foto só vale para os que não têm restrição à lactose, certo? 
Confiram e depois me contem, ok?!
Vamos à receita:
Ingredientes:
- 700g de maçãs (mais ou menos 5 maçãs grandes).
- 130g de açúcar
- 65g de polvilho doce
- 65g de farinha de arroz
- 8g de fermento em pó
- 65g de margarina/creme vegetal
- Canela para polvilhar
- 1 ovo inteiro
Preparo:
Descascar e picar as maçãs em pedaços médios, depois polvilhar com canela a gosto. Nessa receita colocamos mais ou menos 4g de canela (uma pitada). Caso não goste de canela, não coloque.
Espalhar as maçãs já polvilhadas numa forma ou pirex untado com margarina (ou creme vegetal sem lactose/leite, como a Becel).
Numa tigela separada, misturar com as mãos o açúcar, a farinha de arroz, o polvilho, o fermento e a margarina, até formar uma farofa.
Espalhar essa farofa por cima das maçãs.
Mexer (não bater) o ovo com um garfo e espalhar por cima da farofa.
Levar ao forno médio (180 graus) por 40 minutos ou até ficar dourado, vai depender do forno de cada um.
Nota
Nessa receita usamos um pirex com 25 cm. de diâmetro.Outros formatos podem ser usados também. Só é necessário observar se a forma é grande o suficiente para comportar as maçãs.
O polvilhado 'verde' na foto são raspas de casca de limão.

Bom Apetite!!!

Fonte da Pesquisa:

Cubos de Mignon e Couve de Bruxelas



Das muitas maneiras que existem de se fazer um picadinho essa é a que mais me agrada.

A carne macia e suculenta no ponto certo confere um sabor inigualável ao paladar, e o acompanhamento escolhido foi certeiro.

Um prato de execução fácil, mas de um requinte só!

Vamos às receita:

Cubos de Mignon

Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de óleo de canola
- 1 dente de alho
- ½ xícara (chá) de cebola picada em cubos pequenos
- 400g de filé mignon cortado em cubos
- 75ml de cerveja preta
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- 1 colher (sobremesa) de molho inglês
- 1 xícara (chá) de caldo escuro de carne (receita aqui)
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Salsinha picadinha a gosto
Se o molho ficar ralo, colocar 1 colher (sobremesa) de maisena diluída em ½ xícara (chá) de água.

Modo de fazer

Corte o filé em cubos.

Numa frigideira com manteiga e óleo doure a carne. Reserve.

Na mesma frigideira refogue a cebola e o alho. Acrescente a cerveja preta, molho de carne, molho shoyu e o molho inglês.

Volte a carne na frigideira e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Por último, junte a salsinha picada. Reserve.

Couve de Bruxelas Assadas

- 1 pacotinho de couve de Bruxelas
- azeite
- sal
- Pimenta do reino

Pré-aqueça o forno.

Corte as pontas das couves de Bruxelas e retire todas as folhas amarelas exterior.

Coloque as couves num tabuleiro untado com azeite.

Salpique por cima uma mistura de sal com pimenta do reino.

Leve ao forno por 30 minutos.

Tire e vire as couves e leve ao forno por mais 20 minutos.

Arrumes os cubos de carne no prato de servir e acomode as couves ao redor, regando com o molho.

Bom Apetite!!!

Fonte de Pesquisa:
http://temperartee.blogspot.com.br/2009/11/couve-de-bruxelas-assadas.html

Pão de Batata Sem Glúten e Sem Lactose - 7º World Bread Day



O World Bread Day é um evento mundial que acontece todo ano no dia 16 de Outubro, e que nesse ano terá sua 7ª edição.

Ao comando da Zorra do blog 1x Umrühren Bitte, no dia 16 de Outubro devemos publicar a receita do nosso pão e enviar o link para o seu site, a fim de que assim seja anexado aos demais, formando uma blogagem mundial.

Escolhi a receita desse pão de batata porque gostei muito do resultado alcançado, em se tratando de uma receita sem glúten e sem lactose, e também para que, com a sua publicação, possa ajudar as pessoas que possuem intolerância a esses dois ingredientes.

Se você desejar participar ou mesmo acompanhar as outras publicações, acesse o link do evento e saiba mais.

Essa é minha primeira participação... não conhecia o projeto, mas de agora em diante participarei todo ano.

Vamos à receita:

Ingredientes:
- 2 batatas grandes cozidas e espremidas quentes (em torno de 280grs)
- 20grs de açúcar (1colher de sopa)
- 40grs de margarina (2colheres de sopa)
- 1 tablete de fermento fresco (15grs)
- 150ml de leite de soja
- 200grs de farinha de arroz
- 200grs de fécula de batata
- 8grs de sal (1colher de sobremesa)
- 3 ovos

Modo de Preparo

Misture bem o açúcar, a margarina, o fermento e o leite com as batatas espremidas. Depois acrescente as farinhas, o sal e os ovos. Misture bem.

Deixe descansar coberto com um pano por 20 minutos.

Pré-aqueça o forno por 10 minutos em 250graus.

Faça bolinhas e coloque na assadeira sem untar.

Abaixe o forno para 180 graus e asse os pães por 20 ou 35 minutos. Depende de cada forno.

Obs.: Esse pão pode ser esquentado no dia seguinte e fica muito gostoso. Como torrada também fica muito bom.

Bom Apetite!!!



Fonte de Pesquisa:

Arroz com Lentilhas e Cebolas Douradas




Essa é uma receita muito especial para mim, pois me foi enviada pela amiga Regina Fernandes, depois que me viu curiosa em saber sobre qual arroz ela falava em uma conversa lá no face.

A amiga Rê não pestanejou e me enviou logo um email com a receitinha toda detalhada.

O arroz é iniguálavel, divino... acho que dá para ter uma ideia pela foto, né?!

Regina, não encontrei essa receita no seu blog, por esse motivo não coloco o link dela, você não imagina como me deixou feliz com seu email, agradeço de coração o carinho!

Vamos à receita, tal qual ela me passou, ok?!

Cebolas douradas

- 2 cebolas médias cortadas em rodelas
- 1 colher de sopa de azeite

Colocar o azeite na frigideira,quando estiver quente, adicionar as rodelas de cebolas e mexer virando-as de vez em quando até dourar sem deixar queimar. Reservar.

Lentilhas

- 1 xíc de chá de lentilhas
- 4 xícaras (chá) de água
- 2 dentes de alho inteiros
- 1 fio de azeite
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de cebolas douradas e (deixar o resto para decorar o arroz)

Colocar a lentilha e os ingredientes dela em uma panela de pressão. Quando começar apitar contar 15 minutos. Escorrer o caldo da lentilha para usar no cozimento do arroz. E reservar a lentilha.

Arroz

- 2 xícaras de chá de arroz
- Sal
- Alho a gosto e azeite

Refogar o arroz como de costume e usar o caldo da lentilha (na sua medida de costume) para cozinhar o arroz.

Quando começar a ferver, colocar a lentilha por cima. Abaixar o fogo. Colocar a tampa da panela entre aberta e deixar cozinhar.

Quando estiver secando tampar corretamente a panela. Depois que secar toda a água, misturar com cuidado arroz e lentilha para não desmanchar. Se ainda não estiver cozido, salpicar mais um pouquinho o caldo ou água mesmo.

Decorar com a cebola reservada.

A receita desse delicioso arroz é perfeito para o almoço ou jantar de uma Segunda Sem Carne!!!



Bom Apetite!!!

Mini Berinjelas Recheadas


Quando vou ao mercado e encontro alguns dos meus legumes preferidos frescos e viçosos, não resisto e os trago logo para casa.

Isso acontece com alho-poró, abobrinha, brócolis, cogumelos variados e com berinjela. Imaginem então como fica a pessoa aqui quando se depara com mini berinjelas lindas, pequenas e viçosas!!!

Mesmo sem ter a mínima ideia do que faria com elas, trouxe as belezinhas para casa, claro!

Escolhi essa receita por ser um prato substancioso e não precisar de mais nada para acompanhá-lo, mas se quiserem podem servir um arroz branco ou até mesmo uma bela salada de folhas.

A bem da verdade, as berinjelas ficam tão boas que acompanham bem qualquer outro prato.

Vamos à receita:

Ingredientes:
- 6 minis berinjelas
- 2 colheres (chá)  de margarina light
- ½ cebola média ralada)
- 1 dente de alho espremido
- 1 colher (chá)de sal (colocar mais sal se necessário)
- 150g de carne moida
- 6 azeitonas pretas média sem caroço
- 50 g de queijo minas fresco sem sal
- 5 colheres (chá) de farinha de rosca
- 1 colher (sopa)  de  salsinha
- 1 colher (sopa) de  queijo parmesão ralado light

Modo de Fazer
Ferver e cortar 6 minis berinjelas no sentido do comprimento e cozinhar em uma panela de bafo (ver dica) por 10 minutos.

Enquanto isto preparar o recheio com 2 colheres de chá de margarina ligth ½ cebola média ralada(s) e 1 dente(s) de alho espremido(s) 1 colher de chá de sal e deixar dourar. Acrescentar 150g de carne moída, 6 azeitonas pretas médias cortadas sem caroço e deixar refogar.

Pré-aquecer o forno em temperatura forte 10 minutos antes de levar para gratinar.

Deixar esfriar as berinjelas e raspar cuidadosamente o miolo, bater com uma faca e adicionar ao refogado de carne.

Juntar 50g de queijo minas fresco sem sal picado e misturar com carne. Reservar.

Colocar as minis berinjelas em um refratário, espalhar dentro delas a metade de 5 colheres de chá de farinha de rosca,  depois rechear com a carne reservada,  salpicar por cima 1 colher de sopa de salsinha picada bem miudinha 1 colher de sopa  de queijo ralado parmesão light e o restante de farinha de rosca, levar ao forno para gratinar.

Se desejar, após retirar do forno,  cubra com um bom molho de tomates e manjericão fresco.

Servir em seguida.

Dica:
-Cozinhar no bafo para não perder as vitaminas: Colocar 1 litro de água fervente com 1 rodela de limão e 1 colher de chá de sal  em uma panela, dentro  colocar  uma peneira de metal ou cestinha de bambu, colocar os legumes sem deixar que eles encostem na água. Deixar sempre a panela tampada. O tempo para cozimento de bafo é por volta de 20 minutos dependendo da consistência do legume e se você o deseja mais mole ou durinho. Em seguida lavar na água gelada e escorrer.




Bom Apetite!!!


Fonte de Pesquisa:

Bolo de Cenoura Sem Glúten e Sem Lactose




A receita de hoje é em homenagem a todas as crianças do mundo e principalmente àquelas que sofrem com intolerância ao glúten e à lactose.

Sabemos que toda criança adora um bolo de cenoura, não é mesmo?! Pois então, esse elas podem comer e se lambuzar.

Fiz esse bolo com aquele pensamento... só acredito vendo! Não acreditei que com aquela lista de ingredientes o resultado final seria um bolo lindo como a foto mostrava.

Ainda bem que fui teimosa, o bolo é muito gostoso, macio, fofinho, e não deixa nada a desejar ao da receita tradicional.

Foi uma prova de que fazer dieta não é tão sacrificante assim, e que até um bolo com cobertura e muito saboroso podemos nos dar o prazer de degustar.

Vamos à receita:

Ingredientes:

Massa
- 2 cenouras médias raladas (ou picadas)
- 1 xícara Óleo
- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de farinha de soja
- 1 xícara de farinha de arroz
- 1 pitadinha de sal
- 2 colheres (sopa) fermento em pó
- Margarina e farinha de arroz para untar

Cobertura
- 4 a 5 colheres de leite de soja
- 4 colheres (sopa) de cacau em pó
- Açúcar a gosto (1 ou 2 colheres de sopa)
- 1 colher (sopa) de margarina

Modo de Preparo
Untar a forma com margarina e a farinha de arroz , pré-aquecer o forno em fogo médio.
Bata a cenoura com o óleo, os ovos e o açúcar no liquidificador até ficar homogêneo. Na batedeira, junte a mistura as farinhas, o sal e o fermento. Despeje a massa na forma e deixe assar por 40 minutos em forno médio.
Para a cobertura
Em uma panela ou leiteira aqueça o leite de soja, o cacau em pó, açúcar a gosto e a margarina. Mexer até levantar fervura.  Depois é só espalhar por cima do bolo.

Bom Apetite!!!


Fonte de Pesquisa:
http://www.vidasemglutenealergias.com/bolo-de-cenoura-sem-gluten-e-sem-lactose/429/
Follow Me on Pinterest Web Analytics