Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Stroganov


Outro dia, lendo o post da amiga Patrícia a fome bateu forte... e olhe que era mais de meia noite, então, não fosse o adiantado da hora, com certeza iria para a cozinha preparar um stroganov para matar meu desejo.

Guardei a receita e na primeira oportunidade que tive segui à risca as orientações da amiga e pude comprovar o sabor maravilhoso que a páprica e a mostarda conferem ao prato, sem contar que o uso do cogumelo fresco realmente faz toda diferença.

Confesso que já fiz muitas vezes o estrogonofe abrasileirado e fica muito bom também, mas essa receita é especial.

E como a Patrícia mencionou em seu post...

Reza a lenda quem criou esta receita foi Charles Briere, um chefe francês que trabalhava para o Conde Paul Stroganov. Porém, muitos acreditam que sua origem é muito mais antiga.

Vamos à receita:

Ingredientes:

- 700 g de filé mignon cortados em tiras finas
- sal, pimenta do reino e páprica doce (opcional) a gosto
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola média cortada em fatias
- 400 g de cogumelos frescos fatiados
- 2 colheres de sopa de mostarda Dijon
- 100 ml de caldo de carne
- 3 colheres de sopa de conhaque
- 350 ml de creme de leite fresco
- salsinha picadinha, o quanto baste

Modo de preparo:

Comece temperando a carne com sal, pimenta do reino e páprica. Reserve.

Em uma frigideira grande coloque 1 colher de manteiga para aquecer. Quanto a manteiga derreter junte a cebola e refogue por uns 5 minutos, até sue e fique translúcida.

Com o fogo alto acrescente os cogumelos fatiados e salteie até começarem a cozinhar mas não fiquem moles. Retire da frigideira e reserve.

Nesta mesma frigideira coloque as 2 colheres de manteiga restantes e aqueça até que esteja bem quente. Acrescente a carne, em partes, pois queremos salteá-la e não cozinhar soltando líquido. Isto deve levar uns 2 minutos.

Depois que saltear toda a carne volte tudo para a frigideira. Misture a mostarda e o caldo de carne e coloque sobre a carne. Prove o tempero, pois talvez necessite acrescentar mais sal.

Assim que ferver acrescente o conhaque. Com muito cuidado ascenda um fósforo sobre a frigideira para flambar. Quando o fogo apagar o álcool terá evaporado. Reduza o fogo e acrescente o creme de leite misturando bem.

Não deixe ferver. Coloque a salsinha picada por cima e sirva.

Bom Apetite!!!

6 comentários:

Ana Claudia postou o comentário número:

Bom dia Rachelzita, ainda é cedo, mas a vontade de provar esse prato com essa massinha é imensa, adorei a receita.
beijos querida

Receitas e Truques da Clarinha postou o comentário número:

Gosto tanto dessa comidinha.
A tua ficou com óptimo aspecto.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/velvet-de-limao.html

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Raquel: muitas vezes eu faço desse jeitinho, que é o certo! Outro dia mesmo eu fiz mas coloquei páprica picante (huuuummmm, pimentado! delícia! rsrs)! Só não tinha os cogumelos!

Bjinhus..

Beth Martins postou o comentário número:

Rachel, minha querida amiga, esta refeição não me deixa indifrente pois adoro stroganov, ficou com um aspecto muito tentador!
bjs grandes

Anônimo postou o comentário número:

Adoro muito fejao assado ou guisado e depois o aroma de peido cozido, recomendo acenderem os peidos com isqueiro ou entao quando estao na praia around the campfire. Belas cores tipo fogo de artificio. Recomendo polvo para cores azuis e red curry para cor vermelha ou entao green curry para cores lindas tropicais verdes.

Follow Me on Pinterest Web Analytics