Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Conserva de Legumes Caseira


Outro dia, a amiga Lucia Azevedo compartilhou em uma comunidade de que participo a receita dessa conserva, e, além da foto estar tentadora, eu a achei muito fácil de preparar.

Como tinha tudo que precisava em casa, fui para a cozinha na intenção de preparar um pote de picles para testar.

Resultado: a receita rendeu bastante e, ao invés de um, fiquei com quatro potes lindos de conserva.

Quem ficou feliz foram os amigos que chegaram para uma visita e ganharam um pote para levar para casa com a recomendação de que só o abrissem depois dos dias recomendados.

No último fim de semana os encontrei novamente e foram só elogios para a conserva... com isso, fiquei muito feliz e já garanti uma nova produção...rsrsrs!

Vamos à receita:

Modo de fazer:

Corte os legumes (pepino japonês, cenoura, nabo, couve-flor) em pedaços regulares e coloque num vidro limpo e seco.

Ferva vinagre branco com sal e açúcar (1 colher (sopa) cheia de açúcar e uma bem rasa de sal para cada garrafinha de vinagre).

Jogue ainda fervendo por cima dos legumes, tampe o vidro em seguida e aguarde 2 ou 3 dias  para consumir.

DICA: para acentuar a cor dos legumes, coloque 1 colher de sopa de aAjinomoto sobre os legumes e antes de colocar o vinagre.

Se você preferir  picles um pouco mais suaves, acrescente água ao vinagre antes de ferver (metade ou 1/4 do volume de vinagre em água).

OBS: se você gostar dos legumes do picles bem macios, dê uma aferventada na cenoura e na couve-flor antes de colocar no vidro (não é para cozinhar - leve ao fogo em água fria e quando levantar fervura, desligue)... pepino e nabo não precisa.

Pepino deixa gosto nos outros legumes, quem não gostar pode fazer conserva só de pepino.

Você pode colocar no vidro folhas de louro, dentes de alho e pimenta antes de colocar o vinagre, mas cuidado com a pimenta: se for colocar com as sementes, não tire o cabo, nem corte, pois vai deixar os picles ardidos demais, pode-se usar pimenta do reino em grão também.

Para fazer só com cebolinhas... o processo é o mesmo, mas deixe uns 2 dias a mais curtindo.

Atenção: Para utilizar os vidros que você tem em casa, faça assim: disponha os vidros (as tampas também) sobre uma grade (ou pano de prato limpo) dentro de uma panela e preencher com água que deve passar em 2cm a altura (mínimo) do vidro, ou seja, ficam submersos.
Então, deixar a água ferver (ponto de ebulição) e contar 10 minutos, esse tempo pode variar dependendo da altitude em relação ao mar você mora. A cada 300 metros acima do nível do mar, aumentar em 1 minuto o tempo de fervura dos vidros.
Diminua a temperatura, mas mantenha os vidros na água quente até o momento de usar.

Mais informações aqui: http://pratofundo.com/2457/como-se-faz-esterilizar-vidros-para-conserva/

Bom Apetite!!!

4 comentários:

Sá Audibert postou o comentário número:

tenho 3 duvidas...

primeiro, vc fala de colher de açucar e de sal, seria colher de sopa ou colher de chá?

segundo, qual a necessidade de colocar açucar e sal? qual a diferença na conserva? vejo que algumas receitas falam pra por e outra não.

terceira e mais importante, porque ferver o vinagre antes? também vi receitas na internet que nao manda ferver. faz que diferença na conserva?

OBRIGADA!

Rachel postou o comentário número:

@Sá Audibert
Como os legumes já estão cozidos é necessário ferver o vinagre com o açúcar e o sal por que esse procedimento serve apenas para elevar um pouco a temperatura da mistura, permitindo que o vinagre penetre de maneira mais eficiente na conserva, utilize colher de sopa.
Espero ter esclarecido suas dúvidas, qualquer coisa é só falar.
Bjuss!!!

Unknown postou o comentário número:

Você colocando o vinagre temperado com o sal e o açúcar fervendo nos legumes eles vão pegar melhor o sabor@

Celio Peres postou o comentário número:

Você colocando o vinagre temperado com o sal e o açúcar fervendo nos legumes eles vão pegar melhor o sabor@

Follow Me on Pinterest Web Analytics