Toda vez que via essa sobremesa ficava intrigada e ao mesmo tempo maravilhada com a beleza do efeito que o maçarico lhe conferia.
Fui guardando a receita até que a amiga Bá Maglia colocou em seu blog um post interessante de ler e, no final, a receita do creme brûlée feito por ela, com fotos inclusive do momento do uso do maçarico.
Não tive dúvidas, escrevi um comentário pedindo-lhe algumas informações... Ela respondeu prontamente, e em questão de poucos dias eu já estava de posse do meu mais novo auxiliar culinário, o maçarico...rs!
Por não ter mais por que adiar, fiz a receita tão desejada e me diverti, eu e meu marido/auxiliar, caramelizando os creminhos que, por sinal, antes que me esqueça dos créditos da receita, foram copiados lá do blog amiga Cris, que tão bem faz os creminhos, deixando-os ainda mais bonitos com seus enfeites!
Vamos à receita:
Ingredientes:
Xícara medidora de 240ml
- ¾ xícara (180ml) de creme de leite fresco
- 1/3 xícara (80ml) de leite integral
- 1 pedaço de casca de laranja (sem a parte branca) de aproximadamente 5cm
- 1 colher (sopa) de Cointreau
- ¼ xícara (50g) de açúcar refinado + um pouquinho extra para caramelizar
- 4 gemas
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno a 150°C. Misture o creme de leite, o leite e o pedaço de casca de laranja numa panelinha de fundo grosso e leve ao fogo médio até quase ferver. Desligue o fogo, cubra a panela e deixe o líquido em infusão por 20 minutos. Acrescente o Cointreau.
Reaqueça o creme. Junte as gemas e o açúcar numa tigela e bata com um fuê até obter um creme espesso e claro. Misturando sem parar com o fuê, despeje metade do creme quente nas gemas – mexa continuadamente para que os ovos não cozinhem. Derrame o creme restante e misture bem. Passe por uma peneira fina, com o auxílio de uma concha, transfira a mistura para quatro potinhos refratários com capacidade para 100ml cada. Coloque-os dentro de uma assadeira de beiradas altas. Encha a assadeira com água fervente até que esta chegue à metade dos potinhos e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por 25-30 minutos ou até o creme firmar – fique de olho pois a sobremesa pode assar antes disso. Retire do forno, deixe esfriar completamente e leve à geladeira por 34 horas ou até que o creme termine de firmar.
Cubra cada potinho com o açúcar extra e use um maçarico culinário para caramelizá-lo
Bom Apetite!!!
19 comentários:
Sou doida para fazer creme brûllée, mas não encontro creme de leite fresco por aqui de jeito nenhum.
Beijos
Patty Martins
Rachel! Também sempre quis fazer creme Brulee. Acho que a maioria das pessoas que gosta de cozinhar e gosta de doce, já pensou nisso ne? Uma vez vi no Programa da Maria Braga a dica para esquentar uma colher no fogo e dourar o açúcar encostando a colher quente. Mas é claro que nem se compara a ter um maçarico. Que máximo! Adorei.
Esse doce é tão bom!!!
Bjs
Um pouco trabalhoso, mas deve ser muito bom, e ficou lindo, parabéns.
Bjs
Oi Rachel
Seu bruleé ficou perfeito!!!
Eu já tentei algumas vezes, mas não gostei muito do resultado, vou lá nesse blog pra saber dos truques!!!
Parabéns ficou demais!
Tenho algumas receitas para testas, parece-me óptimo. Não tenho maçarico mas tenho um ferro de queimar :)
Ai que luxo!
Eu nunca comi esse doce, mas acho que eu vou amar.
Achei mega lindo!!!
Adorei a receita do risoto aqui embaixo e aqueles anéis deliciosos de cebola.
Beijos
Rachel,
Nunca fiz, mas já comi Creme Brûlée.
E bem macio, muito gostoso.
Tem selinho p/vc.
Bjs.
Regina
NUNCA FIZ POIS Ñ TENHO O MAÇARICO !
MAS QUALQUER HORA COMPRO!
BEIJO
Segui uma receita para creme brûlée, mas não ficou bom. Em compensação, minha filha fez uma crema catalana, que ficou bem gostosa. Ainda não publiquei, a foto está no arquivo faz tempo.
E o maçarico já usamos em outras receitas, acho que vale a pena.
Bjs.
Que lindo que ficou Rachel! Uma delícia brincar com o maçarico, né?! Estou louca para fazer mais uns lá em casa.
Beijos!
Estava procurando essa receita, Rachel!
Amei, é uma verdadeira delícia!!!
Bjos
Eliane
Nossa Rachel!
Adoro creme brule mas não posso fazer aqui em casa!! Como tudo!!! Ainda não comprei meu maçarico e sempre que faço o creme me arrependo... O açúcar queimadinho dá um toque todo especial, mas gosto do brule de qualquer jeito... Já fiz de limão, que adoro, com lavanda e de chocolate! Todos são divinos!
bjs
Rachel,
Que delicia!
Essa receita também, estou adiando...mais um dia sai...kkkkkkk
Nunca provei, por isso, estou curiosa.
beijos
Adoro creme Brûlée, embora nunca fiz. O teu ficou com uma ótima aparência.
Também tenho que comprar um maçarico!
Um abraço
Léia
wow che golosa!!bravissima come sempre!! ciao!
Ai, esse deu vontade, adoro sentir as duas texturas desses creme na boca, delícia!
(Você não estaria interessada em atender o convite que postei lá no blog? quem sabe o seu destino não é ser a nova Palmirinha, rsrs).
Beijão
hummm..ficou lindo o seu!acredite que tambem comprei meu maçarico..por causa do creme brülee?hoje..com ele até faço pururuca em pernil..rss..bjus
Amei sua receita. Estava doida pra comer um e até pensei em atravessar a cidade e ir até o Le Vin Bistro (http://www.locamob.com.br/sao-paulo/restaurantes/franceses/le-vin-bistro---jardins) que vende um ótimo, tudo pela vontade! hahaha Mas, agora tentarei em casa. Obrigada.
Postar um comentário