Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Manteiga Caseira


Nunca pensei que seria capaz de tamanha proeza. Imaginava que seria muito complicado preparar manteiga em casa e por esse motivo nunca tinha tentado.

Outro dia vi a Chef Rita Lobo preparar essa receita tão rapidinho e me pareceu tão simples que (vendo ela preparar a gente se anima... rs) resolvi experimentar.

E não é que deu certo... segui todas as dicas que ela passou e foi bem fácil, pelo resultado mostrado na foto acho que dá para ter uma ideia, né?!

Se vocês ainda não fizeram a própria manteiga, experimentem essa receita, tenho certeza de que vão adorar!

Vamos à receita:

Ingredientes:

- 500 ml de creme de leite fresco
- ¼ de colher (chá) de flor de sal (opcional)

Modo de preparo:

Coloque o creme de leite na tigela da batedeira, comece batendo em velocidade baixa e vá aumentando aos poucos para o creme não espirrar – primeiro o creme vai virar chantili, depois vai ficar mais denso até virar manteiga. 

Na metade do tempo, desligue a batedeira e raspe a lateral da tigela com uma espátula de silicone para bater todo o creme por igual.

Assim que o creme de leite começar a virar manteiga, cubra a batedeira com um pano de prato para o leitelho não espirrar.

Após cerca de 5 minutos batendo, a gordura do creme de leite vai se separar da parte líquida, transformando-se numa massa firme e amarela. Transfira a manteiga para uma peneira forrada com um pano fino (ou coador de café).

O líquido restante na batedeira é o leitelho, (mais conhecido como buttermilk) que pode ser usado em outras receitas como panquecas, biscoitos, pães ou bolos.

Una as pontas do pano e aperte delicadamente para extrair o excesso de leitelho (se preferir, pressione com as costas de uma colher). 

Separe uma tigela com água e gelo e mergulhe a manteiga para lavar e tirar o máximo de leitelho restante, espremendo delicadamente com as mãos – quanto mais pura estiver manteiga, maior sua durabilidade.

Seque bem a manteiga com papel toalha e transfira para uma manteigueira (ou embale em papel-manteiga). Se preferir, tempere com flor de sal antes de armazenar ou servir.

OBS: a manteiga dura até 10 dias na geladeira.

Bom Apetite!!!


Fonte da receita: 
https://www.panelinha.com.br/receita/manteiga-caseira


3 comentários:

Gina postou o comentário número:

Amiga,
Preciso me animar, afinal já faço iogurte, granola, pão... Para o café completo, só falta a manteiga ser caseira também.
Primeiro tenho que tirar o gesso do braço para voltar pra cozinha...
Beijos!

Follow Me on Pinterest Web Analytics