Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Purê de Batata com Alho-Poró na Barquete


Como escreveu a Rita Lobo em seu livro... “No dia a dia, parece que a gente esquece que purê de batata pode ganhar acompanhamentos.”

No caso dessa receita, o alho-poró foi um ingrediente que agregou um sabor incrível ao purê... e a apresentação nas barquetes conferiu um charme à parte que surpreendeu os convidados na mesa do happy hour.

Vamos à receita:

Ingredientes:

- 4 batatas
- 1 talo de alho-poró
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- noz-moscada relada na hora a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- barquetes quanto baste

Modo de preparo:

Descasque e corte as batatas em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água e misture ½ colher (chá) de sal. Leve para o fogo alto e, assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Enquanto isso prepare o alho-poró.

Lave e seque o alho-poró. Corte e descarte as pontas com a raiz e reserve as folhas para preparar caldos. Corte a parte clara do talo em fatias finas. Leve uma frigideira com 1 colher (sopa) de manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte o alho-poró fatiado, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Reserve.

Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor sobre a mesma panela. Leve ao fogo médio e acrescente o leite quente, mexendo com um batedor de arame para incorporar. Desligue o fogo, junte 1 colher (sopa) de manteiga e misture bem.

Tempere com sal, pimenta-do-reino, noz-moscada. Misture o alho-poró refogado, transfira para uma tigela e sirva a seguir, ou coloque porções do purê em barquetes, enfeitando a seu gosto e servindo individualmente.


Bom Apetite!!!


Fonte da receita:
Livro “O que tem na geladeira” - Rita Lobo, página 54.

3 comentários:

São Ribeiro postou o comentário número:

Uma maneira bem diferente de comer o puré, o aspecto esta super delicioso.
Servido assim fica lindo, gostei muito.
Bom fim de semana Rachel.

Clara Brito postou o comentário número:

Que delícia de receita.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/ovos-mexidos-com-alheira-vegetariana.html

Follow Me on Pinterest Web Analytics