Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Bolo Prestígio Sem Glúten e Sem Lactose



Algumas vezes vocês me viram postar receitas sem glúten e sem lactose, faço isso sempre que posso porque sei como é difícil para pessoas com esse tipo de restrição se alimentarem no dia a dia e como é difícil encontrar receitas doces ou salgadas para reproduzir em casa.

Hoje conto para vocês que agora essas receitinhas aparecerão com mais frequência por aqui, pois firmei uma parceria com o site Natue Vivendo em Equilibrio, no qual vocês encontram produtos com ingredientes naturais, cosméticos naturais, alimentos e suplementos que auxiliam na conquista de uma vida mais saudável, equilibrando aspectos pessoais e profissionais.

Além de vender os produtos que precisamos, o site ainda disponibiliza informações nutricionais de todos produtos e mantém também um blog com matérias interessantes, sempre acompanhadas de muita informação nutricional.

A receita escolhida para dar início a essa nova parceria foi um bolinho caprichado... com recheio e cobertura, perfeito para uma festa de aniversário e que com certeza irá agradar meus leitores que, por conta da restrição ao glúten e à lactose, veem-se privados de uma guloseima maravilhosa como essa.

Vamos à receita:

Massa

Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 clara
- ½ xícara (chá) de leite de coco
- ¼ xícara (chá) de óleo de coco
- 1 xícara (chá) de farinha de coco
- ½ xícara (chá) de cacau em pó
- 1 xícara (chá) de açúcar de coco (ou açúcar mascavo ou demerara)
- 2 colheres (sopa) de chia em grão
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Óleo de coco para untar

Modo de preparo: 
Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto a chia, e o fermento.
Depois, misture delicadamente o restante dos ingredientes. Unte com óleo de coco, uma forma de fundo falso pequena (18 cm de diâmetro) e coloque a massa para assar em forno baixo (180ºC) preaquecido por aproximadamente 30 minutos. Depois de assado e frio, corte em 3 fatias e recheie. Cubra com a cobertura de chocolate, decorando a seu gosto.

Recheio

Ingredientes:
- 1 litro de leite de coco
- 2 colheres de sopa de açúcar demerara, mascavo ou de coco
- Coco ralado ou tiras de coco.

Modo de preparo: 
Leve o leite de coco ao fogo até levantar fervura e desligue o fogo. Coloque o açúcar e mexa até dissolver completamente. Ligue o fogo novamente e aguarde até que reduza pela metade. Misture o coco ralado. Espere esfriar, e leve até a geladeira.

Cobertura

Ingredientes:
- 250g de chocolate amargo com alto teor de cacau(sem leite na composição)
- 100ml de leite de coco

Modo de preparo: 
Derreter o chocolate em banho-maria. Desligar o fogo e acrescentar o leite de coco. Para uma cobertura mais firme, coloque menos leite de coco.



Informações nutricionais:

Gente, esta receita é uma versão mais saudável do tradicional bolo prestígio (assim dá para comer sem tanta culpa), já que é feita com alimentos de alto valor nutricional, e ainda, não contém glúten, nem lactose. Bora conferir suas vantagens?

Feito com gorduras saudáveis: a gordura presente no coco é uma gordura boa, pois é um tipo de gordura saturada chamada TCM (triglicerídeos de cadeia média), que tem a característica de ser digerida, absorvida e transformada em energia rapidamente, possuindo menos chances de ser estocada (em forma de tecido de gordura). Além disso, é mais saudável para o coração, e tem ação antioxidante e mantém suas propriedades nutricionais mesmo em temperaturas mais altas.

Rico em fibras: a chia, o coco ralado e a farinha de coco são alimentos com alto teor de fibras, que dão mais saciedade, reduzem a absorção do açúcar e da gordura e contribuem para o funcionamento do intestino.
Adoçado com açúcares saudáveis: além de adoçar, estes açúcares contribuem para a nossa saúde. Possuem vitaminas e minerais, diferentemente do açúcar refinado, que é considerável uma caloria vazia, pois não oferece benefícios.

Com alto teor de cacau, que está relacionado com a saúde cardiovascular, além de contribuir para combater o envelhecimento precoce da pele.

Não contém glúten: uma proteína presente no trigo, aveia, malte e cevada que pode causar intolerância em uma parcela da população, o que é conhecido como doença celíaca.

Não contém lactose, nem proteínas do leite: é permitido para alérgicos à proteína do leite e intolerantes à lactose (o açúcar do leite). Além disso, não possui a gordura saturada presente no leite e seus derivados, que podem ser prejudiciais para pessoas que estão como colesterol alto.

A chia é rica em vitaminas, minerais, além de gorduras boas da família do ômega 3, sendo muito benéfica para a saúde cardiovascular.

Bom Apetite!!!


Site: http://www.natue.com.br/

Blog: http://www.natue.com.br/blog/




11 comentários:

Vanderleia postou o comentário número:

Bom dia Rachel, seu bolo ficou maravilhoso.Reuniu tudo que gosto sendo mais saudável.Arrasou.Beijos e uma ótima semana.

Dafne Augusto postou o comentário número:

Oi Rachel. O bolo ficou simplesmente perfeito. ADORO prestigio, embora não faça esse bolo com frequência em casa. É o preferido da minha mãe e do meu padrasto. Não canso de ver os seus pins lá no pinterest ^^ Vc está sempre na minha timeline e até o pinterest fica me sugerindo mandar as coisas que pino pra vc kkkk
Um grande beijo

São Ribeiro postou o comentário número:

Ficou lindo e tem recheio delicioso.
Essa fatia esta mesmo a pedir uma dentada
bjs

Josy postou o comentário número:

Rachelzita a ordem da vez agora é comer com saúde. As receitas saudáveis são sempre bem vindas ainda mais em formato de bolo prestigio que adoro. Gostei demais da receita, tenho alguns ingredientes que vc menciona na receita. Vou levar. Ficou lindo. Beijinhos, ótima semana

www.sosimplesassim.com.br postou o comentário número:

Oi Rachel,
Ótima notícia essa de você postar comidas saudáveis. Vou ficar de olho, pois lá em casa o pessoal está aderindo a uma alimentação mais light.
O bolo está delicioso!
Bj,
Lylia

angela postou o comentário número:

o bolo ficou show, já mandei o link para uma amiga! bj

Ioly postou o comentário número:

Deu água na boca.
Aqui ninguém tem restrições alimentares, mas sempre que possível evito o glúten.

Um dia abençoado!

http://feitocomcarinhodemae@uol.com.br

Andréa Santana postou o comentário número:

Meu bolo predileto e feito assim melhor ainda.
Imagino o sabor e o aroma desse bolo...hummmmmmmm!

Bjs

Letrícia postou o comentário número:

Rachel, fiz esse bolinho em casa! Como era para os bebês, preferi deixar sem cobertura e recheio - por enquanto, quero deixá-los na ignorância em relação aos doces mais doces, hehehe. Eles AMARAM! Precisa ver o chilique que dão quando a gente mostra o bolinho a eles e demora a dar. Até o marido, que torce o nariz para tudo que é sem glúten/lactose adorou. Obrigada pela receita e pela dica da Natue (às vezes é muito chato encontrar produtos mais 'diferentes').

Beijos!

Follow Me on Pinterest Web Analytics