Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lulas à Dorê


Outro dia, passeando pela net, deparei-me com um blog cujo autor discorria sobre a verdadeira arte que demanda reproduzir lulas à dorê impecáveis (macias, crocantes).

Enquanto ele relatava o conselho dado por uma cozinheira espanhola... ia visualizando aquela sobra de lulas da receita de outro dia, já vendo as bichinhas crocantes e macias no meu prato...rs!

Como ando numa fase de frutos do mar e as lulas estão em estoque no freezer, resolvi testar a receita e não me arrependi, realmente ficaram deliciosas e crocantes, e isso dá pra ver na foto, não é mesmo?!

Segue trecho do texto postado pelo aludido autor, para não ter erro!

“A grande cozinheira espanhola Maria Garcia Casares, que fez a justa fama do muito bom restaurante espanhol Los Molinos, dá um conselho precioso: seque muito bem as lulas.

Segundo ela, os anéis de lula devem ser cortados em tiras e lavados. Depois, é preciso secar realmente muito bem com um pano de cozinha bem limpo. Secar duas ou três vezes com a toalha limpa até que elas fiquem secas mesmo, sem resquícios de umidade.

Segundo D. Maria, se a lula soltar água fica difícil e até um pouco perigoso de fritar. Isso porque a lula meio molhada pode provocar pequenos estouros no óleo e provocar pequenas queimaduras nas mãos.

Uma vez bem secos, passe os anéis pela farinha de trigo e bata com as mãos para retirar o excesso e frite em bastante óleo bem quente mesmo. É preferível fritar em várias etapas em bastante óleo bem quente.

O negócio é não congestionar a frigideira, dourou, está pronta para ser servida com um vinho branco gelado e com boa acidez, como um Sauvignon Blanc do Chile, um Soave de classe do Vêneto e assim por diante”... eu fui de Lambrusco Dell’Emilia bianco frisante, maravilhoso!!!

Bom Apetite!!!

10 comentários:

Receitas para a Felicidade postou o comentário número:

Mesmo lindas Raquel e crocantes como eu gosto, aprecio imenso a lula dessa forma

beijos e bom fim de semana!!

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Rachel,
Adoro lulas embora seja complicado consegui-las de boa qualidade aqui no nordeste.
Beijo
Vânia

Unknown postou o comentário número:

Olá,vim conhecer seu Blog e amei,já estou seguindo!
Parabêns pelo Blog e sucesso pra ti!

Se quiser visitar meu Blog,fique a vontade e se quiser seguir,sinta-se em casa!
Beijinhos!

http://umamulherbemvestida.blogspot.com

Isabel postou o comentário número:

Rachel, adorei as lulas à Dorê :)
Com vinho bem fresquinho, esta sugestão é um delicioso petisco!
beijinho e bom fim-de-semana.

Renata postou o comentário número:

E nós falamos sobre lulas ontem né?

Adoro, pena que, como te disse, aqui é dificil de encontrar!

Ficaram divinas!

Nathalia postou o comentário número:

Muito boa dica!!!! Adoro frutos do mar!!!
Beijos e bom final de semana

Miriam Bralli postou o comentário número:

Olá Rachel,

Realmente percebe-se pela foto que estão super crocantes e daqui consigo sentir o saborzinho delicioso!!!!

Feliz Fim de Semana!!!
1000 Beijokinhas

Laura Lucia postou o comentário número:

Rachel,
Você é danadíssima na cozinha, amiga. Bastou eu ficar doente uns diazinhos, sem poder visitar minhas amigas, e encontro um bocado de receitinha nova aqui...Vou já, já, dar uma olhada nelas.
Gostei da dica de ter que enxugar bem as lulas para ficarem crocantes. Vou dá-la para o meu amor, pois este prato é ele quem gosta de fazer. E eu adoro que seja assim, porque morro de medo de óleo quente (queimei-me na adolescência fritando uns salgadinhos e daí resultou meu terror de óleo quente).
Achei formidável você ter conhecido a Renata, do Eterno Prazeres. Fico imaginando a delícia que foi este encontro de duas amigas virtuais, ambas com interesses em culinária...Muito legal, garota, você ter ido até lá e tê-la procurado.
Meu carinho pra você, Laura Lucia

Follow Me on Pinterest Web Analytics