Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dia Internacional dos Celíacos Blogagem Coletiva



Quando a amiga Fla fez o convite para que todas/os nós fizéssemos uma receita e publicássemos no dia de hoje, a intenção era descobrir mais receitas para ajudar a todos os que padecem dessa doença.
Fui correndo para o google me informar e também procurar uma receita com a devida indicação para aqueles que não toleram o glúten. Eu, que era uma ignorante no assunto, não queria indicar uma receita errada... mas foi a Fla mesma quem, com uma matéria completa, deu as informações que eu precisava.
Vejam só um pouquinho do que ela publicou:

"Doença Celíaca, ou seja, intolerância permanente ao glúten. A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, podendo entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos como: pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka,etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação. Devido a exclusão total de alguns alimentos ricos em carbohidratos e fibras, a dieta do Celíaco habitualmente é composta em sua maior parte de gorduras (margarina, manteigas, óleos, etc) e proteínas (carne em geral) e em menor parte de carbohidratos (massas sem glúten, açúcares, etc). Todo Celíaco que não transgride a doença, tende a ter um aumento do peso corporal, e desta forma deve ter uma dieta equilibrada. Para tanto, deve diminuir a ingestão de proteínas, moderar o consumo de gorduras e aumentar o consumo de frutas, sucos naturais, verduras e legumes, tornando sua alimentação mais adequada e saudável."

Bom, por coincidência, a amiga Patty Martins do blog Aqui na Cozinha, postou nessa semana uma receita de Mungunzá que me fez salivar de tanta vontade, então, resolvi juntar o útil ao agradável e matar dois coelhos com uma cajadada só...rsrsrs.



Mungunzá

Ingredientes:

- 500g de milho para canjica ou mungunzá
- 1 litro de água
- 800 ml de leite de vaca ( usei leite de soja)
- 200 ml de leite de coco
- 1 xícara (de chá) de coco fresco ralado
- 3 xícaras (de chá) de açúcar
- 2 ou mais paus de canela
- 6 cravos

Modo de Preparo:

Deixe o milho de molho de um dia para o outro. Leve ao fogo em uma panela de pressão com um litro de água, o cravo e a canela e cozinhe por 30 minutos. Depois tire a pressão e se o milho já estiver macio, junte o leite, o leite de coco, o açúcar e o coco ralado, cozinhando por mais 30 minutos com a panela sem a tampa. O caldo vai engrossar e secar um pouco.
Dica: Dá para servir quente, morna ou gelada. Se gostar, polvilhe com canela em pó. Eu deixei secar bem, mas se você preferir deixe mais caldo.

Depois de algumas pesquisa, descobri que o milho como um todo é um dos grãos livres do glúten e, para ajudar ainda mais, vou postar mais uma receita que descobri no blog do Edu Guedes http://receitasdoeduguedes.blogspot.com/. Espero que minhas receitinhas ajudem a melhorar o cardápio e as opções de todos os que sofrem desse mal.




Pão de Milho sem glúten

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de milho verde
- 1 xícara (chá) de água morna
- 1 sachê (20g) de fermento biológico
- 1 colher (café) sal
- 2 colheres (sopa) açúcar
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 ½ xícaras (chá) de farinha de arroz
- óleo de milho e farinha de arroz para untar

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador o milho, água morna e coe. Despeje esta mistura coada em um bowl acrescente fermento, sal, açúcar, óleo e o ovo. Misture bem.
Junte o amido de milho e a farinha de arroz. Despeje em uma fôrma untada com óleo de milho e enfarinhada com farinha de arroz e leve para assar no forno pré-aquecido a 180 ºC por 30 minutos.
Se desejar, sirva com uma calda de morango!


Bom Apetite!!!

5 comentários:

ameixa seca postou o comentário número:

A minha melhor amiga descobriu este ano que é celíaca. Tenho-lhe enviado algumas receitas porque não é fácil encontrar comida sem glúten :) Infelizmente não posso participar porque estou sem máquina!

Fla postou o comentário número:

Raquel, você é mesmo uma fofa!
Obrigada por participar da blogagem e com certeza suas receitas ajudarão sim todas as pessoas celíacas!
Estou linkando as duas receitas no blog.
Beijos e obrigada

cucchiaiopieno.com.br postou o comentário número:

Oi querida
Parabéns pela deliciosa participação, adorei o pão de milho!
Um abraço
Lèia

ELIANE TAVEIRA postou o comentário número:

Oi Rachel!

Ótimas idéias, amooooo canjica... Fiquei babando!
Bjinhos

Eliane

Kell postou o comentário número:

obrigada pelas dicas, temos essa situação na família, e é tão ruim quando eles vem nos visitar e não tenho tanta variedade nos jantares, vou tentar o Pão de Milho sem glúten
depois conto como foi!
Bjs
adoro as dicas do seu blog!

Follow Me on Pinterest Web Analytics