Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Plágio Não!!!


No ano de 2011 começamos uma campanha contra o plágio e, hoje, 4 anos depois, sentimos a necessidade de voltarmos a falar sobre isso, pois muitos continuam copiando e publicando textos e fotos dos outros como se fossem seus, e o pior, às vezes até mesmo os dois em uma mesma postagem.

O texto abaixo foi o que postei em 2014 e publico novamente na íntegra, pois, além da ação conjunta com outros blogs, fiz um verdadeiro desabafo, acompanhem...

"Cansados de reclamar e compartilhar isoladamente os problemas enfrentados em relação ao plágio cometido de diversas formas contra nós blogueiros, não só de culinária, mas também de outros segmentos, resolvemos que era chegada a hora de dar um basta e botar a boca no trombone.

Assim surgiu a ideia dessa blogagem coletiva, na qual várias amigas e amigos blogueiros publicam em suas páginas considerações visando conscientizar um número cada vez maior de pessoas no sentido de que... o que não foi você quem fez, idealizou ou inventou.... não deve ser tido como seu por direito.

Sendo assim, não se pode sair por aí pegando foto, receita, matéria... seja o que for, e publicar como se fosse seu, escrito por você, fotografado por você ou cozinhado por você. NÃO PODE, não sem dar os devidos créditos, SIMPLES ASSIM.

Além disso, em algumas situações, não basta dar os créditos para achar que o problema está resolvido, não... copiar e colar na íntegra qualquer que seja o assunto demonstra acima de tudo uma total falta de criatividade!

Poxa, só quem se dá ao trabalho de pesquisar, executar, fotografar e postar... sabe o quanto isso demanda de tempo e dedicação, e o quanto é revoltante quando vem uma pessoa e pega TUDO... e simplesmente COPIA e COLA... assim fica fácil demais, não?!

E, acreditem, tem muuuuuuuita gente fazendo isso... e o que é pior, com grande visibilidade e parcerias.

Confesso que nem sei mais o que falar ou argumentar, minha tristeza ao ver que em 2 anos pouca coisa mudou é tamanha que quase deixei de participar da blogagem esse ano.

Nos últimos meses, ao descobrir algumas fotos e receitas minhas publicadas em sites e páginas sem minha autorização, sem crédito nenhum e até com foto e receitas trocados, fiquei muito aborrecida e decepcionada, sobretudo ao ver que muitos nem se importaram em responder às minhas reclamações, demonstrando uma total falta de ética e de respeito.

Sinceramente não sei até quando precisaremos de ações como essa e se realmente esses problemas terão fim algum dia... mas, estamos aqui, eu e mais alguns amigos e amigas, nessa blogagem que, além de um desabafo, é um pedido de conscientização geral, para que tenhamos respeito uns com os outros e, principalmente, com o que publicamos."

Não preciso dizer mais nada, não é mesmo?! Só me resta esperar que nosso movimento abra os olhos das pessoas que têm agido desta forma... que vistam a carapuça! ;)

Um grande abraço a todos!!!


4 comentários:

Andréa Santana postou o comentário número:

Rachel querida,
Tem um blog que nunca fez nenhuma receita, pega receitas e fotos de outros blogs e coloca no dela, as vezes ela coloca a fonte, mas é difícil.
Tá na cara que as receitas são plágios.
A gente fica horas na cozinha, além de fotografar, tudo feito com carinho e sempre dá trabalho.
Infelizmente o mundo virtual está cheio de pessoas folgadas e cometendo crime.

Beijinhos, boa semana ♥

Vicentina postou o comentário número:

Tem mesmo que falar Rachel, já tive foto minha publicada em um blog sem o menor escrúpulo, pura falta de ética.
Boa sorte
Bjs

São Ribeiro postou o comentário número:

Rachel já vi tantas fotos minhas em outros blogs ou mesmo paginas do facebook , eu deixo recado mas não adianta.
Gente sem vergonha na cara.
Boa semana

Beh Müller postou o comentário número:

Rachel: totalmente solidária com você! Será que esqueceram que exiaste uma palavra denominada 'caráter'? Bjs, Beth Müller (de Caçapava)

Follow Me on Pinterest Web Analytics