Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Plágio Não!!!



O texto que vocês vão ler abaixo foi escrito em 05/09/2011. Hoje, exatamente 1 ano depois, eu e todos os amigos que nos unimos naquela data num grito de protesto reiteramos nossos argumentos com mais fervor ainda, visto que de nada adiantou todo aquele movimento.
Cópias continuam sendo feitas, cada vez com mais descaramento, e o pior é que ainda se sentem ofendidos quando denunciados e passam a ameaçar quem se revolta e denuncia.
Por não saber mais o que falar, visto que tudo parece em vão, estou repostando aquele meu desabafo... e sei que vamos ver o mesmo conteúdo em muitos outros blogs, pois infelizmente a situação permanece a mesma, apesar de algumas mudanças, até em leis, terem surgido.
Quem sabe no ano que vem eu possa escrever sobre alterações no comportamento das pessoas, pelo menos nos daquelas que de uma forma ou de outra caminham no mesmo rumo, afinal, se a coisa continua assim, um dia o feitiço pode virar contra o feiticeiro, não é mesmo?!

Releiam...

"O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença à outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma."

Você pesquisa, escolhe uma receita, separa os ingredientes, executa a receita, prepara o cenário para a fotografia... seu controle de qualidade dá o ok para a postagem (geralmente a família e amigos...rs), e aí vem um(a) sem noção e surrupia/usurpa/rouba tudo... foto, texto, e até parece que a "família/amigos" é dele(a) também!

Assim não dá, né?! Por isso, depois de um fato ocorrido novamente com uma amiga blogueira, estamos hoje reunidos nessa blogagem coletiva, a fim de dar um SEMANCOL naqueles que praticam esse tipo de sacanagem. E não apenas sacanagem... Plágio é crime!!!

Portanto, seja legal, no duplo sentido! Não copie sem dizer de quem se trata a idéia/obra, quando ela não for sua. Não tem nada demais gostar e copiar um texto, uma receita, um modelo, uma arte... enfim, qualquer coisa que seja, mas, desde que dê os créditos, cite a fonte, ou, se for o caso, peça permissão... assim será muito mais honesto e correto!

Convido a todos(as) que ainda não aderiram, que estejam conosco nesse dia, juntos talvez a gente consiga fazer com que os SEM NOÇÃO nos ouçam e pensem bem antes de plagiar qualquer coisa!

Um grande abraço a todos!!!

Ainda em tempo... esqueci de dizer que a imagem acima foi idealizada pelo Túlio Souza do blog Macho Gourmet, parceiro nessa blogagem!

Fonte: Wikipédia - Plágio

13 comentários:

Sandra Reis postou o comentário número:

Oi Rachel
Os plagiadores continuam copianda e roubando material dos outros sim, e talvez o número seja maior que no ano passado.
Mas hoje podemos denunciar diretamente aos agregadores, provedores e sites que eles postam que o material é retirado rapidamente, pois sabem que Plágio é crime previsto em lei e que se eles não excluírem podem ser responsabilizados como coautores.
O que mudou para melhor, a meu ver, é que hoje não precisamos mais ficar nos desgastando tentando mudar a cabeça daqueles que ainda não aprenderam a respeitar o que é dos outros.
Vamos que vamos!
Beijão querida

São Ribeiro postou o comentário número:

JÁ VI VÁRIAS FOTOS MINHAS NO FACEBOOK E VOU LÉ RECHAMO MAS NÃO ADIANTA A PESSOA NEM RESPONDE.
SÃO PESSOAS SM VERGONHA NA CARA.
BJS

maria/andrea postou o comentário número:

Oi
Já ví a mesma receita (e muitas vezes a mesma foto) em vários blogs também. Dai a gente nem sabe ao certo quem foi o autor, rsrs.
Mas o blogueiro que teve todo o trabalho sabe e tem todo direito de reclamar.
Meu blog não é sobre culinária, mas vez ou outra, quando pego alguma receita em algum blog, peço permissão para postar. Nunca coloco a foto da pessoa e se modifico a receita (sempre faço isso), eu informo. Acho mais bonito, mais justo.
Mas infelizmente, muitos não pensam e não agem desta forma.
E não pense que isso só acontece nos blogs culinários não. Lamentável.
Beijos.

Adoro suas receitas e quero testar o pão de queijo sem lactose.

Unknown postou o comentário número:

Apoiadoooooooo com todos os louvores!!!É uma sacanagem tremenda, isso para mim é roubo,ainda bem que há lei para punir essas pessoa que agem de má fé!!!tudo é uma questao de honestidade, e nem todos,infelizmente, aprederam o significado dessa palavra em suas casas!!!!!!!

Sabor no Prato postou o comentário número:

Que pena que hoje em dia, a cópia de conteúdos tem aumentado. Isto é crime e estas pessoas perderam a noção disso.

Abraços, Fabiana.

Ana Paula Lazzarotto postou o comentário número:

TU-DO VER-DA-DE!!! Ainda têm a cara de pau de ameaçar!!! Isso eu achei O FIM!!!! "Tamo Junto"amiga♥!!!

cucchiaiopieno.com.br postou o comentário número:

Oi amiga
Assino embaixo!
Esse é um dos meus maiores desânimos com o blog:(
Bjim
Léia

deadshrimp postou o comentário número:

Acho que quando alguém copia alguma coisa nossa, antes de sentir revolta, devemos sentir que estamos no caminho certo, pois ninguém copia nada que achou um lixo.

Unknown postou o comentário número:

Minha amiga, sabe que eu sou meio desligada nesse negócio de cópias, plágios e tais...se tem gente copiando coisa minha por aí, e deve ter sim, eu sinceramente nem fico sabendo...também, nem sei como procurar...

Mas, tenho que aderir à ideia, pois além de falta de ética é a maior falta de educação copiar coisas dos outros, e pior ainda se dizer autor do fato...como a gente diz aqui: é de lascar!!!!

Abraço minha querida,
Fique bem!

Follow Me on Pinterest Web Analytics