Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ressonâncias da Blogagem Coletiva Fases da Vida - Relacionando Frutas com cada Fase


Depois que passamos por todas as fases da Blogagem Coletiva Fases da Vida, foram 8 no total, ficou um grande vazio e uma vontade (pelo menos para mim e boa parte das amigas participantes) de falarmos mais, pois foi assim que a cada fase íamos nos expondo e às vezes, até meio sem querer, despertando lembranças de momentos/fatos passados e adormecidos em nossos sentimentos mais profundos.

Sendo assim, eis que vem minha querida amiga Rute, lá de além mar... quem eu aprendi a admirar e respeitar, e que sempre me dá força e atenção nas horas que mais preciso, ela tem uma intuição que vence até o maior dos oceanos...rs!

Pois bem, proposto por ela e aceito por mim, aqui tento... de acordo com o que pude pesquisar, relacionar uma fruta para cada fase de vida.

Espero ser o mais fiel possível às reais necessidades que envolvem cada fase de vida do ser humano.

As frutas são muito importantes como componentes de uma boa alimentação, fazendo com que as pessoas mantenham uma vida saudável.

Só que o que poucos sabiam é que há diversos tipos de frutas especiais para cada fase da vida que você esteja passando, ou melhor, para cada faixa etária.

Saiba abaixo em quais etapas a determinada fruta pode lhe beneficiar.


Do nascimento até a infância, época em que a criança está formando a flora intestinal: o mamão, a banana e a laranja, frutas que ajudam a formar o bolo fecal e auxilia a absorção do ferro, porque anemia é muito comum nessa faixa etária.



Dos 10 aos 19 anos, que compreendem a adolescência e o ínicio da juventude, temos 3 frutas: a maçã, que previne a anemia e a obesidade, o morango, que é anti-inflamatório, e o açaí, que além de energético atua na musculatura e na coordenação motora.


Dos 20 aos 29 anos, quando a juventude aflora com intensidade, fazendo-se necessária a inclusão cada vez maior de frutas, desponta a importância da inclusão do abacate, do abacaxi e da melancia na nossa alimentação, pois são frutas ricas em potássio, magnésio, ácido fólico e vitaminas.
O abacate possui ômegas 3, 6, 7 e polifenóis, que auxiliam na regularização do colesterol.


Dos 30 aos 39 anos, a entrada na maturidade nos leva a ter maior atenção com alguns probleminhas, tais como colesterol, diabetes, etc. Para essa fase recomenda-se a ingestão de coco, pêssego e uva. O primeiro auxilia na redução do colesterol, o pêssego estimula o funcionamento da insulina, e a uva tem efeito anticancerígeno.


Dos 40 aos 49 anos, fase de transição da maturidade para a melhor idade, o caju, a ameixa e o melão se destacam. O caju é diurético, a ameixa ajuda na prevenção de doenças intestinais, e o melão tem baixo valor calórico e pode ser usado para quem quer perder peso.


Entre os 50 e os 59 anos vivenciamos aquela que muitos gostam de dizer melhor idade, fase de aproveitar todas as conquistas alcançadas ao longo da vida, para a qual precisamos estar bem fortalecidos. Nela podemos abusar da manga, da jabuticaba e das frutas verdes.
A manga ajuda em casos de desnutrição, a jabuticaba, a reter menos líquido no organismo, e as frutas verdes, têm antioxidantes que eliminam os radicais livres prejudiciais à saúde.


Mais de 70 anos... me recuso a relacionar essa fase ou qualquer dessas frutas à morte, mas o faço como opção de fortalecimento e cuidado intensificado com a saúde, visando prolongar mais e o melhor possível a nossa estadia aqui nesse mundo maravilhoso. Para tanto, devem ser consumidas: goiaba, cereja e uva.

A goiaba previne problemas circulatórios, auxilia o intestino e previne o reumatismo. A uva, por conter resiratrol, garante longevidade, e a cereja previne problemas urinários.

Para além da vida, espero que todas as deliciosas frutas aqui apresentadas estejam à nossa disposição lá no pomar do céu!


Assim, amiga Rute, espero que meu empenho tenha lhe agradado e que você concorde com as minhas divisões das frutas pelas fases.

Fiquei muito feliz pelo convite e por ter sido capaz de executá-lo.


Um abraço a todos!!!


Fonte de Pesquisa:
http://www.sempretops.com/saude/as-melhores-frutas-para-cada-idade/

11 comentários:

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Rachel,
Muito bom post, muito informativo, obrigada.
Bom feriado.
Vânia

Maria de Lourdes Ruiz postou o comentário número:

Interessante informação. Adorei essa relação das frutas apropriadas para cada idade.

Bjs

Andréa Santana postou o comentário número:

OLÁ QUERIDA RACHEL,BOM DIA!
POST NOTA 1000,INFORMAÇÕES PRECIOSAS,ADOREI!!

TENHA UM ÓTIMO FERIADO!
BEIJOS.....

Miriam Bralli postou o comentário número:

Olá Rachel,

Muito interessante e útil...
Adorei!!!

Feliz Feriado!!!
1000 Beijokinhas

Gina postou o comentário número:

Ah, gostei do pomar do céu, minha amiga!
Desculpe a ausência, mas continuo cuidando das dores no braço e não posso ficar digitando muito tempo.
Adoro frutas e as consumo diariamente.
Você engajou-se mesmo na coletiva, gostei de ver.
Bjs.

Lina postou o comentário número:

Olá, Rachel!Que deliciosa e fresca ressonância! Gostei de cada sugestão vitaminada, as frutas fazem parte de toda a nossa vida, como perfeita dádiva da natureza que devemos aproveitar. Engraçado como o nosso paladar vai mudando ao longo do tempo e frutas que gostávamos na infância, como a banana vamos substituindo por outras como o quivi...Mais uma vez a mãe natureza sabe o que faz.
Foi bom recordar a BCFV com estes sabores maravilhosos!
Beijinhos de morango

RUTE postou o comentário número:

Querida,
estou sem tempo para comentar.
Já inclui o link.
Volto mais tarde para ler com atenção.
Beijo no seu coração.
Obrigada pelas palavras carinhosas.
Rute de além-mar :)

Nane Cabral postou o comentário número:

Olá Rachel, muito legal seu post. Adorei saber sobre os alimentos e seus benefícios conforme nossa idade. Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

RUTE postou o comentário número:

Regressei ao seu convivio!
Sua participação está excelente.
Engraçado que cá em Portugal também usamos muito a banana e a laranja para os bébés.
E as crianças adoram morangos picados com açúcar!
Na juventude, acho que gostava mais de frutas que não dessem trabalho, adorava sair de casa a trincar uma maçã ou uma pêra. Ótimas frutas para snack a meio da manhã ou da tarde.
Mas isso que estou falando são hábitos. Porém você foi muito além, conseguiu trazer-nos saúde aliada às fases da vida através da fruta.
Muito bom e educativo seu post. Amei.
Obrigada por ter aceite o convite.
Que bom que vc gostou do desafio.
Não deixe de verificar as outras participações, tem de tudo por lá, ressonâncias humoristicas, aromáticas, energéticas/sutis, musicais, animais... São apenas alguns exemplos super criativos das meninas.
Beijinhos frutados.
Rute

Roselia Bezerra postou o comentário número:

Olá, querida
Estive de mudança e na roça por 15 dias muito afastada daqui... por isso só hoje passo...
Gosto demais de fruta... as de todas as fases que vc mencionou... São sempre e diariamente bem vindas em meu cardápio... tem dia que só como frutas, inclusive...
Muito diferente e feliz o seu post, amiga... parabéns!!!
Bjm de paz e ótimo fim de semana

Lavar cabelos todos dias postou o comentário número:

Toda vez que leio um artigo assim eu fico com peso na consciência, pois eu não costumo comer muita fruta, mesmo sabendo o bem que elas fazem.

Mas vou mudar.

Obrigado

Follow Me on Pinterest Web Analytics