"Em tempos remotos, certo dia 29 na Itália, um andarilho faminto bateu na porta de um casebre na expectativa de um prato de comida.
A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, São Genaro.
Repartiram então a abençoada refeição, cabendo sete pedacinhos a cada um.
Após saborear o delicioso nhoque, São Genaro satisfeito, agradeceu e partiu.Quando foram recolher os pratos descobriram que em baixo de cada um havia notas de dinheiro.
Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fartura, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato e comer primeiro os sete pedacinhos em pé, para depois comer a vontade."
Eu adoro fazer nhoque em casa, mas às vezes a pressa me faz empregar um recurso pouco usual em seu preparo, como no caso deste que preparei ainda agorinha para seguir a tradição.
Fiz assim: quando a massa ficou pronta, coloquei num saco de confeitar sem o bico, e em uma panela que estava com a água fervendo fui espremendo e cortando os cubinhos com a tesoura de cozinha.
Prático, rápido, eficiente, e ninguém percebe a diferença...rs!
A receita manda fazer do jeito correto, mas se tiverem vontade, experimentem o “meu recurso”, com certeza vocês irão aprovar.
Vamos à receita:
Ingredientes:
- 1 kg de inhame sem casca
- 5 col. (sopa) de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1 col. (sopa) de margarina (ou manteiga) light
- Sal a gosto
Modo de fazer
Cozinhe o inhame na água com sal até ficar macio. Escorra a água e passe o inhame no espremedor de batata.
Misture a farinha, o ovo, a margarina e o sal. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Em uma superfície enfarinhada, faça rolinhos, corte em pequenos cilindros e cozinhe em água abundante com um pouco de sal.
Passe para a travessa de servir e acrescente seu molho ao sugo preferido, eu costumo usar um que vem em sachê e tem na versão com ervas finas, fica ótimo.
Bom Apetite!!!
Fonte da pesquisa:
http://massastres.sites.uol.com.br/
19 comentários:
Olá Rachel, o inhame é super benéfico para o nosso corpo e é ótimo ver uma receita maravilhosa dessas. Beijinhos, Nane www.vovoquensinou.blogspot.com
que coisa boa Rachel..inhoque de inhame..deve ficar muito bom..gosto tambem de fazer inhoque em casa ..amei sua receita..bjus
Eu ando na expectativa para saber qual será o dia em que finalmente em minha casa vou cozinhar nhoque, nem imagina a vontade que eu tenho de comer essa iguaria... tenho mesmo de experimentar!!!
Esse está com um aspecto divinal...
Beijocas
GOSTEI DA COR FICOU LINDA O SABOR DEVE SER BEM LEVE HUMMMM PARECE BOOOOM!!
Deve ser muito gostoso esse nhoque, minha mãe tem uma maquinha que coloca a massa dentro e vai cortando é bem prática também.
bjs
Rachel,
A combinação de cores Tornou o prato apetitoso, os ingredientes são muito saudáveis e o prato é delicioso.
Beijo
Vânia
Este nhoque de inhame deve ser muito gostoso, vou levar a receita comigo.
Bjo
Fê
Olá Rachel,
Aqui no Brasil a variedade de ingredientes nos ajuda e muito na hora de elaborarmos um prato...
O se nhoque está divino, gostei!!!!
Alegre Tarde de Reflexão e Serenidade!!!
1000 Beijokinhas
Rachel, mas você é internacional! você pode fazer melhor do que a maioria dos italianos gnocchi.
beijos
Suculento e delicioso...
Daqui pra frente vou adotar seu recurso, achei ótimo.
Bjs e Boa Tarde
Rachel, já comi muito nhoque da sorte, mas nunca soube da história, muito bonita por sinal.
Adorei o seu de inhame, com certeza ficou mais nutritivo. Pena que o prato tá na tela.
Querida, que bom que teremos essa oportunidade de nos conhecermos, vc é uma das pessoas queridas minhas dessa blogosfera, vai ser uma noite muito divertida...e logo logo tá chegando. De todas as que participarão só conheço a Cecília, que é uma doçura de pessoa, vc vai ver;
Um beijão!
Rachel,
Uma receita ótima. Nunca comi, mas creio que deve ser muito saboroso, porque inhame é uma delícia. Sua dica do saco de confeitar é formidável. Outro dia resolvi inaugurar uma geringonça de plástico para fazer nhoque. Olha, fiz a maior porcariada na bancada e não saiu nada que prestasse. Acabei partindo para os tradicionais rolinhos. Já vou deixar anotado seu método prático do saco de confeitar. Obrigada pela dica, que vai facilitar muitíssimo a minha vida.
Meu afeto para você, Laura Lucia
P.S. Não fiquei ainda completamente boa da faringite e de suas consequências. A pior de todas foi ficar sem fazer os dois tipos de fisioterapia para a coluna durante 3 semanas. Houve uma perda muscular grande, resultando em dores mais intensas. Por isto estou desaparecida. Como já falei antes, ficar sentada aumenta as dores. Bom, mas breve estarei melhor.Bjs, LL
Eu comia com gosto :)
Rachelzita esse recurso que vc usou me fez lembrar de mamãe, ela fazia assim também, adoro nhoque mas só feito em casa, e esse seu de inhame nunca provei. Deve focar delicioso. Gostei muito da sugestão. Bjoquitas
Rachel, que bacana! não conhecia nhoque de nhame. Muito legal. Adorei a idéia. Faz tanto tempo que não faço nhoque e eu adoro. Receita anotada.
bj.
Adoro nhoque, mas de inhame nunca comi. Parece muito bom e nutritivo com toda certeza.
Vou fazer para experimentar.
Bjs
Rachel,
Que refeição mais apetitosa... Nunca provei de inhame mas que esta com um aspecto delicioso esta : ) Obrigado pela partilha.
Beijinhos!
Raquel:
com certeza vou provar de inhame!
O seu tá com uma cara muito apetitosa!
E o método foi uma boa dica!
Bjinhus..
Minha querida
Essa receita me fez salivar!!!!!
Adoro inhame, mas nunca encontrei por aqui:(
Um grande abraço
Léia
Postar um comentário