Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Petit Gâteau de Capim Santo



Vocês, assim como eu, devem ter visto em alguns blogs postagens referentes ao evento Casa Eletrolux, onde alguns blogueiros de gastronomia foram convidados para conhecer e participar de uma aula ministrada pela chef Morena Leite.
Eu fiquei encantada com o cardápio de tudo que foi servido, e assim que a amiga Claudia Midori disponibilizou em seu blog as receitas, tratei logo de copiá-las e aos poucos vou tentar reproduzi-las.
A primeira receita a ser testada foi esse bolinho que eles chamam de petit gâteau, nessa versão com capim santo (que nada mais é do que a nossa erva cidreira).
Confesso para vocês que para meu paladar o tal do petit gâteau de capim santo... é um tantinho sofisticado demais, mas para conhecimento tudo vale, né?!
Agora o que não deixou nada a desejar foi o maravilhoso sorvete de gengibre indicado para acompanhar o petit. Como eu não tinha receita, usei a sugestão da amiga Tatiana, que esteve presente no evento e também postou a receita do seu petit.
A receita da Tati é muito boa, gostosa mesmo, o sorvete fica muito cremoso e o ardidinho do gengibre que fica no final da degustação é divino!
Vou colocar aqui a receita dos dois, assim como copiei dos blogs das amigas, ok?!
Façam aí e me digam, é ou não uma sobremesa muito chiquetosa?!

Petit Gateau

Ingredientes:

- 500g de Chocolate branco
- 200g de Manteiga
- 5 Claras
- 10 Gemas
- 100g de Farinha de trigo
- 100g de Capim Santo folha
- 100 ml de leite

Modo de preparo

Derreter o chocolate com a manteiga e reservar. Assim que esfriar, acrescentar as claras e as gemas peneiradas, misturar bem. Acrescentar a farinha. Para finalizar, bater o capim santo aos poucos no leite até obter um concentrado bem verde. Acrescentar esse concentrado já peneirado à mistura. Colocar pequenas porções em forminhas untadas com manteiga e farinha e levar ao forno a 180°C por 8 minutos.

Sorvete de Gengibre

1ª etapa
Bata no liquidificador por 3 minutos:
- 1/2 litro de leite
- 1 colher de chá de liga neutra
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher (sobremesa) de baunilha
Coloque em uma assadeira de alumínio ou travessa de vidro pequena e leve ao freezer ou congelador até endurecer. Como o alumínio gela muito mais rápido, em 1 hora está pronta para a próxima etapa.

2ª etapa
Pique a base congelada com uma faca e coloque os pedaços na tigela grande da batedeira. Adicione:
- 1/2 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 colher de café de emulsificante
- 2 colheres (sopa) de gengibre em pó
Bata todos os ingredientes por 12 minutos (comece na velocidade mais baixa e vá aumentando). Vai virar uma massa enorme e fofa. Coloque em pote de sorvete ou pote plástico e tampe. É importante que o pote fique cheio até a boca para não criar cristais de gelo. Caso o pote seja maior que a quantidade de sorvete, coloque um pedaço de filme plástico encostado na massa antes de tampar. Leve para congelar.

O segredo desse sorvete está no seu freezer ou congelador. Quanto mais rápido gelar, mais cremoso fica. Se demorar, forma cristais de gelo.

Bom Apetite!!!

12 comentários:

Deborah Martin Salaroli postou o comentário número:

Pôe sofisticado nisso. Agora erva cidreira mudou de nome??? Chiquíssimo!
Bj
Deborah

www.delicias1001.com.br

Mundo do Sabor postou o comentário número:

É amiga,meu paladar também não assimila algumas sofisticações,mas vale muito a pena testar novos sabores, isto é que é a grande pegada da gastronomia(nome sofisticado ,hein?)rsrs. ou melhor da nossa cozinha tão íntima e querida.
Ficou com uma ótima apresentação.

Muitos beijoooss

www.mundodosabor.blogspot.com

Monica Uehara postou o comentário número:

Rachel querida, estou louca para provar essas maravilhas, desde que vi no Panelaterapia! Até tinha perguntado para ela se Erva Cidreira e Capim Santo eram a mesma coisa. rsss.
Hum! Vendo sua postagem fiquei mais tentada ainda a fazer...só preciso achar a erva cidreira fresca por aqui...

Josy postou o comentário número:

Rachel eu já tinha visto também no site dela e achei super interessante, o sorvete de gengibre deve ter ficado muito bom mesmo. Bjocas e um lindo sábado pra vc...

Fabiana postou o comentário número:

Rachel,
Também tinha visto essas delicias, e o que me chamou a atenção, foram os sabores exóticos.
São ingredientes que nunca pensei usar numa sobremesa, mas a julgar pelos comentários, me rendi.
beijos

ameixa seca postou o comentário número:

Humm, chocolate branco deve ficar maravilhoso com capim santo :)

Sandra Peres postou o comentário número:

Fico salivando só de imaginar, coloquei na minha lista de compras todos os ingredientes e pretendo fazer.

Bjos

Carol Fernandes postou o comentário número:

Ai meu Jesusinho!!!! Que coisa mais requintada!!! Vou levar a receitinha pra mim tá bem? Por isso amo a blogsfera! Quantas experiências e trocas maravilhosas acontecem por aqui!
Muito, mas muito obrigada mesmo por compartilhar essa maravilha com a gente!
Beijos doces!!!

Cantinho da Jana!!! postou o comentário número:

é...sofisticado mesmo... e tb sou como vc gosto de experimentar tudo, daí falo se gosto ou não... e daí vem aquela coisa, só porque é sofisticado é bom???rs
Isso vai depender do paladar não é verdade??
O meu paladar por ex. pode não agradar muitas pessoas, mas são coisas que faço e que fazem sucesso na região que moro...e por aí vai...rs
Poréééémmm, qdo vi essas receita fique c vontade de fazer, pq tenho no meu quintal e qualquer hora dessas venho aqui buscar a receita...


bjos querida

Paula Pacheco postou o comentário número:

Morena Leite é tudo de bom,e cada receitinha maravilhosa vcs devem ter degustado, que legal compartilhar, tudo delicioso,
bjs
Paula

Anônimo postou o comentário número:

Rachel, que receitinha diferente...Adorei!
beijinhos
Maria

Follow Me on Pinterest Web Analytics