Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Prato Feito...Saúde!!!



Vocês sabem que andei dodói, andei não... daqui pra frente terei que ter mais atenção com minha saúde devido aos problemas com uma "Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica" que se agravou com o decorrer dos anos que se passaram. No começo era só uma bronquite, doença muito comum, que me acompanha desde a infância, mas que, por não ter sido devidamente cuidada, e por ignorância maior ainda... foi agravada pelo uso do cigarro.
Desse péssimo vício consegui me libertar já há alguns anos, mas os estragos ficaram e agora só me resta cuidar do meus brônquios por ele afetado.
Então, essa conversa toda é só para sossegar algumas amigas que se preocuparam comigo, querendo saber o que está acontecendo... e também para demonstrar que pelo menos no que diz respeito a comer melhor, estou me esforçando e procurando incluir na minha alimentação carnes, verduras e legumes ricos em ferro, já que a anemia teima em se fazer presente... e eu gordinha desse jeito, pode?
Assim, o pratinho aí de cima é prova disso... o arroz e feijão, tão comuns na mesa de muita gente (mas na minha nem sempre), vai ter que se fazer presente mais vezes... um belo bife de fígado acebolado e ervilhas tortas, que são ricas em vitaminas, ferro e não contêm nadinha de sódio... são outras coisas que preciso observar daqui pra frente, pois pressão alta também passou a fazer parte dos meus piripaques atuais...rsrsrs!!!
Como dá pra perceber, a coisa aqui tá feia... mas acredito e tenho muita fé em Deus, e isso tudo serviu para que eu acendesse meu pisca alerta e passasse a me cuidar mais, afinal, sou uma "menina" ainda e quero viver muito... cercada dos meus entes mais queridos e dos muitos netinhos que ainda hão de vir!!!

E do prato aí de cima... vocês estão servidos?!?!

Bom Apetite!!!



"A ervilha é o grão da vagem que tem o mesmo nome. É uma leguminosa que pode ser consumida seca ou verde. Quando ainda verde, ela é considerada um hortaliça. A vagem da ervilha é alongada, fibrosa, de cor verde clara, medindo aproximadamente 10 cm de comprimento. Há dois tipos de ervilha fresca que podem ser consumidos: a ervilha-torta, da qual são usados tanto o grão como a vagem, e a ervilha-de-debulhar, da qual apenas o grão pode ser consumido. Na culinária, a ervilha tem muitos usos, sendo consumida como ingrtediente de saladas ou como recheio de panquecas, omeletes, tortas, empadinhas, ou ainda como guarnição, junto a outras hortaliças, para acompanhar carnes, aves e peixes. A ervilha contém várias vitaminas (A, B e C) e alguns sais minerais, como ferro e cálcio. Como tem poucas calorias, é recomendada para quanquer tipo de dieta alimentar e para pessoas de todas as idades".

Tabela Nutricional por 100g

Calorias 118
Carboidratos 20,3
Proteínas 9,3
Lipídeo 0,4
Cálcio 31
Fósforo 140
Ferro 2,3
Sódio Nd
Vitamina C 28
Fibras 3,8

Fonte de pesquisa:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.varanda.com.br/

25 comentários:

Danieli postou o comentário número:

Ixiiiii, Rachel, não sabia que a coisa tava feia assim! Mas que bom que pelo menos tem como controlar com alimentação. E depois ainda tem gente que diz que cigarro não faz tanto mal assim...melhoras querida!

Raquel Alabaça postou o comentário número:

As melhoras e uma boa alimentação!! Faço o favor de se cuidar sim? Nada de desleixos :-)

Beijinhos

angela postou o comentário número:

Raquel, fique tranquila, se cuide, isto é o mais importante, aprendi isto... tambem tenho um doença que não tem cura (reumatismo degnerativo na extremidades) estabiliza, volta, piora, melhora,mas no HC de SP aprendi uma coisa, vou morrer com isto e não disto, então procuro tomar meus remédios ( muitos e todos necessários para estar bem) não tomar sol, comer como se deve e viver feliz. já são mais de 18 anos e sabe de uma coisa, hoje sou uma pessoa diferente, vejo o mundo com outros olhos. se cuide sempre e não se esqueça de ser feliz. ah assim, seu pf é tudo de bom, apesar de eu não comer arroz e feijão juntos, como os dois, adoro, mas separadamente, dualidade geminiana...bjs

Blog da Chris postou o comentário número:

Desejo de coração a sua recuperação. Cuide-se bem, seja disciplinada com remédios e alimentos.
Tenho a mais absoluta certeza que em breve vc estará bem melhor. Estou torcendo por vc!!!!!

BJs

Andréa Santana postou o comentário número:

Amiga, que Deus te proteja, te dê muita saúde pois você é uma pessoa maravilhosa,não a conheço pessoalmente mas através do blog, e de seus comentários no meu blog, vejo que você é uma pessoa iluminada, amiga de todos.Deus é contigo!

andreaquitutes.blogspot.com

bjinhos, Andréa...

Sandra G postou o comentário número:

Rachel, desejo que tenha uma rápida recuperação, tome os medicamentos todos na hora certa.
E claro alimentação também ajuda na recuperação.
Rachel dá uma espreitadela neste site:

http://www.centrovegetariano.org/Article-84-Fontes%2Bde%2Bferro.html

Beijinhos

Tamy postou o comentário número:

Oi queridona, estou bem sem tempo mesmo!!!!! Nem consegui terminar o novo blog... assim que a vida estiver menos corrida eu volto... prometo!!!! beijos

Fla postou o comentário número:

Querida, tenho certeza que Deus ajudará na sua recuperação, e você ajudando e fazendo sua parte, lá de cima Ele se encarrega do resto.
Todo meu pensamento positivo pra você!
Beijos

ameixa seca postou o comentário número:

Fico feliz que te tenhas livrado desse vício. A comida também é vício e pode ser bem saudável. Sou fã de fígado de cebolada, aqui em casa todos gostamos muito. Talvez por isso eu seja magrinha e nunca tenha tido anemia :)

Maria Inês Feijó postou o comentário número:

Oi querida Rachel!!Vim aqui retribuir tua visitinha e conhecer teu cantinho, adorei tuas receitas, teu blog é muito simpático.
Te desejo melhoras, acredito que cuidar da alimentação seja um dos grandes passos para uma saúde melhor!!Bjs, voltarei!!!

a. luz postou o comentário número:

Se cuida mesmo Raquel!!
Saúde em primeiro lugar!
E conseguimos comer coisas deliciosas mesmo sem querer! =)

Beijokas!

Abelha Maia postou o comentário número:

Toca a cuidar dessa saúde, e belissima cozinheira como tu és, não vai ser dificil fazer algo mais saudável e saboroso na mesma.
bjssss

Rosana Albuquerque Pinheiro postou o comentário número:

Olá!Rachel.
Se cuida direitinho amiga.Aqui também estou tendo uns alertas de sinal vermelho, meu colesterol está alto e minha pressão anda subindo(já marquei médico).A alimentação balanceada é muito importante mesmo,mas, disciplina é fogo(eu pelo menos não sou muito)kkkk.
Beijos e melhoras

Adriana postou o comentário número:

Eu estou servida sim obrigada, rssss.
Adoro um pratinho assim , muita saúde pra vc.
Beijos.

Jotta e Rosley postou o comentário número:

Oi Rachel, nesse prato só tem comida saudável e gostosa! Hummm, bife de fígado acebolado, que delícia! Ervilha e, ainda por cima, torta... Que o Senhor te ajude a recuperar completamente tua saúde. Abraços!

Trainee de Cozinheira postou o comentário número:

Oi Rachel,
Fiquei triste porque sei que certas coisas que contecem com a gente só vem prá chatear, mas fique bem se cuide, e tudo vai dar certo, bjs
Maura

inspirações da Jô postou o comentário número:

Rachel querida!
Nada melhor do que se alimentar com comidas saudavél!!E em breve você estará plenamente com a saúde restabelecida se Deus quiser!!!

Beijos e ótimo fim de semana!

Tata Nani postou o comentário número:

Pois é, amiga, às vezes a vida nos dá desses sustinhos né? Que bom que vc é tao otimista, sem essa forca fica difícil ter saúde e uma vida gostosa quando há algo que tenta te impedir.
Eu fumei tb, e parei por conta de coisa parecida: asma, com a qual tenho q viver o resto da vida tb.
E por falar em surpresinhas, vc disse q apesar de se achar "gordinha" pode ter anemia, imagina o meu susto, qdo magrela desse jeito, tomei um exame com 270 de colesterol este ano! Quase caí dura! Pra vc ver q nao tem nada a ver uma coisa com a outra né?
Melhorar a alimentacao é difícil pra mim, pq gosto de comer de tudo, inclusive muita besteira.
Bife de fígado eu amo, mas nao tenho companhia pra comer...:(
Arroz e feijao já instituí aqui na minha mesa gringa, e ta dando certo, rs.
Um grande beijo, todos os meus votos de muita saúde pra vc, e uma ótima recuperacao.
Tata

Marly postou o comentário número:

Oi, Rach,

Nada como um bom PFzinho, né não? Eles são pratos equilibrados e saciantes, rsrs.
Olha, quanto à saúde, se cuida amiga, a boa alimentação ajuda muito! Vou ver se dá pra te mandar um e-mail para falar um pouco mais deste assunto.

Um beijo e bom fim de semana.

»¤Þ䵣䤫 postou o comentário número:

Oi Rachel minha amiga querida! Estou vendo que a senhora está passando por uma bela fase de mudanças alimentares hein! Eu estou acostumada com esse tipo de comida e adoro! Em casa pelo menos no almoço, o prato e composto, por arroz, feijão, um legume refogadinho, uma carne e salada! O médico do meu pai recomendou, e fazemos assim desde os 51 anos do meu pai, ele está com 62! Então para mim, esse prato está perfeito! Logo você se acostuma e não vai mais conseguir ficar sem! Vai ver como sua saúde vai melhorar! Beijos

Fabiana postou o comentário número:

Rachel,
Eu particularmente adoro, bife de figado,
mas aqui tenho que disfarçar junto com carne de boi.
A ervilha torta também adoro!
Saúde em primeiro lugar!
beijos

Lata de Luxo postou o comentário número:

Ola,querida Rachel.
Puxa,amiga,se cuida mesmo porque ainda trocaremos muitas figurinhas, ate quando a gente estiver bem velhinas e de bengala,rsrsr, se Deus quiser.Sobre o prato,deu agua na boca de tao apetitoso,gosto de tudo dele.Pena que marido e filhos nao suportem figado,entao compro um bifinho so para mim,mas nao deixo de comer.Beijo grande e um otimo final de semana.
zenaide storino.

Blog da Nô postou o comentário número:

Rachelzinha!
Eu aceito dividir esse pratinho contigo! Só precido trocar o seu arroz branco pelo meu integral! Figado? Adoro!
É uma coisa, mais uma, que temos em comum. O cuidado com a minha alimentação fez com que nunca mais tivesse uma crise de hipoglicemia. O que eu comemoro sempre, pois uma crise pode nos colocar em coma ou causar a morte.
Alimentar-se bem é o melhor remédio!
Vamos estar aqui juntas por muito tempo!
Um beijo!
:o)

Follow Me on Pinterest Web Analytics