Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sopa de Inhame



Na minha infância me lembro muito bem de uma deliciosa sopinha que era preparada pela tia/mãe de criação do meu pai. Todas as vezes em que viajávamos de férias para casa dela eu já sonhava com a sopinha. Isso ficou guardado na minha memória, e agora, por mais que eu tente fazer igual... não tem o mesmo sabor, ou será que é a lembrança de um tempo que não volta mais e por isso é especial?!

Por essa razão, fui pesquisar na net e uma coisa muito interessante aconteceu, entre outras receitas, apareceu esta da querida amiga Iliane do http://cozinhadailiane.blogspot.com/2008/04/sopa-de-inhame.html, mas minha surpresa maior foi... como vocês podem ver aí no endereço, que a receita datava de 08/04/2008, e foi no dia 08/04/2010 que fiz a pesquisa e também a sopa, exatamente 2 anos atrás.
Nesse tempo eu nem sonhava que teria um blog de culinária, mas a Iliane já era fera no ramo e, já naquele tempo, postava receitinhas caprichadas como essa que passo a vocês agora, com alguns pequenos complementos à já tão rica sopinha.
Iliane, viu só amiga...fui buscar uma receita sua lá nos idos de 2008...e de velha só mesmo a data dela, pois a sopinha atual estava uma delícia, assim como a aparência da foto daquela, obrigada pela partilha!
Vamos à receita:

Ingredientes:

500g de músculo picado e previamente temperado a gosto
2 colheres (sopa) de óleo

08 inhames descascados
02 tomates picados
1 cebola picada
1 tablete de caldo de frango
1 folha de louro
salsa e cebolinha a gostopimenta do reino
alho amassado com sal
água

Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e frite a carne dourando por igual, acrescente um pouco de água, suficiente para cobri-la, feche a panela e após chiar cozinhe por 20 minutos. Desligue o fogo e reserve.

Em uma outra panela, coloque os inhames já descascados e cortador em pedaços com todos os temperos e leve a cozinhar..quando você enfiar a faca nos inhames e estiver mole estará cozido, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco, retire a folha de louro e despeje tudo no liquidificador para que vire um creme, ou com a ajuda de um mixer dê uma desmanchada nos inhames formando um creme,corrija o sal e acrescente cebolinha verde picadinha.
Volte a mistura para a panela e acrescente a carne usando um pouco do caldo.
Corrija o tempero, cozinhe mais uns 10 minutos e está pronto.
Sirva bem quente, com um molhinho de pimenta para acompanhar!

Bom Apetite!!!







O INHAME LIMPA O SANGUE

É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. Acredita-se que foi uma das primeiras plantas cultivadas no planeta.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios. Ele é riquíssimo em zinco, que aumenta nossas defesas.

EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

É MAIS PODEROSO QUE A BATATA
E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

MEDICINAL É O PEQUENO, CABELUDO
Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame-do-norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês ou cará chinês).

Fonte: http://www.dicasdenutricao.com

16 comentários:

Sandra G postou o comentário número:

Estou curiosa, com essa sopinha.
Tenho algum receio que o marido não goste ele é bem esquisito.
Mas tenho que experimentar.

Bjs

Paula Pacheco postou o comentário número:

Que sopa mais saborososa, peguei gosto pelo inhame por causa da minha mãe, ela gostava tanto que fazia as vezes no lugar da batata, com carnes assada ficava muito bom,
bjs
Paula

Tati - Panelaterapia postou o comentário número:

Nunca provei mas parece deliciosa! Aliás sopa, creme, caldo, eu amo todos!!!
Bjs

Fla postou o comentário número:

A Li é uma querida né?! E a receita deve ser deliciosa. Confesso que minha experiência com inhame é meio traumática, mas fiquei com vontade de experimentar de novo!
Beijos

Lola Andrés postou o comentário número:

No conocía esta sopa pero se ve muy buena y sana ¡¡¡tiene que estar rica, rica!!!
Un beso.

Figos & Funghis postou o comentário número:

Oi Rachel! Sopa de Inhame ou mandioca é comidinha de interior. Eu cresci no interior e minha mãe sempre fazia quando eu era criança. Hoje quando vou pra casa dela no frio ela lembra de mim e faz...mas a receita dela é bem diferente desta. Como eu amo sopas, vou etstar sua receita um dia também. Está com uma aparência incrível!
Bjinhos

Gina postou o comentário número:

Rachel, está aberta a temporada de sopas, não?
Já fiz algumas sopas da Iliane, mas não essa, preciso experimentar.
Bjs.

Iliane postou o comentário número:

amiga..que bom que você gostou..aqui em casa..ela é figurinha carimbada quando começa êsse tempo delicioso que amo!!alias..por incrivel coincidência..já começei a preparar a minha sopinha para hoje a noite!!!!rsss...obrigado pelas palavras amiga..pelo link..por tudo..a gente tá aqui para pelo menos passar um pouquinho do que sabe né?bju grande começo de semana lindo..bjus..

Elisabete postou o comentário número:

Sua sopa ficou com uma apecto maravilhoso. Meu marido ama inhame e eu faço muitas vezes o inhame assim refogado, simples, ele adora.
Beijinhos

welze postou o comentário número:

como diria mamãe, essa comida tem sustância!. boa semana

inspirações da Jô postou o comentário número:

Hum, é ótima!!!E o tempo está propício para uma sopinha!!!
Beijos!!!!!

Borbols na cozinha postou o comentário número:

Eu nunca comi inhame, adorei saber dos beneficios. Bjooo e uma excelente semana

Fátima postou o comentário número:

Oi Raquel, que gostoso recebr sua visita, adorei.
Volte quando puder, e me leva esse creme, combinado!
Sou fã de sopas e cremes, já anotei.

Beijinho.

Vicentina postou o comentário número:

Rachel, sua sopa de inhame devia estar deliciosa, eu tbm adoro inhame e agora sabendo as propriedades medicinais dele, vou comer mais ainda.
Bjs

Follow Me on Pinterest Web Analytics