Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tagliatelle com Ragú de carne e toucinho



A querida amiga Fla está comemorando o primeiro aniversário de seu blog http://artenacozinha.blogspot.com/, e quer nos dar um presente, como se o blog dela com todo seu bom humor, já não fosse um presente diário para nossos dias. A promoção que ela elaborou pede que mandemos uma receita com foto e tudo, dizendo por que motivo ela iria revolucionar sua cozinha. Bom, para não ficar de fora e assim comemorar com ela, escolhi fazer esta receita que já havia escolhido em uma das minhas visitas pelos blogs, justamente pensando em revolucionar, pois fazer massa em casa, sem cilindro, não é mole não; mas a simplicidade da receita da Claudia do blog http://saborsaudade.blogspot.com/, me seduziu, e o resultado foi tão gratificante e compensador que resolvi participar com essa delícia de receita! Espero que vocês gostem, e façam aí, porque não tem coisa mais gostosa que uma massa preparada pela sua própria mão, dá uma satisfação muito gostosa no final!
Vamos à receita:

Para o tagliatelle:

400 gramas de farinha de trigo
4 ovos
2 colheres de sopa de água (opcional, depende da umidade da tua cozinha)

Modo de Preparo:

Num pote misture ovos e farinha até forma uma massa macia que desgruda totalmente das mãos e que seja muito fácil de abrir. Sove a massa por uns 10 ou 15 minutos e deixe-a descansar por uns 20 minutos. Corte a massa sovada em três partes menores e abra um de cada vez. Abra a massa bem fina, o mais fina que conseguir. Quanto mais fina melhor. Se você utilizar um cilindro melhor ainda, a minha não ficou muito fina, pois não tive mais forças para abrir mais...rsrsrs!
Enrole e corte fatias da massa mesmo que de tamanhos irregulares. Se desejar deixe as fatias secarem um pouco em um varalzinho improvisado.

Na hora de cozinhar ferva água com sal numa panela grande sobre fogo alto. Quando a água ferver reduza o fogo e adicione a pasta. Quando começar a ferver deixe a massa cozinhar por 2 minutos em água fervendo. Escorra, adicione o molho e sirva imediatamente.

Bom Apetite!!!


Ragú com carne e toucinho defumado:

500 gramas de carne moída com pouca gordura
200 gramas de toucinho picadinho com a faca
1 cebola média picadinha
6 tomates pelados picados
1 cenoura grande ralada
4 dentes de alho ralados
1 copo de vinho branco
sal e pimenta do reino
páprica doce em pó
duas colheres de sopa de azeite de oliva
salsinha picada a gosto
um folha de louro (opcional)
água ou caldo de legumes suficiente para cobrir todos os ingredientes na panela

Modo de preparo:

Numa panela grande aqueça o azeite. Adicione o toucinho picado e deixe dourar. Adicione a carne e deixe dourar e secar até grudar na panela. Adicione a cebola e o alho ralado e quando começarem a dourar adicione o vinho e deixe dar um boa evaporada. Adicione a cenoura, os tomates, a salsa picada, a água (ou caldo) o sal, a pimenta, a páprica, o louro e deixe ferver. Quando ferver abaixe o fogo bem baixo e deixe cozinhar por cerca 50 minutos ou uma hora até formar um caldo grosso.





12 comentários:

Laura Lucia postou o comentário número:

Rachel,
Eu já fiz massa em casa, cortando com faca de carne. Gostava de servir ao molho de quatro queijos.Ficava espetacular. Fazia para um amor antigo, que simplesmente adorava. O amor se foi e eu nunca mais me atrevi a este trabalho, e também prazer.
Fiquei feliz quando vi sua receita. Está um pecado mortal. Adoraria provar um pouco, pois tenho certeza que o sabor é sensacional. Parabéns por ter tido a paciência de fazer sua massa caseira.Tenho certeza que valeu a pena.
Vai ser um prato de muito peso no concurso da Fla.
Beijinhos

ameixa seca postou o comentário número:

Sem máquina de abrir massa eu nem me atrevo porque sei que vai ficar demasiado grossa para o meu gosto. Mas gostei desta sugestão :)

Marly postou o comentário número:

Oi, Rachel

Primeiramente peço desculpas por ter escrito o seu nome errado. Isso decorreu da minha pressa e de serem poucas as que têm esse nome com 'ch'. Eu também faço parte do time que gosta de um desafio, por isso já fiz massa caseira. Na época eu tinha um cilindrinho que, pensando agora, não sei onde foi parar (talvez esteja no depósito/oficina do meu marido, rsrs).
a massa caseira fica muito mais saborosa do que as de compra, né não? A sua deve ter ficado muito boa, com esse ragu com toucinho.

Beijinho e bom feriado.

mariacristina postou o comentário número:

bellissime queste tagliatelle, noi le chiamiamo alla bolognese. Ciao

Sandreane postou o comentário número:

Massa fresca, feita em casa... Que delícia!
Fiquei com a boca cheia d'água :)
Beijocas!

Nana postou o comentário número:

Amiga, eu adoro a Flá, trocamos tantas figurinhas, pena que não tive tempo em fazer algo digno a ela, estou até triste!
Bem, macarrão para mim é tudo de bom hehehe
O seu está me chamando, pena que comi agora e estou me sentindo um barril a rolar.
Bjss

AYNA postou o comentário número:

Hola Rachel,me encanta la pasta y esta tiene que estar riquisima,un beso.
Ah! también quería hacerte una pregunta,no tienes traductor en tu blog?,es que algunas cosas me resulta un poco dificil de entender,mil gracias.

Fla postou o comentário número:

Oi querida!
Obrigada pelas palavras viu.
E muito obrigada por participar da promoção.
Amei sua receita.
Beijosssss

Tati - Panelaterapia postou o comentário número:

Rachel eu tô com uma postagem guardadinha tb de massa caseira, mas a minha maneira de por a massa p/ secar é um pouco mais...digamos...inusitada kkkkkkk breve vc vai ver!
Ficou linda demais essa massa!!!
Bjs

Follow Me on Pinterest Web Analytics