Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receitas Magras para enfrentar a "Gula" em frente ao computador


Estima-se que quem trabalha em período integral, principalmente diante do computador, consome cerca de 300 calorias a mais por dia. Se você acha que esse não é o seu caso, observe, no fim do expediente, a quantidade de papéis de balas, chicletes, biscoitos, chocolates e afins na sua lixeira. "Os ataques de gula geralmente acontecem à tarde, quando cai a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar. Em busca dessa sensação, muita gente acaba apelando para alimentos ricos em açúcar, sal e gordura, que, ao longo de um ano, podem colaborar para o acréscimo de até cinco quilos na balança", afirma a nutricionista Camila Duran, de Campinas, interior de São Paulo.

Mas não é só a estética que sai prejudicada com os belisquetes. "Se alimentar mal no trabalho pode comprometer o desempenho, a energia e a disposição", avisa o médico Nestor Schor, professor de nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).O primeiro passo para parar de petiscar é manter a fome sob controle. Para isso, basta comer a cada três horas e seguir uma dieta variada e balanceada. Outras estratégias incluem tomar dois litros de líquidos por dia, já que é comum confundir sede com fome, e escolher alimentos ricos em fibras. "Frutas com casca ou desidratadas, barras de cereais e produtos em versão integral prolongam a saciedade, assim como as proteínas magras, caso do iogurte desnatado e do queijo minas light, por exemplo", lista a mestre em nutrição Cynthia Antonaccio, de São Paulo. Para não exagerar na dose, sempre que possível escolha produtos embalados individualmente e leve para o escritório receitas magrinhas feitas em casa, como estas:

Chips crocantes de batata:
Corte uma batata média em rodelas extremamente finas e coloque em uma tigela com água e gelo por 15 minutos. Seque uma a uma em um pano limpo e distribua no prato do micro-ondas revestido com filme-plástico, deixando uma batata longe da outra. Salpique sal e leve ao micro-ondas por quatro minutos, retire, vire os chipes de lado, e coloque por mais quatro. Para finalizar, ponha no forno convencional por 10 minutos. A porção soma cerca de 65 calorias.
É possível fazer os chips usando abobrinha ou beterraba, nesse caso não é preciso colocar na água antes de ir ao micro-ondas.
- Tirinhas de maçã: Corte uma maçã verde em fatias finas, coloque-as sobre um papel absorvente e leve ao micro-ondas por dois minutos de cada lado. Polvilhe canela e adoçante em pó. Rende mais de 30 tirinhas, cada uma com cerca de 4 calorias.
- Mix de hortaliças: Corte cenoura, pepino e salsão em palitos de cinco centímetros e, na hora do consumo, molhe-os em molho pronto light para salada. Cada unidade tem menos de 4 calorias.
- Peito de peru light crocante: Embrulhe uma fatia de peito de peru em papel absorvente e leve ao micro-ondas por dois minutos. Fica crocante como um salgadinho de pacote, mas com apenas 15 calorias por unidade.
Matéria escrita por:
SHÂMIA SALEM - Colaboração para o UOL
Receitas fornecidas por: Lucília Diniz, autora de "O Prazer de Viver Light"; Viviane Onzi, chef do Café Nicecup; Rita Corsi, chef do Gerstein Café, ambos em São Paulo; e Alessander Guerra, autor de "Cuecas na Cozinha - Escola de Maridos & Afins".

12 comentários:

Blog da Chris postou o comentário número:

Ainda bem que desta mania eu tô fora... rsrsr Eu tinha o hábito de mascar aquele chiclete sem açucar, Trident, mas até isso eu cortei, porque sei que não faz bem mascar chiclete. òtimas dicas de petiscos. Obrigada!

Bjs

Tânia postou o comentário número:

Muito legal que alguém tenha pensando nisso!!
Como nós trabalhamos em casa, é mais fácil ir até a cozinha e cortar tiras de cenoura, aipo ou erva doce....
Mas já levei vários "tuperwares" com cenourinhas quando tinha que bater cartão...hehe
Ótimas idéias!! Adorei até para petiscos fora do trabalho....
Bjs

»¤Þ䵣䤫 postou o comentário número:

Nossa eu trabalho o dia todo na frente do pc! Tô ferrada! Acho que é por isso que to virando uma bola! hhaha... As receitas são muito bacanas adorei Rachel! Bjinhos

welze postou o comentário número:

Adoro a Cynthia Antonaccio. É uma expert e tanto. Os meus chips prediletos são os de maçã, sem canela é claro.

Tati - Panelaterapia postou o comentário número:

Adorei a idéia! Eu comprava sempre frutas desidratadas, banana, maçã, mas está muito caro! Vou faz essas batatinha!
Valeu pela dica!!!
Bjs

Danieli postou o comentário número:

Interessante essas informações. Eu trabalho o dia todo na frente do computador, e realmente, de tarde bate uma larica danada. Mas pelo menos estou fazendo certo, evitando doces, comendo alimentos integrais e bebendo bastante água. Gostei da sua dica, principalmente a das batatas, achava que dava para fazer apenas com batata doce, que eu não gosto muito. E a dica do peito de peru também foi ótima. Beijos

Fla postou o comentário número:

Estão todas anotadas e acho que vou fazer ainda esse fds!
Obrigada.
Beijos

Anônimo postou o comentário número:

Oi querida!! Ótimo este teu post! Mas fiquei pensando: por que será que a gente tem essa "gula" na frente do computador? Será que a gente o associa à TV? Porque também da muita vontade de comer na frente da TV, né? Entretanto, depois que passei a trabalhar 100% do meu dia no computador, não passei a biliscar mais. Notei que passei a beber (muito) mais café. E como!! A minha gastrite que o diga! hehehe

E por falar em café, me inspirei na tua torta de café pra fazer o blog de hoje. Passa lá no meu blog. Beijos!!!

Sylvia postou o comentário número:

Que delícia de blog... literalmente!

Obrigada pela visitinha. Vou te seguir, pois encontrei muita coisa boa por aqui!

Bjs

Lourdes Sabioni postou o comentário número:

Na frente do PC não como nada, nunca!!! O problema é que engordo só de fazer e olhar...tem cura??? Me ajude se puder! KKKK....Bjs

Priscila Beneducci postou o comentário número:

Parabéns!

Eu queria saber como fazer Chips de Maça, aparece até na Veja SP nas fotos de alguns pratos de restaurante. Amei este post, vou tentar depois te conto.

Beijao MG

inspirações da Jô postou o comentário número:

É mesmo!!!!!A gente nem se dá conta disso!!!!!!
Mas essa ideia das batatas e maçãs são mesmo geniais!!!!!Até porque é algo que a maioria das pessoas gosta e não é tão calórico como essas outras porcariadas que comemos sem perceber!!!!!!!!Olha, eu vou ter que fazer essa batata!!!!!Fiquei com água na boca!!!!!!
Beijos!!!!!!!

Follow Me on Pinterest Web Analytics