Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Banana Caramelizada


Essa espiral de banana caramelizada é de dar água na boca só de olhar, não é mesmo?!

Então, bora pra cozinha, porque a receita pode parecer complicada, mas não é! Basta prestar atenção nas dicas que tudo corre bem e o resultado é fantástico!!!

Vamos à receita:

Ingredientes:

- 2 bananas-da-terra maduras
- 3/4 de xícara (chá) de açúcar
- 1/2 colher (chá) de canela em pó
- 1/2 colher (chá) de gengibre em pó
- 2 xícaras (chá) de óleo para fritar

Modo de preparo:

Separe 8 espetos de bambu médios para churrasco.

Num prato fundo, misture o açúcar, a canela e o gengibre em pó. Descasque e corte a banana em 4 pedaços, no sentido da largura. Seque bem cada pedaço com papel toalha - assim elas não escorregam na hora de cortar.

Espete um palito em cada pedaço de banana, no sentido do comprimento. Com uma faca pequena, corte a banana em espiral: apoie na tábua, corte e gire a banana ao mesmo tempo, usando o palito como limite para não cortar as fatias até o fim; com as mãos afaste as fatias para ficar no formato de espiral.

Passe as espirais de banana pela mistura de açúcar com canela e gengibre – com uma colher, coloque açúcar também entre as fatias para cobrir toda a superfície da fruta. Deixe as bananas absorverem um pouco do açúcar por alguns minutos.

Enquanto isso, coloque o óleo numa panela pequena de lateral alta e leve ao fogo médio para aquecer. 
Separe uma travessa antiaderente para colocar as bananas carameladas depois de fritas - evite utilizar papel toalha, pois ele gruda na fruta.

Atenção para o ponto do óleo: ele não pode estar muito quente para evitar que as bananas queimem, teste o ponto com um pedacinho da fruta coberta com açúcar – tem que formar as bolhinhas de fritura em torno da fruta, que não pode afundar.

Se afundar, é porque o óleo está frio. Segurando pelo palito, mergulhe delicadamente no óleo quantas espirais couberem, uma ao lado da outra. Abaixe o fogo e deixe fritar por cerca de 2 minutos até a superfície ficar caramelada e brilhante.

Com uma pinça (ou escumadeira), retire as bananas e deixe escorrer bem o óleo. Transfira as espirais para a travessa antiaderente e repita com o restante – se necessário, retire porções de açúcar queimado do óleo com a escumadeira.

Deixe amornar antes de servir.

Fica uma delícia com sorvete de baunilha e com creme batido.

Bom Apetite!!!


Fonte da receita: 
http://gnt.globo.com/receitas/receitas/banana-caramelizada.htm

4 comentários:

São Ribeiro postou o comentário número:

É uma boa receita para aproveitar bananas, simples de fazer e fica com muito bom aspecto.
Gostei muito Rachel.
Boa semana

Gina postou o comentário número:

Adorei isso, Rachel!!!
Você bem sabe como gosto de novidades.
Bjs é um bom setembro pra você!

Rachel postou o comentário número:

@Gina

Experimente Gina, você vai adorar!
Setembro é um mês especial para mim, Laura Maria faz aniversário em 09-09 e dessa vez vem para cá com o marido, imagine minha felicidade!
Um ótimo setembro para você também! ♥

Follow Me on Pinterest Web Analytics