Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Focaccia com Azeitona e Ervas



"A Focaccia foi criada na Liguria (Itália) porque eles não conseguiam fazer pães de alta qualidade já que o mar influenciava o ambiente (úmido e salgado). Os pães sempre ficavam murchos, sem crosta crocante e com o centro úmido. Por isso a focaccia é um pão achatado e tem uma crosta crocante e dourada graças ao uso do azeite de oliva."

Esse pão achatado, crocante e perfumado, fica delicioso e é impossível comer só uma fatia dele, ainda mais se for acompanhado por um patê bem saboroso no happy hour!

Vamos à receita:

Ingredientes:

– 3 xícaras (chá) farinha de trigo (preferencialmente orgânica) (430 g)
– 1 colher (sobremesa) de orégano desidratado
– 2 e ¼ colheres (chá) fermento biológico seco (7 g)
– 2 colheres (chá) de sal marinho
– 1 colher (chá) de açúcar demerara
– 1 e ¼ xícaras (chá) de água filtrada (300 ml)
– 1 colher (sopa) de azeite de oliva
– 15 azeitonas (usei a verde), sem os caroços, em pedaços graúdos
– 1 e ½ colheres (sopa) de azeite de oliva + para regar
– 2 colheres (chá) de orégano desidratado
- raminhos de alecrim fresco besuntados com azeite para que não queime
– 1 colher (chá) de sal grosso

Modo de preparo:

Em um bowl grande misture a farinha, o orégano, o fermento, o sal e o açúcar. Mexa para incorporar os ingredientes.

Adicione a água e o azeite de oliva e misture com uma colher até que uma massa comece a se formar.

Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove até conseguir uma massa homogênea e que não esteja mais tão grudenta, por cerca de 10 minutos (não adicione mais farinha à massa, ela é bem macia).

Faça uma bola com a massa e coloque em um bowl grande, levemente untado com azeite de oliva. Cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar quentinho, livre de correntes de ar, por 45 minutos ou até que dobre de volume.

Unte com azeite de oliva uma assadeira retangular média (30 x 25 cm), de beiradas altas. Transfira a massa para a assadeira e pressione levemente para retirar o excesso de ar. Pincele com um pouco de azeite e cubra com filme plástico, colocando-o diretamente sobre a massa. Deixe crescer novamente em um lugar quentinho, livre de correntes de ar, por cerca de 40 a 60 minutos ou até que dobre de volume.

Preaqueça o forno a 220°C. Retire o plástico, unte as pontas dos seus três dedos centrais de uma das mãos com azeite e faça furinhos em toda a extensão da massa.

Pressione os pedacinhos de azeitona nos furinhos alternando com alecrim. Regue a massa com bastante azeite de oliva, e salpique orégano e sal grosso.

Asse até que o topo da foccacia doure bem, cerca de 25 a 30 minutos. Retire do forno e transfira para uma grade para esfriar um pouco (pelo menos 5 minutos).

Se quiser, regue com mais um pouco de azeite de oliva e sirva.


Bom Apetite!!!


Fonte da pesquisa:
https://chubbyvegan.net/receitas/focaccia-de-azeitonas-e-ervas/

2 comentários:

São Ribeiro postou o comentário número:

Adoro e á séculos que não faço uma, e quando faço logo logo meia sozinha.,
Essa ficou bem ao meu gosto.
Bom fim de semana

Maria Luiza postou o comentário número:

Rachel, que delícia! Ando aguada de fazer uma focaccia de ervas com tomatinhos e azeitonas, bem ao estilo, com muito azeite, mas quando falta uma coisa, falta outra e por aí vai, Essa sua está que dá gosto de ver e eu não sabia a respeito do mar que influenciava na feitura! Muito legal! beijos!

Follow Me on Pinterest Web Analytics