Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Bolinhos de Atum com Amaranto, Quinoa e Vegetais



“A quinoa mal garantiu seu espaço na mesa dos brasileiros e outra planta, vinda de algumas regiões das Américas Central e do Sul, já desponta como a nova febre entre os preocupados em levar uma vida mais saudável. Trata-se do amaranto, cuja composição é parecida com a de um cereal, só que sem glúten e com alto valor nutritivo. Segundo a nutricionista Mariana Braga Neves, o alimento é um pseudo-cereal, rico em vitaminas, minerais, proteínas e fibras. "Por ter uma boa quantidade de fibras, o amaranto dá uma sensação de saciedade que ajuda nos regimes de emagrecimento", diz ela.

Embora seja mais comum em grão ou em pó, o amaranto também pode ter seu caule e suas folhas usados na culinária. O ingrediente vai bem com mingaus, sopas e saladas, por exemplo, e ainda funciona como substituto da farinha de trigo no preparo de massas de pão e de bolo. "Em grão ou em pó o amaranto não tem um sabor muito forte, sua presença em vitaminas costuma passar despercebida. Já a folha e o caule podem ser refogados. Nesse caso, o gosto é parecido com o de verduras folhosas como brócolis e couve", explica Mariana.

Como o pseudo-cereal é fonte de potássio e tem mais proteínas do que grãos como arroz, trigo e milho, vem conquistando espaço no cardápio de quem pratica exercícios físicos. Mas os atletas não são os únicos que podem se beneficiar do amaranto: sua fórmula contém selenium, um poderoso agente antioxidante, e ele é indicado para quem tem problemas cardíacos e de pressão alta. "Quando digeridas, suas proteínas inibem a produção de LDL, o colesterol ruim", garante Mariana.”

Depois das informações sobre esse maravilhoso cereal que é o amaranto, que tal preparar esses deliciosos bolinhos e garantir um petisco mais saudável e nutritivo para a galera?!

Vamos à receita...

Ingredientes:

- 1 ovo
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola ralada
- 1 tomate picado
- Salsinha, cebolinha e orégano
- 1 cenoura cozida e amassada
- 1 xícara (chá) de brócolis cozido, picado
- 1/2 xícara (chá) de quinoa
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara (chá) de flocos de amaranto
- 1/4 xícara de leite desnatado
- 1 latinha de atum em água

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes e coloque em forminhas individuais untadas (ou em uma forma de bolo inglês untada). Asse até que fiquem corados.

Bom Apetite!!!



0 comentários:

Follow Me on Pinterest Web Analytics