Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Baguete Semi-integral Caseira



Já havia preparado essa receita anteriormente, seguindo à risca todas as recomendações do amigo Dafne, do Mosaico de Receitas, e dessa vez resolvi testar como ficaria numa versão mais integral.

Confesso que gostei bastante do resultado e, de agora em diante, farei somente assim, pois mesmo não sendo totalmente integral, ainda é a melhor receita para minha dieta.

Experimentem, tenho certeza de que irão gostar.

Vamos à receita:

Ingredientes:

- 1 copo de água
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva (ou óleo)
- 1 e 1/2 colher de chá de sal
- 1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
- 2 copos de farinha de trigo integral
- 1 copo de farinha de trigo comum
- 3 colheres de chá de fermento seco para pão
- sementes a gosto (usei chia, linhaça, girassol)

*Copo de 240 ml

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes na ordem acima dentro da cuba da MFP. Escolher o ciclo Francês (ciclo 2 na minha MFP). Quantidade de massa 600g (opção 1 na minha MFP). Escolher a cor desejada do pão e ligar.

Vou explicar o ciclo que a máquina faz. Se quiser fazer tudo à mão apenas respeite o tempo de cada etapa.

Sova por 16 minutos -  Descansa por 16 minutos - Sova por 40 minutos - Descansa por 19 minutos -  Sova por 30 segundos* -  Descansa por 50 minutos -  Assa por 1 hora e 10 minutos.

Se você quiser assar na MFP, conclua o ciclo normalmente mas se quiser assar no forno e fazê-los como eu fiz, interrompa o ciclo onde está o (*). Antes da última pausa para descanso.

Modele os pães como preferir e deixe crescer os 50 minutos restantes. Leve para assar em forno preaquecido a 180/200° por 25 minutos ou até dourar. 

Se desejar, pincele com um pouco de água antes de ir ao forno.

Bom Apetite!!!

1 comentários:

Dafne Augusto postou o comentário número:

Que delícia Rachel.
Preciso voltar a fazer mais pães em casa. Você sabia que um pãzo para ser considerado integral tem que ter pelo menos 30% de cereais integrais? Li isso em algum ligar. Sendo assim os seus pãezinhos são sim integrais. E devem ter ficado uma delícia :)

beijos e obrigado pelo carinho

Follow Me on Pinterest Web Analytics