Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pinhão à Provençal


No Brasil, o termo pinhão geralmente designa as sementes da Araucaria angustifolia, árvore de destacada importância cultural, econômica e ambiental na região sul e em algumas partes do sudeste do Brasil.

No caso das araucárias, e notadamente da Araucaria angustifolia - também conhecida como pinheiro-do-paraná ou pinheiro brasileiro – a pinha atinge proporções razoáveis, constituindo-se de uma esfera compacta com diâmetro entre 15 e 20 centímetros.

Por seu gosto característico, o pinhão é muito apreciado no sul do Brasil (no Paraná, que possuí reconhecidamente a maior área dearaucárias do país, o pinhão é símbolo estadual, sendo o estado sulista conhecido com a ”Terra do Pinhão”) e também em alguns estados da região sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde ocorrem alguns focos de araucária.

Em Santa Catarina o pinhão é talvez a comida mais típica do estado, sendo consumido assado ou cozido, destacando-se alguns pratos, como a paçoca de pinhão e o entrevero. No Paraná, cujo pinhão é símbolo do estado, são feitos os doces de pinhão, frango ensopado com pinhão, sopa de pinhão, cordeiro ao molho de pinhão e outras iguarias paranaenses. 

O pinhão é também apreciado como aperitivo e em várias sobremesas. Existem até mesmo diversas “festas do pinhão”, que são festivais culinários que se realizam em uma boa parcela das cidades do interior do estado, onde há grande ocorrência de araucárias.”

Já que a colheita do pinhão foi liberada no último dia 15, vamos aproveitar e aprender receitinhas diferentes para consumi-lo.

A receita que trago hoje serve de petisco e também para acompanhar um prato de carne, pois fica muito saborosa. Então, aguardem... do jeito que adoro pinhão muitas outras receitas virão!!!


Para quem não conhece, o instrumento acima é um descascador de pinhão, 
adquirido em Santo Antonio do Pinhal-SP


Vamos à receita:

Ingredientes:

- 1kg de pinhão cozido e descascado
- 1 cebola cortada em pétalas
- pimentão verde em tiras a gosto
- manjericão fresco
- sal, pimenta e ervas de Provance (tomilho, estragão, alecrim, manjerona)

Modo de preparo:

Em uma frigideira grande coloque um pouco de azeite de oliva e refogue a cebola, as tiras de pimentão verde e acrescente os pinhões.

Tempere com sal, pimenta do reino e um pouco de manjericão fresco, finalizando com as ervas.

Sirva com pão, torradinhas, ou acompanhe uma refeição à base de carne.

Bom Apetite!!!


Fonte de Pesquisa:
http://cozinhaadois.com.br/2013/06/18/pinhao-a-provencal/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pinh%C3%A3o

1 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida postou o comentário número:

Olá Rachel ,adorei essa dica até porque ainda não fiz nenhuma receita usando pinhão,vou experimentar.
Beijos

Follow Me on Pinterest Web Analytics