Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ora-Pro-Nóbis com Ovo


Primeiro vamos conhecer um pouquinho dessa verdura tão rica:

Segundo tradições populares, o nome teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava em latim: Ora pro nobis.

O nome científico é uma homenagem ao cientista francês Nicolas-Claude Fabri de Peiresc, e o termo aculeata vem do latim e significa espinho, agulha.

Acredita-se que o cultivo em larga escala do ora-pro-nobis poderia representar uma revolução nos recursos alimentícios da humanidade, devido a seu fácil cultivo, grande produção e alto valor nutricional.

É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Usa-se como o orégano, em forma de folha seca e moída. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fome.


Suas folhas são ricas em mucilagem, que contribui para o bom funcionamento do intestino.

As folhas secas e moídas são usadas em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas e refogados. Muita gente prefere consumir as folhas cruas em saladas, acompanhando o prato principal. 

Outros as usam como mistura para enriquecer farinha, massas e pães em geral. É servido cotidianamente nas cidades históricas do estado de Minas Gerais, onde a planta é mais popular.

Ainda há o emprego para a produção de mel e possui 25,4% de proteínas, sendo por isso conhecido como "carne dos pobres", vitaminas A, B e C bem como, além do ferro, minerais como cálcio e fósforo”.

Quem conhece sabe que não exagero ao dizer que essa verdura é muito saborosa e permite seu emprego nos mais variados pratos.

Aqui em casa gostamos muito dela refogada e com ovo, também usamos para incrementar os bolinhos de arroz, a omelete, enfim, dá para usar a imaginação e ousar...rs!

Vamos à receita de hoje... e vejam como é simples de se fazer:

Refogue 1 dente de alho e acrescente 1 maço de ora-pro-nóbis picada grosseiramente.

Refogue deixando que cozinhe na própria água que se forma; assim que as folhas murcharem, faça aberturas na verdura para a quantidade de ovos que desejar, polvilhe sal e deixe em fogo brando até que os ovos cozinhem, se necessário pingue um pouquinho de água para não queimar enquanto termina o cozimento.




Bom Apetite!!!

Fonte de Pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora-pro-nobis
http://plantarecultivar.blogspot.com.br/2009/02/ora-pro-nobis.html

10 comentários:

Andréa Santana postou o comentário número:

Amiga,
hummmmmmm.....amo ora-pro-nóbis com costelinha de porco e angu é bom demais......hummmmm!
A sua receita ficou tentadora, amei!

Desejo a vc e a sua família uma páscoa super abençoada!
bjs

Cíntia A. S. Sevaux postou o comentário número:

Rachel querida, vim agradecer a mensagem no blog novo...fiquei muito emocionada!!!Obrigada pelas palavras!!!Com certeza estarei lá no encontro gourmet 2, firme e forte para te retribuir o abraço!!! bjos!!!

Emanuel postou o comentário número:

Amore, que lembrança boa. Essa é uma das minhas ervas preferidas, saborosíssima.
Um beijo e obrigado!

São Ribeiro postou o comentário número:

Estamos sempre aprender, não conhecia e fiquei bem curiosa.
bjs

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Rachel:
comi uma vez só na minha vida, acredita?
Quando trabalhei em um restaurante em Ilha Grande - RJ, havia um senhor que eraq de Minas. Ele era o encarregado de fazer a comida dos funcionários. Um dia ele me veio com essas folhas (que havia achado nas matas da ilha) e disse que ia fazer para o jantar. Já tinha ouvido falar, mas nunca nem visto! Que delícia!
O dia que achar, com certeza vou levar para fazer aqui em casa!

Desde já, te desejo (e aos seus tbém) uma Santa e Iluminada Páscoa!

Bjus,
Sandra Bylaardt

Laura Lucia postou o comentário número:

Rachel,
Nunca provei desta folha, pois aqui em Fortaleza não há para vender, mas deve ser realmente muito saborosa, já que todo mundo elogia. E esta receitinha fácil, com ovos -- que aprecio muito -- deve ter ficado ótima.
Obrigada pela suas duas últimas visitas ao blog e pelas palavras gentis e amigas que você sempre deixa, mostrando a delicadeza da sua alma.

Quanto à minha saúde, estou bem melhor em virtude do Pilates, todavia ainda entro em crises com alguma frequência. Mas vou melhorar mais ainda e vou poder fazer mais coisas legais na minha cozinha. A grande luta é manter o astral elevado, apesar da dor crônica. Bem, estou conseguindo, e isto é tudo que importa...

Amiga, que a páscoa seja toda de paz e alegrias para você e os seus.
Beijo fraterno, Laura Lucia

Daniel postou o comentário número:

Sempre que vou a BH, peço a uma tia minha para fazer. Aqui na PB, nunca vi para vender, nem colher, nem nada. acho uma pena, porque adoro.

Feliz pascoa.

Gina postou o comentário número:

Não experimentei lambari, nem ora-pro-nobis, mas adoraria prová-los!
Será que agora engreno nas visitas aos blogs...rs? A mudança acabou...ufa!
Boa semana, Rachel!

Unknown postou o comentário número:

Ela é muito saboroso tenho um pé enorme em minha pequena horta agora estou pensando em fazer mudas para doar pois em alguns lugares nem tem e uma verdura muito rica e saudável que contribue para a uma saúde melhor super recomendo pra quem faz aquela dieta ela fica um espetáculo com ovos mexidos

Rachel postou o comentário número:

@Unknown
sim, eu adoraria ter uma muda para plantar, será que ela vai bem em vaso?
Bjs!!!

Follow Me on Pinterest Web Analytics