Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nhoque de Mandioquinha Salsa






Uma massa que meu marido adora é o nhoque, e eu confesso para vocês que morro de preguiça na hora de preparar.

Sim, porque nhoque para mim tem que ser caseiro, feito por nós mesmos... nada de comprar pronto aqueles pacotinhos que por muitas vezes tem mais farinha do que batata.

Acontece que, nem sempre as batatas que se tem em casa são as ideais para um bom nhoque, concordam?!

Então, há outras variações que não têm erro, o nhoque de mandioca, por exemplo, é um deles, infalível, sempre dá ponto, mas hoje trago para vocês a receita de nhoque de mandioquinha salsa.

Quando fui fazer a receita que encontrei lá no antigo blog das comadres o Rainhas do Lar, fui confiante, pois os elogios foram muitos e devo dizer que o resultado ao final de todo o processo, inclusive a sua degustação...rs, foi de se tirar o chapéu!

A mandioquinha salsa (batata baroa) também presta muito bem a esse tipo de preparo, agregando ao prato aquele seu sabor e perfume característico, o que é bom demais, não é mesmo?!

A receita fiz para servir com o ragu de rabada assada que publiquei aqui, mas vocês podem servir com qualquer outro tipo de molho que vai ficar muito bom também.

Vamos então à receita do nhoque, que coloco aqui assim como as comadres publicaram, daquele jeito de prosear que só a Katita tem:

Ingredientes e Preparo:

1kg de mandioquinhas cozidas (sem casca) e passadas pelo espremedor, azeite de oliva e sal; juntei 3 ovos inteiros peneirados, e somei farinha de trigo o quanto bastou para chegar num ponto de soltar das mãos numa boa; daí enfarinhei a mesa, deitei a massa e pus-me a sová-la até que ficasse macia e boa para enrolar; fiz cobrinhas, cortei os nhoques, e os reservei.

Tomei uma panela grande e funda e coloquei água para ferver com 1/2 cebola, 1 dente de alho, 2 cravos e 2 folhas de louro, que retirei depois de fervida a água, e antes de colocar ali os nhoques; bom, depois é aquela parte lúdica deliciosa quando os nhoques sobem à superfície e os resgatamos com uma escumadeira.

Bom Apetite!!!

7 comentários:

Érica postou o comentário número:

Rachel, pensei até que tivesse falando de mim, adoro nhoque, mas acho que dá um pouco de trabalho, principalmente quando é de batatas, e também não gosto de nenhum desses comprados prontos, são só farinha mesmo. O teu prato ficou lindo ainda mais de mandioquinha, estou até sentindo o cheirinho dele.
Um feliz dia do amigo.
bjs

Iliane postou o comentário número:

nhoque é tudo de bom mesmo..e concordo comvc..tem que fazer a massa..tambem não gosto das massas vendidas congeladas no mercado..amei o seu..bjo e bom findi

Unknown postou o comentário número:

Raquel nunca fiz nhoque....preciso tomar coragem e me aventurar! Este deve mesmo ter ficado delicioso!!
Bjss
Mel

São Ribeiro postou o comentário número:

NUNCA COMI MAS PELO ASPECTO DEVE SER BEM DELICIOSO.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Oi Rachel,
O seu marido tem muito bom gosto, este nhoque tem ótima aparência e é certamente muito saboroso.
Feliz dia do amigo, bom final de semana, beijo,
Vânia

Gina postou o comentário número:

É muito bom o nhoque feito com batata salsa (mandioquinha, batata baroa). Foi um dos pratos que fiz quando a filha voltou do exterior, pra matar a saudade.
Bom final de semana, Rachel!!

Josy postou o comentário número:

Sou como vc amiga, os nhoques que já provei em restaurantes ou comprados são horriveis, a maioriacom gosto de farinha. Não tem como nhoque feito em casa, ja fiz de abóbora também é delicioso, e de mandioquinha gostei muito tbém, os seus ficaram bem suculentos. Hummm...delicia.Bjocas

Follow Me on Pinterest Web Analytics