Esse é o antepasto que mais aprecio, e apesar de já ter feito de outras formas aqui e também aqui, confesso que esta é a que mais me agrada.
Julgava que seria complicado o preparo, pois até então dessa forma só comprava pronto, mas outro dia vi essa receita lá no extinto Rainhas do Lar ,e nem acreditei que seria tão fácil.
Mas foi, coloco até um passo a passo aqui para vocês verem que não estou falando besteira, não tem segredo não... é só fatiar a berinjela bem fininho e respeitar o tempo no sal, depois é só apreciar com um pãozinho (de preferência italiano) ou torradinhas. Essa receita é perfeita para você ter em casa “como coringa porque ela faz bonito no seu jantar italiano com vinho ou no bate papo regado a cerveja”, como disse a amiga Fabi.
Segue a receita, assim como ela postou lá no blog...
Descasque 2 berinjelas grandes e corte fatias no sentido do comprimento. O ideal é que sejam fatias bem fininhas tá? Depois, acomoda as fatias uma em cima da outra sob uma tábua e corte em tirinhas, também no sentido do comprimento. Vá acomodando as tirinhas já cortadas em um escorredor de macarrão e intercalando as camadas com bastante sal. Vamos explicar...
Você não vai cozinhar essa berinjela e esse processo do sal é que vai fazê-la reduzir e soltar aquela água escura, por isso o uso do escorredor sacou?
Ok. Você faz isso com as 2 berinjelas e deixa lá no sal por umas duas horinhas.
Em uma panela você coloca azeite honesto, bastante alho picado em pedaços grandes e umas duas cebolas em tiras. Deixa dourar, mistura um pimentão verde e um vermelho cortados em tirinhas também (o pimentão é opcional tá? eu usei dessa vez mas também faço apenas com a berinjela). Refoga e acrescenta meia xícara de vinagre branco ou vinho. Espera o álcool evaporar, junta um punhado de alcaparras, folhas de louro, uvas passas brancas e pretas sem semente, azeitonas picadas, pimentinha de cheiro sem semente picada e bastante orégano. Refogue tudo até que os pimentões estejam cozidos.
Enquanto esse refogado está no fogo, pegue sua berinjela que a essa altura já soltou bastante água e lave bem em água corrente - é importante lavar bem tá?
Em um pano limpo, coloque a berinjela e aperte/esprema até tirar toda a água que restou. Desligue a panela do refogado e junte lá a berinjela.
Espere esfriar, coloque em um vidro e cubra toda a berinjela com azeite, cuidando para que não fique nada fora do azeite para que não embolore.
Pronto! Agora é só guardar na geladeira e tirar sempre um pouco antes de servir.
Conservando sempre coberto com azeite esse antepasto dura bastante tempo mas, vá por mim, uma receita dessa não dá nem para o cheiro!
Bom Apetite!!!
20 comentários:
Adoramos aqui!!!beijos,lindo dia!chica
Rachel,
Fazemos muitas vezes essa receita, embora que faz um tempinho que não faço, adoramos.
Beijo
Vânia
Rachel, fiquei com água na boca, adorei a receitinha gostos muito de antepasto de berinjela, aqui tinha um supermercado que vendia um delicioso, só que nunca mais encontrei.
bjs
Olà Rachel, ricetta meravigliosa, te la copio
Beijos
Rosetta
OI Rachel,
Òtima receita.Adoro berinjela.
Bj,
Lylia
que delicia Rachel..eu amo antepasto de berinjelas..gostei..amei essa receita super explicada..bjos
Oi Rachel querida, amo esse antepasto, de qualquer jeito e qualquer maneira de se fazer, essa sua receita está muito, muito boa, gostei e vou levá-la comigo, seu antepasto a julgar pela foto ficou delicioso...bjinhos
RAchel eu adoro antepasto de berinjela mas ainda não conhecia esta receita. Gostei muito.
Bjo
Fê
RACHEL QUERIDA,
ESTA É UMA RECEITA QUE EU AMO, DEU ÁGUA NA BOCA, HUMMMMMMMMM, BOM DEMAIS!
BEIJÃO....
Essa receita é, realmente, maravilhosa. Eu já fiz algumas vezes e, como você, também tirei do saudoso "Rainhas do Lar". Um abraço à Fabi e à Katita, que espero tenham lido este post.
Gilson Daniel Machado
Acabei de receber o meu prêmio TIROLEZ.Adorei...
Está aqui:
http://lugarescoloridos.blogspot.com/2011/10/um-simpatico-tirolez.html
beijos,obrigado,chica
NUNCA FIZ MAS ADOREI O ASPECTO ...QUE DELICIA QUE DEVE SER.
BJS
Rachel,
Nunca nem imaginei de cozinhar algo no sal, muito menos, berinjelas. Interessante demais a receita e acredito, como disse, que não dá nem para o cheiro... Claro, gostosas assim, todo munda ataca e faz um sumiço rápido deste antepasto.
Um grande beijo, Laura Lucia
esta receita é perfeita, já fiz muita vezes, a sua ficou linda. bjs
Oi Raquel, segui sua receita a risca, porem ao final o antepasto ficou com o gosto mto amargo...qro saber se tem algo oq eu posso fazer p tirar ou pelo menos amenizar esse amargo, pois fiz a receita hj p servir amanha p meus amigos q virao aqui em casa...sem conta q esses ingredientes custam caro nhe, n posso simplesmente jogar td fora...Oq sera q amargou a receita...No aguardo, Patricia
@Patricia
Patrícia, a única coisa que pode ter acontecido e você não ter retirado o excesso de sal, lavando e espremendo bem a berinjela.
Infelizmente se você não lavou bem para retirar o sal antes de terminar o preparo, vai ficar amargo mesmo.
Veja bem todas as observações da receita.
Bjuss!!!
Boa tardes meu antepasto ficou bom, mas descontrolei no sal, o que devo fazer para tirar um pouco do sal.
@Paulo Sergio Assis
Você poderia aumentar os ingredientes sem temperar, experimente incorporar mais ou menos 1/2 receita.
Bjs!
Porque será que a minha caponata de berinjela ficou amarga?
@Unknown
Você usou essa receita?
Comigo nunca aconteceu, você lavou bem para retirar todos o sal?
Esse processo também retira aquele amargor característico da berinjela, quanto mais se lava, melhor fica?!
Postar um comentário