
Quando vi essa receita lá no blog da amiga Angela, que por sua vez viu a receita lá no programa da Ana Maria Braga, fiquei muito curiosa, pois até então ainda não tinha visto um pão assim, feito na panela.
Depois dos primeiros receios, parti para a execução da receita propriamente dita.
Realmente, é bem engraçada a preparação do mesmo na panela, mas dá super certo... e o resultado foi esse que vocês podem ver aí na foto, um pão delicioso, fofinho e macio.
Optei por polvilhar o meu com açúcar mascavo só para dar uma corzinha, o que não interferiu em nada para que fosse servido com requeijão, patê ou mesmo com uma geléia gostosa.
Vamos à receita:
Ingredientes:
- 15 g de fermento fresco
- 20 g de açúcar (1 colher de sopa)
- 50 g de manteiga sem sal
- 250 ml de leite
- 1 ovo
- 10 g de sal (1/2 colher de sopa)
- 500 g de farinha de trigo
- 500 ml de leite
Modo de Preparo
Numa tigela coloque 15 g de fermento fresco e 20 g de açúcar (1 colher de sopa) e misture bem até dissolver o fermento. Adicione 50 g de manteiga sem sal, 250 ml de leite, 1 ovo e 10 g de sal (1/2 colher de sopa) e misture.
Acrescente 500 g de farinha de trigo, misture e transfira para uma superfície lisa enfarinhada. Trabalhe a massa nesta superfície até que desgrude das mãos. Cubra a massa com um pano e deixe descansar por +/- 30 minutos. Com as mãos pegue 20 porções de massa e faça bolinhas.
Unte uma panela funda com 24 cm de diâmetro com manteiga, forre-a com papel alumínio e unte também este papel alumínio com manteiga. Vá colocando as bolinhas de massa no fundo da panela, uma ao lado da outra, começando pelo centro da panela até preencher quase todo o fundo da panela. Não encoste as bolinhas na lateral da panela, deixe uma borda de 2 cm. Tampe bem a panela e deixe as bolinhas descansarem por +/- 30 minutos ou até dobrar de tamanho.
Depois das bolinhas crescidas, despeje 500 ml de leite na panela e leve ao fogo baixo (ainda com a panela tampada) por +/- 25 minutos ou até o leite secar. Retire os pães da panela e sirva a seguir.
Obs: evite utilizar uma tampa reta, pois quando o leite começa a ferver as bolinhas sobem e tendem a encostar na tampa. Se isso acontecer as bolinhas murcham. Uma opção é cobrir bem a panela com papel alumínio deixando uma folga para as bolinhas subirem (espaço para cima).
Sirva com requeijão temperado ou pincele manteiga derretida nos pães cozidos e polvilhe parmesão ralado.
Pode também ser servido como pão doce, com recheio de creme de confeiteiro, doce de leite ou geleia.
Bom Apetite!!!


24 comentários:
Eu também estou muito curiosa pra fazer este pão mas, tenho medo dos chatos aqui em casa reclamarem da anemia do pão...KKKKKK!!!
Beijos!
que rico pão amiga deve ser mesmo bom,bjokinhass
Tbm vi este pão na AMBraga, e pensei será que dá certo mesmo? agora tenho certeza que sim, ficou lindo.
Vou experimentar fazer tbm, depois te conto.
Bjs
Rachel,
Assisti a esse programa, e juro que não acreditei quando ela abriu a panela e tirou pedaços daqueles pãezinhos fofos.
E foi uma tortura, ver ela passando o pão no azeite e comendo......agora, estou sentindo a mesma coisa, olhando a receita aqui...kkkkkk
beijos
Rachel, Esse pão é bem diferente mesmo.
Vou levar comigo...rs
Tenha um ótimo dia!
Bjka
Adorei a aparência! Parece bem fofinho!
Abraços!
Está lindo e apetitoso!
Bjs
Raquel
Nossa, diferente mesmo, ele fica branquinho mas dá para fazer algumas coberturas. Já fico imaginando calda de goiabada, leite condensado com coco...chega, cabeçinha de "formiga" é fogo, só pensa em doces...rsrs
Querida, se não der tempo de passar por aqui, quero te desejar uma Feliz Páscoa e também para todos os seus. Bjs
Quando olhei, achei muito estranho um pão tão branquinho, com um jeito que parecia cru. Hmmmm, mas depois vi a foto de como fica a massa cortada, com o pão prontinho. Aí, sim, caí de amores. Anotei a receita e já estou doidinha para tentar aqui em casa. Obrigada pela ótima receita.
Parabéns pelo blog. Além do nome super simpático, tem coisas lindas e gsotosíssimas por aqui.
Bacana esse pão Rachel, acho que quando passou na Ana Maria perdi esse dia, mas ta bem explicadinho e o seu ficou lindo, fiquei tentada em fazer tbém. Gostei...bjocas
Ola, Rachel!O teu pão está lindo, a maneira de fazer e o aspecto são muito interessantes!
Beijocas
ACHEI BACANA O MODO DE FAZER BEM INTERESSANTE!
BEIJO
Eu vi no dia!!
Achei bem interssante o modo de preparo!!!
Realmente parece super macio!!!
Bjs...
Raquel,
Tbm tô na fila pra fazer...e agora muito mais!
Fica bem gostoso né?
Um abraço minha amiga
Feliz Páscoa pra vocês!
Rachel,
Adoro fazer pães, mas tenho preferência pelos mais elaborados. Acho que o visual sempre conta.
Boa Páscoa!
Rachel, seu pão ficou lindo! o bacalhau no post anterior tb ficou com um aspecto ótimo. Uma ótima páscoa p vc e sua família! está rolando um sorteio no meu blog, dá um pulinho lá. Quem sabe vc n dá sorte como eu dei aqui no seu sorteio?Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com
Que delicia! bjos
Oi caríssima
O aspecto desse pão é incrível!
Um Santa Páscoa pra você e para a tua familia
Bjim
Léia
Rachel,
Faz ja um tempinho que não passo aqui na sua cozinha. Isto de falta de tempo por causa do meu emprego esta a deixar-me loca, pois fica difícil visitar as cozinhas amigas como gostaria. Ja andei a ver as novidades, e cada uma melhor que a outra. Este pão alemão esta com um aspecto fantástico.
Beijinhos e Boa Pascoa!
Nossa, me animei toda, quando vi ele cortado... a princípio, achei muito "branquinho", mas, cortado, é outra coisa... vou me animar!
Bjs
Rachel,
ficou um belíssimo pão, babei na receita e na foto, rsrs.
Tenha uma ótima páscoa junto a sua família!
bjs,
Andréa....
Não passo sem pão, que bom :)
Rachel
A blogosfera é muito interessante mesmo. Não conhecia teu blog. Ultimamente, minha namorada e eu estamos nos apaixonando pela milenar arte de fazer pães.
Confesso que NINCA vi uma receita de pães como essa.
Logo que puder, experimentarei esse.
Postar um comentário