“Dentre os cozidos franceses, este é um dos meus preferidos. Oriundo da região de Borgonha (daí seu nome), tem sua alma cravada no seguinte corpo-receita: carne cozida em vinho tinto, com as suaves echalotes (pequenas cebolas francesas), cogumelos champignons de Paris, e por vezes cenouras, e perfumados pelo aroma de um muito bem vindo Bouquet Garni.
Bouquet Garni pode ser composto de ervas variadas, como salsinha, alecrim, talos de alho poró (alho francês), as próprias folhas do salsão, sálvia, e por aí vai, amarradas com barbante ou linha/fita culinária, de forma que possam ser retiradas à certa altura do cozimento, e dispensadas. Serve para deixar apenas o aroma das ervas no prato sem os seus resíduos.”
Esse enunciado somado às fotos que se seguiram no lindo post publicado pela amiga Tata, serviram-me de inspiração para mais essa aventura gastronômica...rs!
Sim, porque a preparação da receita é um tantinho trabalhosa, mas garanto que no final todo empenho é recompensado por um especialíssimo cozido, que se come de joelhos e rezando por mais um bocadinho...rsrsrs!!!
A receita, com algumas alterações, está abaixo... junto com um passo a passo, onde tentei mostrar todas as etapas... inclusive tem a foto de uma panela até com a fumacinha se desprendendo... é ou não é de babar?!?! rs.
Vamos à receita:
Ingredientes:
- 500g de miolo de alcatra cortada em cubos de 3cm
- 2 cenouras médias
- 3 batatas médias
- 1 dente de alho
- 250g de champignons de Paris frescos
- 6 echalotes (ou cebolas pequenas)
- amarrado de ervas aromáticas, com 3 cravos da índia fixados em um pedaço de talo de salsão, louro e galhos de tomilho
- 500ml de vinho tinto
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 cubo de caldo de carne
- 1 colherinha de amido de milho dissolvida em água ( não foi necessário)
- farinha de trigo para empanar a carne
- óleo de oliva o quanto baste
- pimenta do reino e sal
Modo de Preparo:
Tempere a carne com sal e pimenta. Coloque em um saquinho plástico com a farinha de trigo dentro e sacuda bem. Retire a carne, e leve pra fritar em azeite de oliva, até dourar bem. Transfira pra uma outra panela grande e em fogo baixo, com um pouquinho mais de azeite (se necessário) doure junto o alho picado e o açúcar.
Acrescente metade do vinho, o caldo de carne e o Bouquet de ervas, e deixe ferver. Enquanto isso, doure as echalotes inteiras, na mesma frigideira onde foi refogada a carne. Reserve e em seguida, faça o mesmo com os cogumelos.
Numa panelinha à parte, cozinhe as batatas em água com sal. Elas serão o acompanhamento dessa delícia de ensopado.Vá adicionando mais vinho conforme a carne for cozinhando, e siga assim até que ela esteja macia. Então adicione as cenouras cortadas em três partes, previamente raspadas, e cozinhe até que estejam al dente.
Confira o tempero, e 3 minutos antes do fim do cozimento das cenouras, acrescente as cebolas. Isso vai garantir que elas não se desmanchem, mas estejam um pouco cozidas. Junte finalmente, os cogumelos, o amido dissolvido, quando o caldo engrossar, retire do fogo. Elimine as ervas, e sirva imediatamente, com 1 batata partida ao meio, ou faça como eu e sirva com um gostoso nhoque, a receitinha já postei aqui.
Bom Apetite!!!
14 comentários:
Adoro a carne assim cozinhada, uma delícia!
Adoro Boeuf Bourguignon, mas faço metade do cozimento no fogão e a outra metade no forno, demora muuuito, mas vale à pena.
Ah, já me deu vontade de almoçar....socorro!
Beijos,
Fabi
um eu amo..de paixão!!!!deu fome só em olhar a foto..lindo Natal para você e familia..bjus..li
estou com vc nessa, minha querida. é o meu cozido predileto. boa semana
Ola Rachel, vim anotar a receitas do creme brule de maracujá, com certeza vai ser a minha sobremesa de Natal.Depois lhe digo como ficou.rsrs
Eu gosto de Boeuf Bourguignon, como sempre as tuas receitas ficam com aspecto delicioso...
Bjs
Rachel: eu também adoro este prato! É uma delícia, deu até vontade! rsrs..
Te desejo um Natal maravilhoso!
Bjus..
Qualquer dia, inspirado por este post, teremos que fazer esse prato Rachel! Delícia! Abraços!
Aiiiii...assim nao dá.. rachel, assim nao..
Isso deve ser tao bommmmmmmm
Sabes quando a Ana Maria Braga se mete por baixo da mesa manda soltar os cães e faz HUMMMMMMMMMMMMMMMMMMM? é o que me apetece fazer..
Queres saber uma coisa? Eu tenho milhentos livros de culinária e comprei uma colecção recentemente que tem um livro de culinária francesa.
Ontem estava eu e o meu sargento enrrolados na manta no sofá e, estavamos a ver os livros e a escolhermos uma receita para fazer.. e adivinha qual eu marquei.. "Boeuf Bourguignon".. acreditas?
Disse: "olha esta fica marcada, mas tens de ser tu a fazer, pk isto parece-me mto complicado para ser eu a fazer.."
(ele é um EXCELENTE COZINHEIRO)..
E hoje quando abro e vejo isto aki..
isto é k são coincidendias..
vou-me calar que isto já parece uma carta..
beijinho grande
adoro este prato,vc reproduziu com maestria,adorei.bjs
Hummm.... Ficou com uma carinha de comida de mãe! Eu nunca fiz, mas depois disso, estou morrendo de vontade de provar!
Beijos
Nossa eu nunca comi mas morro de vontade de provar, sabe que eu vou deixar aqui guardado teu post para fazer depois no ano novo, para comemorar o niver de casamento.
=)
Bjs
Desejos de um Feliz e Santos Natal juntos dos teus familiares e amigos.
Beijinho
Papinha Doce
Ja fiz essa receitinha também! Dá um trabalho...mas achei que valeu a pena. Ficou lindo o seu prato!
Feliz Natal para você e para sua família!!
Beijinhos, Juju
http://quitutesdajuju.blogspot.com
Oiii...
Bom, como disse no blog,não poderei visitar meus amigos nesses dias pois vou curtir um pouco a minha família que mora longe.
Assim quero passar em alguns cantinhos pra deixar um FELIZ NATAL e um Ano Novo lindo, cheio de realizações e tudo de melhor que o coração de cada um de vocês possa desejar...
Desejo um novo ano abençoado a você e sua família...
bjos
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/
Postar um comentário