Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Salmão em cama de Catalonha e Redução de Beterraba



Este prato ficou martelando na minha cabeça depois que assisti ao programa "Chef a Domicílio" com o Chef Australiano Curtis Stone pelo canal Discovery Home & Health.
Sempre que posso acompanho as aventuras desse chef australiano, que sai pelos supermercados em busca da "sortuda", que terá uma refeição completa preparada por ele. Acho que vocês já assistiram, né...pois bem, eu me delício com a maneira descontraída com que o Chef Curtis interage com a sua escolhida e em pouco tempo prepara maravilhas para uma refeição espetacular, com direito até à sobremesa.
Foi assim... assistindo e anotando os detalhes, que guardei tudo, para nesse final de semana reproduzir aqui na minha cozinha, modéstia à parte, aquele prato que me fez salivar.
Não é uma refeição complicada, mas tem alguns passos iniciais que fazem a diferença no final.
Vou tentar passar aqui pra vocês como eu entendi e a forma que preparei.
Espero que vocês gostem, fiz uma pequena alteração na receita por conta de aproveitar e conhecer melhor uma verdura, até então desconhecida para mim, a Catalonha... No programa o Chef Curtis usou uma acelga de talos cor de beterraba, que nunca vi por aqui; enfim, como adorei a catalonha e o resultado geral foi aprovadíssimo, ficou uma refeição simples, de custo razoável, mas com um quê de muita sofisticação!
Vamos à receita:

Ingredientes:

- 1 Filé de salmão alto com pele
- sal a gosto
- Azeite extra virgem Borges

- 1 maço de Catalonha
- 2 dentes de alho filetados
- sal e azeite de oliva Borges

- 1 beterraba grande e 1 pequena
- 1 colher (sopa) de açúcar
- ½ copo vinho tinto seco (de boa qualidade)

Modo de Preparo:

Limpe bem o filé de salmão, retire possíveis espinhas, corte em postas e dê três cortes na pele.
Salpique sal e pimenta, coloque um fio de azeite na frigideira ou grill e arrume as postas, leve ao fogo alto e só vire quando estiver com a pele crocante, deixe pelo mesmo tempo do outro lado, retire e reserve aquecido.

Em uma panela coloque água suficiente para cobrir as folhas de catalonha e leve para ferver, lave bem as folhas de catalonha e coloque-as na água fervendo deixando cozinhar em fogo lento por 10 minutos. Escorra a água e repita o processo mais uma vez. Escorra novamente as folhas espremendo bem, para retirar toda a água.
Em uma panela aqueça o azeite e doure o alho, coloque as folhas de catalonha, refogue e se precisar acrescente sal a gosto.

No liquidificador coloque a beterraba grande, devidamente descascada e picada com um pouquinho de água, e triture para obter um suco espesso, adoce um pouco, coe e transfira para uma panela, acrescente o vinho e leve ao fogo baixo, até reduzir bem, tempere a gosto.

Corte a beterraba pequena em 4 e leve para cozinhar um pouco, o suficiente para amolecer, escorra e depois de fria corte fatias finíssimas, tempere com um vinagrete feito com azeite,vinagre, sal, estragão e outra erva que gostar, use para decorar o prato.

Montagem:

Coloque um aro grande no prato e arrume as folhas refogadas de catalonha, fazendo uma cama bem redondinha.
Por cima, disponha uma posta de salmão, fatias de beterraba em flor e regue tudo com o molho feito com a redução do suco de beterraba.
Está pronto, se preferir sirva mais molho em separado.

Dicas:

O Chef Curtis diz que é necessário que se coloque as postas na frigideira ainda fria, pois assim a posta ficará crocante sem cozinhar demais o peixe.

O processo de cozinhar a catalonha lentamente e trocar sua água algumas vezes, garante que não reste amargor nenhum.

Se preferir passe a beterraba pela máquina de suco, tipo processador.

Bom Apetite!!!





Catalonha
A catalonha é uma verdura rica em cálcio, fósforo, ferro, fibras, vitaminas A, C e do complexo B. Os sais minerais contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina A é boa para a visão e saúde da pele. A vitamina C age contra infecções, evita a fragilidade dos ossos e dentes. Já as vitaminas do complexo B são fundamentais para o crescimento, evitam infecções da pele e queda dos cabelos.

Devido o sabor amargo eliminado durante a fervura, a catalonha deve ser cozida por muito tempo com bastante água. Ao prepará-la, escorra bem antes de adicionar tempero. Além das folhas, os talos também são utilizados, estes contêm muitas vitaminas e sais minerais. Tempere-a com óleo, sal e caldo de limão.

O período de conservação em geladeira é de 3 a 4 dias. A safra é de agosto a janeiro.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

6 comentários:

Fla postou o comentário número:

Putz que receita boa Raquel. Eu já experimentei a catalonha e adoro.
Bjs

Iliane postou o comentário número:

que bela receita e que maravilha de apresentação!!parabens!! eu gosto muito de catalonha..e assim..ficou um luxo..bjus

Xana Bértolo postou o comentário número:

Eu adoro salmão, e esse acompanhamento está fantástico...
beijoca

Sandra G postou o comentário número:

Como ficou lindo o prato. Uma receita muito interessante.

Bjs

Fabiana postou o comentário número:

Realmente Raquel, adoro o chef Curtis e suas receitas, que aparentam serrem super fáceis!
A apresentação do seu prato ficou linda! Nunca experimentei a catalonha, nem sei se encontrarei por aqui! Bjs!

Follow Me on Pinterest Web Analytics