Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Linguiça Cuiabana


Presença garantida nos churrascos do noroeste paulista, a linguiça-cuiabana foi o tema do mestrado de Catharina Calochi Pires de Carvalho, mestranda do câmpus de São José do Rio Preto. A pesquisadora investigou desde as origens desse produto até suas propriedades e caracterização físico-química, além do potencial de consumo, por meio de análise sensorial.
Catharina constatou que os relatos mais comuns atribuem a criação da linguiça cuiabana a um fazendeiro apelidado de Cuiabá, daí o nome da lingüiça, no município de Paulo de Faria, a cerca de 500 km de São Paulo, na década de 1950. “A patente do produto, no entanto, pertence a proprietários de uma padaria localizada em Nova Granada (SP)”.
A pesquisadora descobriu que, embora a maior parte da linguiça-cuiabana comercializada seja composta de carne (bovina, frango ou suína) e queijo, o produto original era processado com carne bovina (alcatra ou contrafilé), leite, cebolinha, pimenta-bode, alho e sal. “Além do queijo, é comum encontrarmos no mercado a adição de legumes, outros tipos de carne e de pimenta”.

Fonte:http://www.unesp.br/aci/jornal/245/linguica.php


Muito engraçado, né? Uma lingüiça cuiabana, que é fabricada no interior de São Paulo... só mesmo o texto para elucidar o caso!
A verdade é que esta lingüiça é mesmo uma delícia, e dessa vez, em uma de suas viagens, meu marido as comprou em Assis – SP.
Esta é fabricada em São José do Rio Preto por Munhoz Rei da Cubanha Entreposto de Carnes e Derivados.





Bom, pelo passo a passo vocês terão uma idéia de como a preparamos aqui... achamos que na primeira hora é bom que se embrulhe em papel alumínio para que ela cozinhe um pouco, depois é só deixar assar a seu gosto. Um vinagrete com pãozinho acompanham muito bem!

Bom Apetite!!!





21 comentários:

isabel postou o comentário número:

Pena não existir esta deliciosa linguiça Cuiabana por aqui!! Pelo texto, consigo sentir o seu sabor maravilhoso e olhando para as fotos, até dá água na boca!!
beijinho Rachel.

Eliana Pessoa postou o comentário número:

NOSSA RACHEL QUE DELICIA DE LINGUIÇA ASSIM COMO VC FEZ ASSADINHA DEVE SER BOA DEMAIS!!!

Tatiana postou o comentário número:

Eu não conheço mas vou ficar de olho! Sempre que visito meus pais em Presidente Prudente passo por assis...quem sabe não levo para eles essa linguiça maravilhosa?
Boa dica!
Bjs

Lata de Luxo postou o comentário número:

Ola,Rachel.Sou alucinada por linguica,gosto demais da conta.Um paozinho frances com essa delicia faz a minha alegria.Ja me disseram que se eu ver como se fabrica nunca mais vou comer,rsrsrs,por isso nao vou ver como fabricam e continuar comendo essa gostosura.Estou ate pensando em comprar uma maquininha para faze-las em casa,dai posso por os ingredientes que mais gosto.Gostei muito desse seu post.Grande abraco.zenaide storino.

João Mario postou o comentário número:

Rachel, faça-me o favor de não enviar estes posts antes do almoço, porque eu dou um prejuízo danado depois. Se quiser me mandar a linguiça por SEDEX a Cobrar serei imensamente grato rs.
bj
João MArio

Marly postou o comentário número:

Rachel,
Taí algo que eu não conhecia. Linguiça com queijo, pimentinhas e até legumes? que delícia!

Beijão e bom fim de semana!

Mª Dolores Andrés. postou o comentário número:

Que rica y que olor tiene que haber dejado mientras la asabas, buenísima. Un beso.

Fla postou o comentário número:

Nossa essa eu também não conhecia.
Conheço a Linguiça de Maracaju, que é do Mato Grosso do Sul e é deliciosa.
Vou pedir pra uma amiga que sempre está em Assis procurar pra mim!
Beijios

Thera postou o comentário número:

olá,amiga...
td bem?grata pela visita e comentário!!!
amei seu blog e suas delícias...quanto a esta linguiça fiquei c/agua na boca...aqui em ubatuba não vi ainda...que pena vou ficar na vontade!!!
NAMASTE!!!

Aqui na Cozinha postou o comentário número:

Rachel do céu, fiquei com água na boca. Que idéia boa o queijo dentro da linguiça,né?
Beijos
Patty Martins

Maria do Tacho postou o comentário número:

Ola Rachel, bom dia! estou tentando comnetar na receita de pomenta com chitak que eu adoro!!! Mas diz que e página não existe rsrs
Esta net é mesmo doida rsrs
Um lindo Domingo para vc.
beijos

Anônimo postou o comentário número:

Sou chefe de cozinha e sou de rio preto e moro em sp estou fabricando artezanalmente cuibana de carne frango e vendendo em minha casa no ipranga Se quizerem me liguem 11 86156646 ou peçam por email badarocozinheiro@hotmail.com

Renato Teixeira postou o comentário número:

Olá Pessoal, tudo bem? Tô vendo que tem muitos apreciadores dessa iguaria, assim como eu. Eu também tive a felicidade de conhecer essa linguiça, mas em São José do Rio Preto. É realmente facinante, tanto que estudei sua receita e agora estamos produzindo em nossa fábrica.
Fica aqui o convite para conhecerem a La Bragantina Linguiças Artesanais, localizada em Bragança Paulista....sim, a Terra da Linguiça.

Acessem www.labragantina.com.br
Para muitos que não podem ir até o noroeste paulista, mas ques estão próximos de São Paulo, a curiosidade em conhecer a linguiça cuiabana pode estar perto do fim.

Um abraço!

Renato Teixeira
La Bragantina Linguiças Artesanais

Mirian de Bauru postou o comentário número:

Gente! Estive em Rio Preto e também conheci esta maravilha.Achei muito fácil o entreposto e para minha surpresa descobri que eles fabricam cuiabana de 4 queijos,filé mignhon c/tomate seco,carneiro,pizza e outras gostosuras.levamos uma de cada.Para quem quiser o endereço é Rua Cristovão Colombo 1160 no bairro Ipiranga o telefone é (17)3224-1933 falem com a Marcia que tem um atendimento nota 10... Beijos e bom churrasco!

keila feres postou o comentário número:

GENTE, SOU DE FRONTEIRA-MG AQUI SOMOS OS UNICOS QUE FAZEMOS, NÃO SÓ AS CUIABANAS MAS VARIOS TIPOS DE LINGUIÇAS CASEIRAS, TODAS SÃO MUITO BEM VENDIDA PRINCIPALMENTE P/ OS TURISTAS DE LONGE, VENHAM NOS VIZITAR, EMBREVE ESTAREMOS COM UMA CASA DE LINGUIÇA NO CENTRO DA CIDADE POR ENQUANTO NOS VENDEMOS NA FAMOSA FEIRA LIVRE DE FRONTEIRA.....

Rafael postou o comentário número:

Pessoal, boa noite. Estou vendendo a linguiça Cuiabana em São Paulo. Trago de Rio Preto, caso haja interesse, acesse o blog:
http://churrascodointerior.blogspot.com/
Obrigado!

Rafael postou o comentário número:

Retificando o endereço assim: www.churrascodointerior.com

júlio da cuiabana mineira postou o comentário número:

GOSTARIA DE INFORMAR QUE ESTOU TRABALHANDO AGORA COM LINGUIÇA CUIABANA ARTESANAL, FEITA EM CASA POR EU MESMO.FAÇO A CUIABANA DE VACA E DE FRANGO SENDO TUDO PICADO NA FACA, COM QUEIJO FRESCO DAQUI MESMO E MUSSARELA, MANTEIGA DE LEITE NOSSA,E CHEIRO VERDE COLHIDO DO MINHA HORTA,QUEM SE INTERESSAR TEM QUE VIR BUSCAR AQUI EM FLOREAL...PREÇO 15,00 REAIS O KILO,VOCÊS NUNCA COMERAM NADA IGUAL...TELEFONE PARA CONTATO..TIM (17 81163389) CLARO(91805572)

júlio da cuiabana mineira postou o comentário número:

CUIABANA ARTESANAL, TUDO PICADO NA FACA, FEITO EM LABORATÓRIO CLIMATIZADO...MEU SITE, POR FAVOR ENTREM E ENCHÃO A BOCA D'ÁGUA, LÁ TEM MEUS TELEFONES PARA CONTATO, TEM TODOS, TIM, CLARO E OI, LOGO FIXO TAMBEM
http://djulius.sitepx.com/

Follow Me on Pinterest Web Analytics