Já comentei com vocês que nunca tinha feito risoto na minha vida?
Pois é, parece mentira que uma cozinheira como eu, metida a fazer tudo que lhe aparece pela frente, a título de aprendizado e conhecimento, não tenha se aventurado ainda pelas artes do risoto. Hoje criei coragem, peguei uma ótima receita lá no site do http://cybercook.terra.com.br/, e fui pro fogão com todos os ingredientes preparados e à mão para que nada desse errado. E deu tudo certo, o risoto ficou muito gostoso e acho que no ponto certo, de acordo com todas as dicas que já li sobre ele. Para acompanhar fiz um filé de salmão que deixei marinando em 2 colheres (sopa) de mel, 1 colher (sopa) de shoyo e sal a gosto. Depois grelhei em frigideira bem quente untada com azeite, e, apesar da aparência de queimado, o sabor é maravilhoso, já que é o mel que dá esse tom de caramelo escuro. A receita do salmão já postei aqui http://nabiroskinha.blogspot.com/2009/08/salmao-grelhado-legumes-gratinados-e.html. Vamos à receita :
Ingredientes:
- 4 colher(es) (sopa) de cebola picada(s)
- 4 colher(es) (sopa) de azeite
- 60 ml de vinho branco
- 2 xícara(s) (chá) de arroz arbório
- 6 xícara(s) (chá) de caldo de legumes quente
- 4 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa gelada(s)
- 1 xícara(s) (chá) de parmesão ralado(s) grosso(s)
- quanto baste de sal
- 50 gr de alho-poró em rodelas
- 100 gr de champignon fresco em fatias
Refogue a cebola picada no azeite. Quando estiver translúcida, acrescente o arroz arbóreo e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura. Acrescente o vinho branco e refogue mais um pouco. Despeje então, 1/3 do caldo reservado, abaixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa. Quando estiver quase seco, acrescentar a metade do caldo restante. Mexa algumas vezes, para não pegar no fundo da panela. Quando estiver quase seco novamente, acrescente o restante do caldo e mexa um pouco mais. Quando finalmente estiver quase seco novamente, retire a panela do fogo e do calor, acrescente a manteiga gelada, o alho poró em rodelas, o champignon fresco fatiado e o parmesão fresco. Mexa vigorosamente, tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos. Sirva imediatamente.
ATENÇÃO: o risoto NÃO é arroz empapado. São grãos inteiros, ligados por um creme que se forma durante o cozimento e ligado com a manteiga e o queijo, 2 ingredientes necessários para a preparação da maioria dos risotos.
Dica:O Alho-poró deve ser muito bem lavado antes do preparo, pois acumula grande quantidade de areia e terra em sua estrutura.
Matéria assinada por:
Chef Rodrigo Anunciato
Formado em gastronomia pelo Senac e Professor de Gastronomia na Universidade Católica de Santos.
14 comentários:
Eu também faço muito poucas vezes risotos porque meu marido diz que não gosta muito de "arroz papa" kkkkkkk....ninguém merece!
Esse risoto com esse salmão parece divino!!! Na próxima vez vou experimentar esse tempero com mel.
Bjs
aqui em casa ninguém é muito de risoto, mas na casa da minha mãe era de lei .Meu pai preferia o risoto ao macarrão de todo domingo. Não faço em casa, mas gosto muito. o seu está lindo e com certeza delicioso.
Eu gosto muito de Risoto Rachel! Seu prato ficou muito lindo! Espero que continue a se aventurar com eles e compartilhando aqui! Bjokas
eu amo rissoto...acho tudo de bom..amei essa sua receita.bjus
Nunca fiz risoto, mas qualquer dia vou me aventurar como vc.
Seu prato deve ter ficado muito bom.
Bjs
Rachel eu vou te avisar...risoto vicia , sabia?
Eu não vivo sem mas, não posto porque sempre faço à noite e minhas fotos(buáááá)...
Mas fiz um à tardezinha para dois , eu e o maridoco, e consegui fotografar. Vou postar em breve...ficou divino e é com LIMÃO!
Aguarde...Beijos :)
Rachel, eu também me iniciei na arte do risotto a pouco tempo. Eu e minha filha adoramos, mas meu marido não é fã.
Esta sua combinação me deixou salivando....ô coisa boa!
Beijinhos
oi Rachel!
Como sempre arrasando!
Tb nunca fiz risoto...queria uma receitinha gostosa e bem fácil de fazer como a tua pra começar!
Bjs
Rachel,
Seu risoto está com uma aparencia incrivel.
Eu também nunca fiz, por causa do aspecto meio papa, eu particularmente adoro....já os meus filhos, não.
bjs
Amo risoto e amo alho poró e adoraria poder experimentar um tantinho da sua receita.Snif, snif!
Bjks
Fernanda
Olá Rachel, eu adoro risoto e de qq tipo, o seu ficou bonito e parece bem apetitoso. A primeira vez que eu fiz que foi de cenoura eu imaginava que era super difícil, aí me saí super bem e até postei a receita no blog, logo depois fiz risoto de parmesão e no lugar do vinho leva cerveja, ficou ótimo tb, qq dia vou testar essa sua. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com
que delicia!!! adorei tudo!! uma refeiçao do melhor!! beijos
Eu amo risoto.
Em casa eu faço sempre porque dependendo da mistura do risoto é prato único pra gente!
Bjs
Essa eu ainda não sabia!!!!!Mas com certeza você superou suas próprias expectativas não é mesmo?
Beijo grande!!!!!!
Postar um comentário