Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Mandioquinha


A mandioquinha-salsa é também conhecida por batata-baroa, batata-salsa, aipim branco ou
cenoura amarela e, é popular no mundo todo. É uma raiz tuberosa originária dos países andinos. O seu centro de origem é a região andina da Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. Seu cultivo, realizado de forma rudimentar e de subsistênciam, é essencial para a alimentação da população andina. Ela chegou ao Brasil em 1907, mudas foram trazidas da Colômbia para a Sociedade de Agricultura. Até o ano de 1907, era totalmente desconhecida pelos agricultores brasileiros.

DICAS DE SAÚDE: Contém, cerca de 30% de carboidratos, minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio, vitaminas A e C, além de uma pequena porção de vitaminas do complexo B. Por esse motivo é considerada um alimento altamente energético. Do ponto de vista terapêutico é tida como um bom diurético. Comparada aos outros tipos de batata é a que possui maior teor de ferro, fósforo, cálcio, potássio e magnésio. Possui, ainda, vitaminas C, do complexo B e é rica em betacaroteno (provitamina A). Devido ao seu alto teor em cálcio e fósforo, é bastante indicada para a formação de ossos e dentes fortes e saudáveis.

DICAS DOMÉSTICAS: Quando for comprar sua mandioquinha elas devem apresentar cor amarelo-intensa ou raízes brancas, porém estas não são comuns no mercado brasileiro. Evite comprar raízes cortadas, com ferimentos, áreas amolecidas ou manchas escuras, que podem apodrecer mais rapidamente. O tamanho das raízes não é muito importante, mas deve-se evitar aquelas com tamanho superior a 25cm, que podem ser fibrosas por terem sido colhidas de plantas velhas.As raízes se deterioram muito rapidamente, chegando a apodrecer em 24 horas em temperatura ambiente. Raízes frescas se conservam por até cinco dias, quando embaladas em saco de plástico e mantidas em geladeira doméstica. Em condição ambiente, deve-se evitar embalar as raízes com plástico. A mandioquinha-salsa crua pode ser congelada. As raízes devem ser lavadas, secas com papel absorvente e colocadas em saco de plástico totalmente sem ar ao congelar. Não é recomendável utilizar a batata- baroa para frituras somente para cozidos.

10 comentários:

»¤Þ䵣䤫 postou o comentário número:

Nossa amooooooooooooooooooo... mandioquinha salsa! Td de bom! Bjos Rachel

*VAN* Emagrecendo... postou o comentário número:

Olá...vim conhecer o seu cantinho e vou te seguir tá!
ah...me deu uma vontade de comer aquel asopa agora!
bjim

Tânia postou o comentário número:

Bem explicadinho!!! Só faltou dizer que ela é deliciosa!!!
Beijinhos

welze postou o comentário número:

Legal, Rachel. facilitou a vida de muita gente. Muito didático. Adorei

Anônimo postou o comentário número:

Oi Rachel! Que bom que vc gostou da minha pequena homenagem. Espero que ainda possamos cozinhar muito juntas!! Beijo grande!

Danieli postou o comentário número:

Rachel, deixei para você um presentinho no meu blog, espero que goste! Beijos

Viviane postou o comentário número:

Olá Rachel

Tudo bem com você?

Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Na Biroskinha será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

inspirações da Jô postou o comentário número:

Obrigado pelas dicas e informações amiga!!!!!!!Eu também aprecio mandioquinha, e além de gostosa é também rica em nutrientes, ótima para adequar-se com outros alimentos para compor uma alimentação saudável!!!!!!!!
Beijos!!!!!!!!

Anônimo postou o comentário número:

Como consegui muda dessa batata baroa só itambaraca Paraná

Follow Me on Pinterest Web Analytics