Hoje logo cedo quando olhei pra cara do tempo (vento,chuva, frio) aiai...esse tempo pede uma dobradinha! Por que não? Dei uma olhada na despensa e vi que tinha tudo que precisaria. Então vamos lá para os ingredientes e modo de preparo:
800g de bucho (comprado limpo, branquinho) cortado em quadrados de + ou- 4 cm (eu prefiro em quadrados do que em tiras) - 1 colher (sopa rasa) de sal - 400g peito de frango (sem pele nem osso) – 1 cubo de caldo de peru com ervas – 3 xícaras de água (para cozinhar o peito) - 500g de feijão branco – 2 colheres (sopa) de óleo - 4 dentes de alho picado - 1 cebola picada - 350g de calabresa defumada cortada em rodelas - 150g de bacon em cubinhos - 1 cenoura cortada em fatias - 1 cubo de caldo de galinha - 1 colher (sobremesa) de tempero pronto - 1 colher (chá) páprica picante - 1 colher (sopa rasa) de colorau - 1 pitada de pimenta calabresa em flocos - 10 xícaras de água + ou - (que deve estar sempre quente) - 10 azeitonas recheadas - salsa picadinha a gosto.
Coloque o feijão de molho em água morna por pelo menos 6 horas. Leve o bucho para cozinhar em panela de pressão com o sal por 50 minutos, escorra e reserve. Cozinhe o peito de frango com a água e o caldo, escorra e reserve a água que sobrou.
Numa panela grande aqueça o óleo e frite o bacon, retire com uma escumadeira e reserve. Na mesma panela frite a calabresa, e proceda da mesma forma. Volte a panela para o fogo e na gordura que sobrou frite o alho, acrescente a cebola e deixe murchar um pouquinho, coloque o feijão branco e o tempero pronto , coloque o caldo do cozimento do frango e umas 3 xícaras da água quente e deixe cozinhar até que o feijão esteja ao dente (nesse tempo vá acrescentando + água conforme necessário ). Quando o feijão chegar ao ponto coloque o bacon, a calabresa, a cenoura, o colorau, a páprica e a pimenta e acerte o sal. Cozinhe + uns 5 minutos, acrescente o bucho, o frango reservado e as azeitonas, ferva mais um pouco para engrossar o caldo e termine polvilhando a salsa picada. Sirva acompanhando um arroz branco e queijo ralado! Agora é só esquecer a balança e curtir esse friozinho com a barriga quente! Bom Apetite!!!
5 comentários:
Mulher, eu não consigo gostar de dobradinha! Não tenho frescura não, como tudo que é miúdo, até sarapatel, mas dobradinha eu ainda não consegui me habituar! Meus pais adoram, mas eu não me iniciei nesta arte ainda!
Bjs
Oi Rachel!
Amo dobradinha!
A sua parece muito suculenta!
Maravilha!
Oi Rachel, cada comidinha bacana, vim te visitar, gostei muito do seu cantinho...te convido para você me visitar também, já virei seguidora e te linkei,a respeito da dobradinha sou chegada somente no molho, pois, a própria dobradinha não consigo comer...beijos, te espero por lá,
Paula
Oi mana querida, hoje que vi seu blog..adorei e por coincidencia hoje fiz dobradinha...e modestia parte ficou muito boa...rsrs
Olá Rachel, boa noite.
Está difícil de acreditar que não sobrou nem uma provinha!!!
Cruel, muito cruel!
Abraços.
Postar um comentário