Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Bolo de Tapioca



Incrível como a propaganda pode nos influenciar a comprar, usar... e, como no meu caso, a preparar alguma receita.

Falo isso porque foi o que aconteceu comigo em relação a esse bolo. Gosto de assistir, quando posso, à novelinha das 18h, de época, realista e até informativa, uma das melhores a que assisti até hoje.

Como vocês podem saber, nela tem um núcleo que retrata a vida dos negros e a luta destes para sobreviver naquele início de liberdade, respeito e reconhecimento.

Pois bem, é nesse “núcleo”, o da família da tia Jurema, que está minha perdição... não resisto aos quitutes que ela oferece aos seus, e esse bolo de tapioca me deixou com água na boca e "lombrigas atiçadas"...rsrsrs.

Fiz uma pesquisa na net... e foi pela imagem dessa receita que a escolhi. Não me enganei, pois o bolo tem exatamente a mesma aparência, cor... e sabor, que imagino serem os mesmos que o da tia Jurema.

Bom, agora saciada a minha vontade... se vocês também ficaram tentados, façam e comprovem a delícia que esse bolinho é!!!

Vamos à receita:

Ingredientes:

- 2 xícaras de tapioca
- 2 xícaras de açúcar
- 4 ovos
- 4 xícaras de leite
- 1 vidro pequeno de leite de coco
- 1 pacote de coco ralado de 50g
- 1 tablete de margarina (100g)

Modo de Preparo

Coloque a tapioca e o açúcar de molho no leite. Deixe descansar por no mínimo duas horas. Acrescente a margarina e os ovos (um de cada vez), mexendo sempre após cada adição. A seguir, misture o leite de coco e, por último, o coco ralado. Despeje em um tabuleiro untado e enfarinhado. Leve ao forno moderado por 40 minutos ou até ficar levemente dourado.



Bom Apetite!!!


Fonte de Pesquisa:

19 comentários:

Nati Lima postou o comentário número:

oiee !!! Adoro tudo que tem tapioca ... e depois que vi na novela , tbm fiquei cheia de vontade !!! Vou fazer essa receitinha e te mostro o resultado ! Amei ...
Ahhh eu tbm gosto dessa novela pelos mesmos motivos ! bjs

Dafne Augusto postou o comentário número:

Essa tapioca é aquela em bolinhas né? Já vi muitas receitas com ela e toda de babar assim como este seu bolo rachel. Muito lindo.

Um beijo

Vanderleia postou o comentário número:

Bom dia Rachel, estas receitas de novela sempre nos deixam com água na boca.Foi assim com o bolinho de chuva também não é mesmo, e no sitio do pica pau amarelo que a tia Anastacia fazia aquelas delicias.Adorei sua receita, parece muito saboroso e de textura bem diferente.Beijos querida, tenha uma ótima semana.

Carolina Macedo postou o comentário número:

Rachel, este bolo ficou com um aspecto muito bom! Nunca comi bolo de tapioca, mas pelo aspecto é uma delícia! Muitas vezes também sou influenciada pelo que vejo na televisão :)

Beijinhos e boa semana*

Ana Claudia postou o comentário número:

Rachel, essa é a unica novelinha que assisto e tb fico doidinha com os quitutes da tia Jurema.
Esse bolo me deixou com água na boca, eu tb tenho bolo hj no blog, só que de maçã.
Beijinhos, boa semana

Raquel Alabaça postou o comentário número:

Fiquei com a ideia que parece uma queijadinha, húmida e doce. Que maravilha!

sadhia postou o comentário número:

oi minha querida eui adoro boloi de tapioca e afins e adoro tambéma queles bolinho smolhados no leite de coco e açucar feito com tapioca este seu b olo esta uma verdadeira tentação ..parabens receita mega anotada bjão grandes

Unknown postou o comentário número:

Nossa Rachel, mega novidade pra mim bolo de tapioca. Eu amoo tapioca, mas com recheio e tals, nunca vi em forma de bolo. Acho que eu tenho a massinha lá em casa e vou correndo testar. Adorei :)
Beijos

Jo Turquezza postou o comentário número:

Oi Rachel, sou nova aqui.
Vim pelo Face da minha amiga Amehlia Digital.
Eu faço pudim de tapioca, de liquificador, fácil e delicioso demais.
Vou experimentar fazer este bolo.
Parece um pouco com receita de cuscus branco doce.
Obrigada.
Beijos.

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Ah, Raquel, dá mesmo vontade de comer o bolo dela! E agora com essa receita, testada e aprovada por você, é lógico que vou levar a receita!

Bjinhus..

Marly postou o comentário número:

Olá, minha amiga,

Pois é, a gente não é mesmo imune à propaganda, rsrs. Faço o bolo de tapioca e ele faz sucesso, rsrs. Mas nós o conhecíamos como bolo de "grude". que era como o chamava a falecida sogra de minha irmã, rsrs. O interessante é que em alguns lugares do nordeste o bolo de grude é de polvilho e não de tapioca, rsrs.


Beijo e boa semana!

Andréa Cabral de Oliveira postou o comentário número:

Olá Rachel,
Adoro esse bolo, tem muito tempo que não faço.
Beijo grande e boa semana.
Andréa Cabral

Teresa Newman postou o comentário número:

adorei Tia Jurema, bom ela ser lembrada por aqui. Teu bolo ficou lindo Rachel. Boa semana!

andreu.sanchez postou o comentário número:

Olá Rachel,

Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 340.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

Estamos à sua disposição!
Renato
Tuasreceitas.com.br

Cíntia A. S. Sevaux postou o comentário número:

Prometeu e cumpriu mesmo!!!Também fiquei emlombrigada pelo bolo da tia "Jurema" da novela, que aliás, é uma das melhores que já acompanhei
( Há anos não tinha acompanhado mais nenhuma), mas essa me conquistou...

Unknown postou o comentário número:

Bom dia Rachel, que delícia de bolo, fiquei com água na boca agora cairia muito bem com uma xícara de café hummm.
Bjs

Rachel postou o comentário número:

@Cíntia A. S. Sevaux

Pois não é Cíntia, os quitutes da tia Jurema são de dar água na boca...se você viu o capítulo de ontem...a Laura estava tomando café e degustando um pedaço dessa delícia, na mesa havia um prato com alguns quadrados de bolo...acho que o que fiz ficou bem parecido. Agradeço a visita, Bjuss!!!

Anônimo postou o comentário número:

Esse bolo eu fiz ontem! É maravilhoso. Receita perfeita. O difícil foi parar de comer. E não tem glúten (sou celíaca). Guiomar

Follow Me on Pinterest Web Analytics