Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Peito de Pato e Molho de Laranja



Nunca tinha feito peito de pato na minha vida... julgava que fosse uma carne dura, assim como ficou o pato ensopado que certa vez ajudei a preparar, um horror, nunca mais tive vontade de fazer.

Mas, nunca se pode dizer nunca... rs, e quando vi a postagem da amiga Renata sobre o peito de pato perfeito, fiquei encantada e achei que até poderia gostar.

Aquilo martelou na minha cabeça um tempão, até que no fim de semana passado, eis que me deparo com uma caixinha contendo 2 lindos peitos de pato no mercado.

Não tive dúvidas, trouxe a caixinha para casa e corri para procurar o post da Renata.

Resolvida a seguir todo o passo a passo mostrado por ela, segui confiante e sempre atenta ao tempo e, ao final de toda a preparação,  meu marido pode degustar um prato digno dos melhores restaurantes 5 estrelas do país (modesta eu?!)... rs.

Sem brincadeira, o peito de pato ficou perfeito, no ponto, suculento, macio... digno de muitos hummmms por toda refeição.

O molho de laranja fiz baseado numa outra receita que vi, mas fiz só mesmo porque meu marido adora um molhinho para acompanhar as carnes, e esse ficou perfeito, combinou muito bem.

Vamos às receitas:

Peito de Pato

Acender o forno a 200°C e deixar aquecer bem enquanto prepara o restante. Ao acender o forno, coloque lá dentro um refratário vazio para esquentar junto.

Faça pequenos cortes superficiais na pele e tempere somente com sal grosso e pimenta do reino moída na hora.



Numa frigideira antiaderente FRIA e sem óleo, coloque os dois filés com a pele virada para baixo. Leve ao fogo baixo. Aos poucos a gordura começa a soltar e a fritar a pele. 



Nesta altura, a gordura começa a espirrar, portanto improvise uma grade com umas folhas de papel toalha por cima somente para captar os respingos, pois a panela não deve ser tampada. Funciona muito bem para não sujar muito a cozinha.



Quando a pele estiver bem corada e crocante (uns 10 minutos depois), vire os filés e frite somente mais uns 2 minutos para selar.

Retire o refratário que estava aquecendo dentro do forno e coloque nele os filés com a pele para baixo. 

Devolva o refratário para o forno pré-aquecido para terminar de cozinhar, por uns 8 a 10 minutos. Retire do forno, aguarde uns 5 minutos antes de cortar para que os sucos da carne permanecessem dentro dela. Se você dispõe de um termômetro de carnes, poderá verificar com mais exatidão quando a carne estiver ao ponto, ou seja, quando ela estiver marcando 73°C bem no meio da parte mais grossa.


Molho de Laranja

Ingredientes:
- 120g de açúcar
- 4 colheres de sopa de água
- 250 ml de sumo de laranja
- 1 cálice de Licor de Laranja

Preparação:
Numa panela leve ao fogo a água e o açúcar.
Deixe ferver até ficar com cor de caramelo.
Se secar muito acrescente um pouco mais de água.
Quando o caramelo ficar amarelo clarinho, junte aos poucos e mexendo sempre o sumo de laranja e o licor de laranja.
Deixe ferver até engrossar e utilize.

Bom Apetite!!!

7 comentários:

Fabiola postou o comentário número:

Rachelzinha, a carne deve ter ficado maravilhosa. Eu ainda não comi pato, mas se um dia achar como você conseguiu, vou ariscar.
Amiga, um ano de muita prosperidade!
Beijos mil
Fabiola

arte da sadhia postou o comentário número:

rachel querida ma que receita divina sabe eu amooo pato mas é dificil achar aqui em são paulo ..amei suas dicas
bjão feliz 2013

São Ribeiro postou o comentário número:

Gosto tanto de peito de pato .
E com esse molho deve ter ficado uma maravilha.
bom fim de semana
bjs

Um toque de canela postou o comentário número:

Oi! Gosto muito de peito de pato, ainda esta semsna também postei uma receita de peito de pato com manga e puré de batata doce, acho que fica lindamente! O seu também ficou superapetitoso!
Beijinhos e bom ano!
Paula

María Dolores A. postou o comentário número:

Te ha quedado fabuloso, una receta de lujo.
Muchos besos y feliz año.

Fê Dayrell postou o comentário número:

Rachel parece ter ficado muito suculento e apetitoso, eu também tenho problemas com a carne de pato, mas vou arriscar esta receita, depois te conto.
Feliz 2013.
bjo

Follow Me on Pinterest Web Analytics