Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Conserva de Pimenta


A procura por uma receita de conserva de pimentas se deu pelo fato de que sempre quando preciso de uma pimenta para uma receita tenho que comprá-la no mercado, onde é vendida em bandejas com muito mais do que realmente preciso, e isso acaba gerando uma sobra e um desperdício desnecessário.

Por esse motivo resolvi preparar essa conserva com pimentas cultivadas na chácara de um amigo, que meu marido ganhou de presente, e que de tão lindas que estavam fariam com que eu ficasse muito decepcionada se alguma se perdesse.

Ingredientes:
- + ou- 15 pimentas dedo de moça
- 150ml de vinagre branco
- 2 dentes de alho
- 3 folhas de louro
- 1 col. de café de sal

Retirar o talinho e higienizar as pimentas, deixar secar bem em um papel toalha. Enquanto isso esterilizar o vidro que será usado para conserva.
Depois de secas, as pimentas devem ser acomodadas no vidro junto com o alho e as folhas de louro. Por último colocar o vinagre e o sal, deixe o espaço de um dedo até a boca do vidro.
Curtir por duas semanas, depois disso ela já pode ser utilizada.


Dicas:
Esse mesmo método pode ser feito com outras pimentas. Também pode ser aromatizado com estragão, alecrim, semente de mostarda ou cravo.
É muito importante as pimentas estarem bem secas antes de ir para o pote, deixe elas ao ar livre e só leve ao pote depois disso. Pimentas úmidas podem mofar a conserva.
Para uma conserva menos ardida, faça um corte nelas e retire a sementes.
A conserva pode ser feita em óleo (de sabor neutro – canola, girassol), no óleo o sabor “pega” muito mais.

Bom Apetite!!!

16 comentários:

Érica postou o comentário número:

Rachel que delícia de conserva, e realmente é uma ótima ideia para não desperdiçar, porque assim elas duram muito.
bjs

Entre tachos e a bimby postou o comentário número:

Uma bela dica, nao sabia do vinagre, eu costumo fazer mesmo é com azeite, eu chamo de azeites com aromas pois depois uso eles em determinados pratos e outros ainda vou vendendo..

Beijocas

Josy postou o comentário número:

Rachelzita, adoro uma pimentinha para acompanhar minhas refeições, e se for feijoada então eu me acabo nessas ardidinhas. Fica um lindo visual né, e gostei das outras sugestões de temperos
Bjocas querida.

Iliane postou o comentário número:

delicia..eu amo pimentas..sempre tenho algo feito com elas em casa..amei as suas..bjos

Fê Dayrell postou o comentário número:

Rachel adoro pimenta dedo de moça acho que dá um sabor muito especial aos pratos.
A sua conserva ficou lindissima.
Bjo

Unknown postou o comentário número:

Sem dizer Rachel que essas conservas são um colírio para os olhos, ficam lindas e sendo com pimentas que eu amoooo melhor ainda!beijkas

Bombom postou o comentário número:

Gostei muito desta tua sugestão, pois adoro ter à mão tudo o que preciso no momento certo. E também é uma maneira de não estragar nada, tal como dizes.Tens razão ao dizer que se pode fazer com óleo. Aqui em Portugal, temos a sorte de ter à mão por um preço acessível, o azeite de oliva que é o melhor óleo natural. E também de pode fazer conserva como a tua aproveitando o molho, juntando 2 partes de azeite de oliva e uma de vinagre. Faz um óptimo molho para grelhados, pizzas, etc. Gostei muito e vou experimentar. Bjs.Bombom

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Rachel: é verdade, para comprar as danadinhas no supermercado, geralmente tem que levar a bandeja toda! As vezes encontro a granel, e aí fica ridículo na hora de pesar, rsrs, mas não quero nem saber!
Um modo de guardá-las que aprendi é colocá-las inteiras no...congelador! É isso mesmo, elas ficam prontas para serem usadas na hora. E servem para enfeitar os pratos, hahaha...
Mas de vez em quando também as faço em conserva, e as suas ficaram um charme no pote com o nome do seu blog!

Bjinhus..

gina postou o comentário número:

Rachel, adoro fazer esses vidros com pimentas e aromatizá-las.
Ficam muito boas e sempre à disposição, além de enfeitar bastante a nossa cozinha. Ficaram lindas! beijos da Gina

Vicentina postou o comentário número:

Sua conserva ficou linda, eu adoro pimenta, e ia gostar muito de provar.
Bjs e Boa Tarde

Maria Teresa postou o comentário número:

Oi Rachel, que linda conserva de pimentas. Até hoje não havia acertado, sempre cria um bolor em cima. Obrigada pela dica, abraços carinhosos

Ô Dona Clô postou o comentário número:

Nossa amei suas pimentas, Parabéns sucesso hein!!!
Vim te convidar para o sorteio que está rolando lá no blog passa lá para conferir!!!
As inscrições rolam até amanhã.
Beijos, espero por você.

Rosetta postou o comentário número:

Esta receita de pimentas em conserva, vou copiá-lo.
Graças queridos Rachel ... ultimamente tenho pouco tempo, mas quando eu precisar dele, muitas vezes olhar para o seu blog.
Um abraço Olá

Daniel postou o comentário número:

sempre tenho esse problema das bandejas de pimenta. saudades do mercado de bh, em que dava pra comprar a quantidade desejada (provavelmente em jampa também tem um lugar que dê pra comprar sem ser a bandeja pré-definida, mas me falta descobrir onde fica)

Camila R. C. postou o comentário número:

Minha mãe fez a conserva hoje à noite, ainda teremos q aguardar para ver se ficou bom!!! Mas a receita é bem fácil de fazer!! Só temos uma dica para acrescentar na receita...o uso de luva para cortar a pimenta e tirar as sementes...sim, pq tivemos que buscar procedimentos para abrandar o queimor que a pimenta deixa nas mãos...
Seguimos as dicas neste blog: http://paulalog.blogspot.com.br/2009/12/queimadura-pimenta-chili-ou-dedo-de.html
valeu!!!

Rachel postou o comentário número:

@Camila R. C.
Olá Camila, muito obrigada pela dica, quando eu fiz não tive problemas, mas com certeza foi muito bom o alerta para quem for fazer não se queimar.
Volte sempre!
Bjuss!!!

Follow Me on Pinterest Web Analytics