Como já contei para vocês, na minha bagagem de retorno das férias que passei em João Pessoa/PB, vieram alguns ingredientes que fiz questão de trazer, ou porque aprecio demais, ou porque ainda não conhecia e queria experimentar.
Um deles foi esse feijão que é muito usado pelos restaurantes de lá, alguns até especializados somente em seu preparo.
Como não sabia nada sobre ele, fiz uma pequena pesquisa pela net, mas foi num blog que sempre acompanho, o http://come-se.blogspot.com/, da amiga Neide Rigo, que encontrei as melhores explicações, ou melhor, tudo sobre as diferentes favas existentes nesse mundo.
Nesse link vocês podem conferir direitinho tudo o que ela fala sobre as favas: http://come-se.blogspot.com/2009/03/as-favas-e-os-feijoes-de-lima.html.
Com as favas que trouxe preparei um cozido que ficou muito gostoso. As favas depois de prontas têm um sabor levemente acastanhado, muito diferente mesmo, e seu cozimento deve ser lento, evitando a pressão, para que não se perca a textura certa dos grãos.
Vamos à receita:
Ingredientes:
- 500 g de feijão fava rajado
- 1 lingüiça calabreza defumada cortada em cubos
- 50g de bacon picadinho
- 100g de carne de sol deixada de molho em água fria por 1 hora em cubinhos
- 2 dentes de alho
- 1 cebola picadinha
- meio pimentão verde picadinho
- 1 tomate sem pele nem sementes cortado em cubos
- 1 folha de louro
- 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
Modo de Preparo:
Deixe o feijão fava de molho no mínimo por 8 horas, depois deste tempo coloque em uma panela com água acima dos grãos juntamente com a folha de louro e leve para ferver por 5 minutos, jogue a água fora, coloque outra água quente e deixe cozinhando em fogo médio por mais ou menos 1 hora e meia (não coloque na pressão). À parte, aqueça a manteiga de garrafa e refogue o bacon, depois a calabreza e deixe dourar um pouco, acrescente o alho e a cebola, e vá fazendo assim, com todos os outros ingredientes, por último o tomate. Estando o feijão cozido, acrescente-o ao refogado e se necessário acrescente mais água e tempere a gosto, deixe cozinhar mais uns 20 minutos para agregar bem os sabores e está pronto. Salpique bastante cheiro verde picadinho e sirva bem quente!
Bom Apetite!!!
Muito nutritivo, do feijão-fava utilizam-se os grãos frescos ou secos. Contém vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo e ferro. O destaque vai para o ótimo teor de ferro presente nos grãos secos. Segue as mesmas linhas culinárias do feijão. Cozido com caldo ou em saladas, é um pouco menos “pesado” que os demais feijões.
http://abecedariovegetal.wordpress.com/category/feijao-fava/
13 comentários:
Raquelita :]
Eu amo feijãozin... esse rajadinho está lindo!
Gostei muito da parte nutricional...
agora...Vc fez uma refeição, né?! Caprichou demais nesse almoço...carne de sol prá mim é lembrar do nordeste na hora...:D
Eu amei a panela! Essa lembra minha terra...fugãozindilênha...:)
Vô tê que ir lá em J.Pessoa buscar essa fava...óia que sacrifício bão! :D:D
Um bejim e uma linda semana,tá?!
eu amo esse feijão..é tão delicioso..que bom que passou em Jõao pessoa..conheço essa cidade.,.ela é linda..e gostei muito de seu almoço!!!e sua panela?ela é linda..bjus
Ê ta feijão bom!! deve ser ótimo, eu vejo sempr esse feijão na feira por aqui. Vou experimentar.
bjs
Maura
Oi querida
Nao conhecia o feijão-fava, é bonito de se ver e imagino que o sabor também é ótimo - principalmente por ser feito com essa manteiga de garrafa!
Um abraço
Léia
Rachel que bacana, aqui na minha cidade sempre tem feiras, e já vi desse feijão, mais nunca tinha me interessado, gostei da receita, deve ficar super gostoso esse feijão, panela linda :D Bjinhos e uma ótima semana!
Raquel eu nunca tinha visto esse feijão. Achei lindo e tá com uma carinha ótima.
Boa semana.
Bjs
Adoro feijões e favas, de todos os tipos e cores. O meu preferido é o feijão borlotti, ou o feijão rajado cor-de-rosa como também é conhecido. Nesta época do ano há fartura deles, e são deliciosos realmente.
Mas eu não deixo de molho por horas assim como você, deixo apenas 1 horinha e depois cozinho, e tamém dá certo.
Bjinhos
Ola,Rachel.
Graos sao mesmo deliciosos,ne?Hoje estava vendo um blog de uma amiga portuguesa e tinha as favas que a avo dela prapara com costelinhas defumadas.Eu ja preparei algumas vezes,mas so eu mesmo e o sogro da minha filha damos tanto valor a essas favas.O seu preparo ficou maravilhoso e valeu pela otima explicacao.Grande abraco.zenaide storino.
Rachel, que post bacana! Não conhecia esse feijão. Deve ser delicioso!
E esse cozido preparado com as favas também deve ter ficado bom demais. Vou ver se encontro por aqui. Dica anotadíssima!
Beijos,
Thais
Esse feijão nunca fiz, mais bateu uma curiosidade, parece muito bom. beijinhos
Eu adoro tudo que seja grãos e o feijão para mim é dos preferidos, bjs.
Rachel,
Adoro fava. Estas que você fez são muito diferentes das que vejo por aqui. As suas são menores e malhadas. Será que feijão fava é uma coisa e fava é outra?
A veradade é a sua receita está especialíssima, bem ao meu gosto. O visual também é bonito e apetitoso.
Bjks
olá,
Boa sugestão para cozinhar favas.Esta leguminosa é muito rica e está muito esquecida...
Em Portugal, ainda há quem as faça muito bem. A minha mãe é especialista... Vou publicar a receita dela brevemente...
Bjs
Postar um comentário