Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuscuz



Aqui em casa gostamos de um café da manhã caprichado, até porque é muito bom que se faça uma refeição reforçada pela manhã, preparando nosso corpo para a maratona diária. Assim, gosto de preparar meu pequeno almoço, como diriam as amigas portuguesas, com capricho e bem variado. As frutas e sucos não podem faltar, iogurte ou coalhada, pães, e sempre que posso, quer dizer, quando dá tempo, gosto de preparar esse cuscuz, para dar uma reforçada legal na alimentação.
Ele é fácil de fazer, mas precisa de um certo tempo em sua preparação; uma dica é prepará-lo na véspera e aquecê-lo na cuscuzeira pela manhã.
Com a manteiga e o queijo derretendo é de dar água na boca, com um gostinho de quero mais! A receita está no livro Cozinha Regional Brasileira - Rio Grande do Norte!
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 500g de farinha de milho em flocos Kimilho
- 1 xícara (chá) de água
- sal a gosto
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa ou margarina
- 2 fatias de queijo manteiga ou coalho/moçarella

Modo de Preparo:
Em uma vasilha, misture a farinha de milho, a água e o sal. Reserve essa mistura. Em uma cuscuzeira, coloque 3 dedos de água na parte inferior, leve ao fogo e deixe ferver. Em seguida, despeje a mistura reservada na parte superior da cuscuzeira. Tampe e deixe cozinhar por 15 minutos. Em uma panela pequena, ferva o leite, mexendo sem parar, e, junte a manteiga de garrafa. Reserve. Derreta o queijo em uma panela à parte e reserve. Desenforme a mistura da cuscuzeira em uma tigela. Cubra com o queijo e regue com o leite reservado. Tampe a tigela com um prato e deixe abafar por 5 minutos. Sirva em seguida.

Depois de uma reforçada destas, pode-se encarar qualquer maratona de trabalho que vier...rsrsrs!!!

Bom Apetite!!!

14 comentários:

Lourdes Sabioni postou o comentário número:

Eu só passei pra espiar e ficar suspirando!!!
Adorei as receitas com siri e este cuscuz maravilhoso!
Bjs

Anônimo postou o comentário número:

Que maravilha e eu aqui xeia de fome a suspirar por esse cuscuz :)
bjs

João Mario postou o comentário número:

Não conhecia este cuscuz até prová-lo há uns 3 anos em Olinda/PE. Achei muito gostoso, uma combinação perfeita com um cafezinho no final da tarde. Aqui no Rio denominamos cuscuz um doce branco, feito com tapioca e côco, acompanhado de leite condensado.
Um abraço
João Mario

Abelha Maia postou o comentário número:

Não conhecia, têm muito bom aspecto, ia mesmo gostar.
bjssss

Drika postou o comentário número:

Eu sou apaixonada por cuscuz! Gosto dele de todo jeito. Gosto no café da manhã, no jantar, e se tiver no almoço também, por que não? Gostei dessa receita. Um dia começado assim, só pode ser bom d+ ;)

Gina postou o comentário número:

Rachel, sou filha de nordestino e cuscuz é um prato que comemos desde criança. Há muito tempo atrás, minha mãe não tinha cuscuzeira, fazia na tampa da panela com um pano de prato amarrando. Já fiz um post falando sobre isso.
Meu cuscuz é servido somente com leite e gosto muito.
Bjs.

Larana Colorida postou o comentário número:

nunca provei, mas oiço falar muito bem.

Um dia quem sabe, hei-de experimentar.

beijinhos:))

Unknown postou o comentário número:

Não temos aqui o costume de comer cuscuz, mas eu gosto muito de comidas do nordeste...e de vez em quando costumo fazer alguma coisa...nunca me arrisquei no cuzcus,gostei da sugestão!
Um bom final de semana a vc,
Abraço,

Juanriu postou o comentário número:

Hola Rachel, el cuscus es un plato que no lo he comido nunca, pero por lo que veo en los blogs tiene que estar bueno, algun dia lo provare, un saludo.
JUAN

Anônimo postou o comentário número:

Olá Rachel, eu adoro este tipo de cuscuz, com leite, com manteiga, com ovos estrelado, com galinha ensopada, com peixe assado, a minha família mora no Rio de Janeiro a muitos anos, mas, somos de Aracajú Sergipe. por lá este tipo de cuscuz é apreciado qualquer hora do dia...
Fiquei com água na boca, Quando eu for ao Brasil vou trazer uma cuscuzeira. rsrs
ADOREI!!!!
Bom fim de semana!
Bjoks

ELIANA-Coisas Boas da Vida postou o comentário número:

GENTE SOU MINEIRA ,MAS TENHO UMA CUNHADA PERNANBUCANA...DAÍ VIU NÉ TOMA CUSCUZ NA MINEIRA PRIMEIRO ESTRANHEI DEPOIS ADOOOOOOOOOREI!

Laura Lucia postou o comentário número:

Rachel,
Um cuscus com café é uma comidinha simples, mas sempre benvinda, não é? Aprecio demais.
O seu está com carinha de maravilhoso!
Na casa da minha mãe, depois de feito, colocava-se numa tigela funda e recebia por cima leite de coco natural misturado com açucar e sal, e um poquinho de coco ralado polvilhado. Abafava-se com uma tampa de panela e então ele inchava, ficava enorme. Era aí servido. Ficava sensacional.
Bjs

Fla postou o comentário número:

Essa é novidade pra mim... mas esse queijo aí em cima está dos deuses hein?!
Beijos

cucchiaiopieno.com.br postou o comentário número:

Incrivel, meu irmao também adora cuscuz no café da manha! Vou passar tua receita pra sua esposa, visto que nao posso fazer, pois aqui nao tem os ingredientes - snif, snif...
Bjim
Léia

Follow Me on Pinterest Web Analytics