Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Moqueca de Peixe com Pirão



Hoje para nosso almoço de domingo, fiz meu prato preferido que é essa moqueca, preparada na panela de pedra que ganhei do meu sogro há alguns anos. Não tenho receita certa, faço do meu jeito, e a cada vez acrescento ou descarto algum ingrediente. Como hoje não tinha camarão, não coloquei, apesar de achar que ele não pode faltar na moqueca; também não tinha cabeça de peixe para fazer o pirão, mas fazer o quê... não ia ser por isso que a moqueca não saíria.
Depois de pronta, confesso que ninguém deu por falta do camarão, e o pirão... como meu pai diz: "quem gosta faz pirão até de ovo". Acho que ainda não falei sobre meu pai aqui, mas tudo que sei de cozinha e o que se refere a ela aprendi com ele, que adorava cozinhar para nós e só deixou de fazer isso por conta de problemas de saúde. Em casa, todas nós (somos 7 irmãs) gostamos de cozinhar e algumas até fizeram disso uma profissão. Devo tudo que sei a ele, meu Chef exclusivo!!!
Mas, agora vamos à receita:

Ingredientes:
- 1 kg de cação em postas (temperado 10 minutos antes, com sal e limão)
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho esmagados
- 1 pimentão verde picado
- 1 pimentão vermelho picado
- 1 pimentão amarelo picado
- 1 tomate picado
- 1 colher (sopa) de óleo de soja
- 1 colher (sopa) de azeite de dendê
- 1/2 sachê de molho de tomate tipo pomarola
- 1 vidro de leite de coco
- coentro e cheiro verde à gosto
- sal e pimenta vermelha à gosto

Modo de preparo:
Esquentar a panela de pedra, ou qualquer panela de fundo grosso, aquecer o óleo de soja e o de dendê. Fritar neles o alho, depois a cebola até ficar transparente. Desligue o fogo, arrume por cima desse refogado camadas de : pimentões verde, vermelho, amarelo, tomate, cebola, tempere com sal, acrescente coentro e o cheiro verde, arrume por cima o peixe e novamente a mesma ordem de ingredientes terminando com a cebola. Colocar por cima de tudo, o molho de tomate, o leite de coco, a pimenta e mais um pouco de coentro e cheiro verde. Tampe a panela, acenda o fogo novamente e deixe cozinhar por uns 20 minutos sem mexer, não cozinhe demais para não desmanchar o peixe. Se juntar muito líquido retire com o auxílio de uma concha e o utilize no pirão, que eu faço assim:
Refogue um pouco de alho e cebola e acrescente 1 l de água (mais o líquido que tirou da moqueca), dissolva 2 tabletes de caldo de peixe ou camarão, acerte o sal e quando ferver vá colocando mais ou menos 1 xícara de farinha de mandioca, bem devagar para não empelotar. Coloque uma pimentinha e cheiro verde à gosto. Bom, está aí a minha receita, sei que existem receitas de moqueca das mais variadas, mas é assim que faço, e o resultado é panela vazia para ser lavada...rsrsrs! Bom Apetite!!!

12 comentários:

Raul Lara Resende de Carneiro postou o comentário número:

Uma refeição fantástica. Gosto muito de peixe e pirão. Na panela de pedra então fica ótimo.

Lourdes Sabioni postou o comentário número:

Rachel , a receita que seu pai lhe passou é igualzinha a que minha mãe me ensinou...Só não tenho a panela de pedra sabão, snif,snif...
Que delícia sua moquequinha com gostinho de família.
Bjs

Paula Pacheco postou o comentário número:

Rachel, já fiz algumas receitas faltando algum ingrediente também, mas nem por isso ficou ruim, o seu ficou divino nesta panela, e que pirão da boa viu, nossa, muito bom...
bjs
Paula

Vicentina postou o comentário número:

Rachel
Que belesa de moqueca, e nesta panela dá outro resultado, tbm tenho uma desta e adoro.
E que felicidade ter o pai por perto e ainda mais sabendo cozinhar, e sendo seu Chef exclusivo, isto é uma benção.
Saúde pra ele
Bjs

Cláudia Marques postou o comentário número:

Rachel,
essa comidinha não falha, só sobra mesmo a panela. Por falar nisso, não conhecia essa panela de pedra. Aqui em Portugal só conheço umas, super antigas, de ferro, com 3 pernas. Mas já não vejo uma há muito tempo... essa aí eu não conhecia mesmo.

bjs

Tati - Panelaterapia postou o comentário número:

Que lindo prato!!! E essa panlea é um arraso de linda também!
Bjs

inspirações da Jô postou o comentário número:

Está com um aspecto magnífico!!!!!
Beijos e uma ótima semana!!!!!!!

Nani postou o comentário número:

Sou simplesmente apaixonada por esse prato, pena que lá em casa sé eu ame, então raramente eu faço.
Salivei só de ver a sua foto.
Beijos

»¤Þ䵣䤫 postou o comentário número:

Minha receita é igual a sua! Deliciosa! Adorooooooooo... Ficou linda sua moqueca! Ameiiiii... a panela minha cunhada tem uma igualzinha! :D Bjinhos

Anônimo postou o comentário número:

Ai que saudade do pirãozinho brasileiro rsrs
Me deixou com água na boca
esta convidada para visitar o meu cantinho heii
bjs
Mariazinha

Follow Me on Pinterest Web Analytics