Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Torta Doce Itália


Essa receita já está comigo a nove anos, desde que a União lançou o livro comemorando seus 90 anos, isso lá pelos idos de 2000. Na minha família ela é conhecida como o Bolo de Uva, que tantas vezes fiz para diversas comemorações. É uma preparação que, apesar de ter muitos ingredientes, se transforma numa sobremesa delicada. Os vários sabores são percebidos e combinam-se de forma perfeita. Vamos para a receita:

Massa
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 6 ovos
- 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
- 6 colheres (sopa) de trigo
Bata o açúcar e os ovos até dobrar de volume (a mistura fica clara e fofa). Junte a essência de baunilha. Acrescente o trigo delicadamente. Coloque a massa em uma forma redonda ( de 3000 ml) untada, com o fundo forrado cm papel manteiga também untado. Asse em forno pré aquecido (até que a massa se desprenda da forma). Deixe esfriar e corte a massa em três discos.

Creme de ovos
- 3 xícaras (chá) mal cheias de açúcar granulado Doçúcar
- 1 e meia xícara chá) de água
- 50 g de manteiga ou margarina sem sal
- 6 gemas passadas na peneira
- 1 vidro de leite de coco
Leve ao fogo forte, o doçúcar com a água, mexendo até dissolver. Pare de mexer e ferva até atingir ponto de fio médio. Desligue o fogo e acrescente a manteiga ou margarina. Deixe amornar e misture as gemas e o leite de coco. Leve novamente ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar.

Brigadeiro branco
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sobremesa) de manteiga ou margarina sem sal
- 150g de chocolate branco ralado
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre (ou leve ao microondas) até atingir o ponto de brigadeiro.

Chantilly
- 4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro Glaçúcar
- meio litro de creme de leite fresco gelado
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
Bata o glaçúcar com o creme de leite e a essência de baunilha (use a batedeira na velocidade mínima) até obter um creme de consistência firme.

Cobertura
- meio quilo de uvas Itália, lavadas e cortadas ao meio, sem sementes.

Montagem:
Distribua sobre um dos discos de massa, uma camada de chantilly e por cima espalhe o creme de ovos, reserve um pouco para a decoração). Cubra com o outro disco de massa. Sobre o bolo espalhe o brigadeiro branco e por cima coloque a uva Itália com a parte cortada para baixo, ponha outra camada de chantilly e finalize com o último disco de massa. Cubra a superfície da torta com chantilly e decore as bordas com pitangas de creme (use o saco de confeitar com o bico pitanga). Faça um círculo de uvas e no centro coloque um pouco de creme de ovos. Sirva a torta gelada.

Apesar das várias etapas não é uma torta díficil de fazer, é só seguir pela ordem que acaba dando tudo certo, tenho certeza que quem fizer vai receber muitos elogios, como eu os recebi ao longo de todos esses anos. Bom Apetite!!!

9 comentários:

Mateus Campos postou o comentário número:

Dona Rachel, este blog não vai entrar em recesso no final do ano, né? rsrs
A senhora está de parabéns, vou pedir para Laura fazer todas as receitas.
Bjos

Lourdes Sabioni postou o comentário número:

Eu tenho este livro mas nunca me arrisquei a fazer esta receita...agora fiquei curiosa!!!Bjs

Tati - Panelaterapia postou o comentário número:

Que linda Rachel! Eu não tenho muito ânimo de fazer essas tortas trabalhosas! Acho lindas, mas tenho preguicinha de fazer kkkkk

João Luis Guedes P. Pereira postou o comentário número:

Rachel, acho sensacional essa sua aptidão para elaboração e execução de sobremesas. Confesso que sou amantes do pratos salgados, portanto doces em geral ficam em segundo plano. De qualquer não recuso em degustar ainda mais se for uma sobremesa tão apetitosa como essa. Parabéns!! Obrigado por dar uma passadinha no meu blog!!! bjs
João Guedes Pereira - SABOR E ALQUIMIA
(www.saborealquimia.blogspot.com)

Anônimo postou o comentário número:

Rachel,
que linda torta! Parece foto de revista, amiga!
Realmente são vários ingredientes e etapas, mas com calma dá para fazer!
Um beijo e obrigada por dividir a delícia!
Ótimo feriado!

Nane Cabral postou o comentário número:

Olá Rachel! Vi que vc passou uns selinhos para o João e vim dar uma espiadinha no seu blog. Adorei essa receita, deu água na boca!! Já estou te seguindo viu?! Tb tenho um blog de culinária, qdo puder dê uma passadinha por lá. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

»¤Þ䵣䤫 postou o comentário número:

Lindo demais! Amei! Vou fazer em casa! Bjinhu e bom final de semana!

Priscila Beneducci postou o comentário número:

Eu tenho esse livro. Bati o olho e vi parece uma sobremesa da União, quando li, é ela mesma... Aquele livro é um dos meus prediletos, eu tenho um monte da União, são presentes da minha mãe, tias... Esse é um dos melhores da coleção. Beijao da Pri

Follow Me on Pinterest Web Analytics