Desde que comecei a blogar, isso muito antes de ter o meu próprio blog, sempre me chamou a atenção o vínculo, a solidariedade e principalmente a amizade que aflora entre as pessoas que se dedicam a isso.
Com o blog aprendi que nada sei e que sempre tenho muito a aprender, principalmente em relação ao conhecimento do sentimento do outro, de como uma pessoa se torna importante para você sem você nunca tê-la visto.
Foi assim que minha simpatia e admiração por muitas amigas começou, hoje tenho muito carinho por muitas delas ao ponto de parecer que as conheço de longa data.
A Rute é uma delas, desde que chegou ao meu blog, começou entre nós uma empatia e admiração de ambas as partes, a atenção dela para comigo é tanta que às vezes penso estar ouvindo-a ao meu lado.
Grata surpresa eu tive, quando ela me pediu o endereço de minha casa e pouco tempo depois me chega um pacotinho muito auspicioso, com duas coisas que eu sempre tive curiosidade em experimentar/conhecer...Farinha de Alfarroba e Bagas Goji.
Junto também um cartão com palavras que volta e meia volto a ler, carregada de emoção.
Amiga Rute, sem palavras para expressar melhor minha alegria e satisfação, deixo aqui a receita que escolhi para estreiar meu presente e conhecer finalmente o sabor da deliciosa alfarroba, peguei a receita emprestada da amiga Gina que por sinal também foi agraciada pelos mimos da nossa amiga; as bagas goji foram utilizadas em outra receita que posteriormente será publicada aqui.
Bom, queridas amigas(os)... desculpem-me pela postagem longa, mas tem certas coisas que precisam de mais palavras para se conseguir tentar transmitir o que se sente!
Vamos à receita:
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1/2 xícara (chá) de farinha de alfarroba
- 1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 /4 colher (chá) de sal (usei pitada)
- 115 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 2 ovos grandes ou 3 pequenos
- 4 bananas maduras grandes ou 5 menores
- 200 ml de iogurte natural
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha ou 2 de essência
Preparo:
Corte as bananas em rodelas.
Coloque 3/4 xícara de açúcar numa panela e leve ao fogo brando. Deixe até caramelar, cuidando para não queimar.
Junte as bananas e mexa. Deixe cozinhar até que o caramelo se dissolva e as bananas fiquem macias (cerca de 5 minutos em fogo baixo).
Despeje num prato e amasse bem. Deixe esfriar.
Forre uma forma de bolo inglês com papel manteiga. Usei forminhas descartáveis de 7 cm X 19 cm, untadas e enfarinhadas. Rende 3 forminhas desse tamanho.
Preaqueça o forno a 180°. Peneire os ingredientes secos.
Bata a manteiga com o restante do açúcar até ficar claro e fofo. Coloque os ovos, um por um, batendo a cada adição. Em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos, alternando com o iogurte.
A massa é um pouco pesada, mas o bolo fica bem fofinho.
Coloque metade da massa na forma, espalhe com uma colher, ponha o recheio e o restante da massa. Nivele a superfície. Leve ao forno por aproximadamente 50 minutos.
Faça o teste do palito.
Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro.
Bom Apetite!!!
13 comentários:
Olá amiga Rachel, ouvindo o seu texto percebemos que és uma pessoa especial, tal como eu imaginava que fosses, descreveste muito bem o que sentiste, a Rute é outra pessoa que chega e ilumina por onde passa, sente-se a boa energia que ela transmite, graças a Deus há pessoas como vós neste mundo.
O teu bolo está lindo, essa mistura é vencedora!
Beijinhos e bom fim de semana.
Rachel, ja me falaram da alfarroba, dizem que é muito saborosa, seu bolo ficou lindo, e certamente delicioso, se tem uma coisa que combina com a banana é o chocolate, as bagas tive o prazer de experimentar, lembram muito as uvas passas vc não achou? Quanto a Rute, sem comentários, vc expressou tudo em suas palavras aqui. Simpatia e docilidade é o que não falta nessa nossa amiga.Bjocas um ótimo final de semana
Ficou lindo o seu bolo!
Que surpresa Rachel!
Vim ao chamado do título, pois fiquei com esse bolo debaixo de olho, desde que a Gina postou!
E nem relacionei com a alfarroba que lhe enviei :)
Pelo que começar a ler o texto, me surpreendeu. Não ligue, às vezes sou meio-distraida, mesmo!
Bom, mas faço minhas, suas palavras. A empatia entre ambas é reciproca. Tenho conhecido pessoas inesquecível na blogosfera que até através das palavras mostram seu carinho e bondade. Você faz parte das pessoas que estão no meu coração Rachel, assim como a Gina, a Josy, a Flora, a Rô, a Lú, a Lina e muitas outras meninas que não frequentam seu blog por isso não vou continuar a lista de nomes :)
Fico muito feliz de poder proporcionar-lhe uma nova sensação através do descobrir da farinha de alfarroba e das bagas goji.
Beijinhos.
Fico à espera das suas Ressonâncias BCFV.
Ansiosa até dia 15...(tem novas entradas nas Ressonâncias, se vc quiser espreitar).
Rute
Olá Raquel,
Realmente amizade é coisa de pele e de tela agora com a Blogosfera, empatia é isso mesmo...
Muito lindo o seu relato, e maravilhosa a receita.
Tenha um sábado feliz!!!
1000 Beijokinhas
Meu Senhor da Glória!!!!!!
Quanta gostozura!!!!!!!
Já tô tão magrinha!!!!
Andréa
Aprendemos imenso pela blogosfera, conhece-se gente mesmo boa, e com que se cria uma empatia mesmo boa :)
adorei o bolo, amanhã vou me estrear na alfarroba cá em casa, mas já escolhi bolachinhas...
beijo
Adoro alfarroba, é uma farinha maravilhosa, deixa tudo parecido com chocolate :)
Rachel,
Lindo e profundo texto.
A alfarroba é uma vagem muito interessante, muito benéfica a nós humanos, ótimo bolo e parabéns pelo bolo.
Beijo
Vânia
TAMBÉM JÁ FIZ UMA TARTE COM ESSA FARINHA E GOSTEI IMENSO DO SABOR.
ESSE BOLO FICOU COM MUITO BOM ASPECTO.
ACHO LINDA ESSA AMIZADE QUE SE FAZ NA BLOGESFERA.
BOM FIM DE SEMANA
BJS
Olá, Rachel!Que legal ver a alfarroba por aí e ainda mais espalhada por essa forma de amizade, a Rute é uma amiga-irmã do coração!Realmente a blogosfera une muitas pessoas, tenho conhecido pessoas incríveis, formamos como que uma irmandade, não é mesmo?Nunca pensei que ao criar um blog de culinária culminaria para tantas amizades. É bom demais! Assim como é bom demais o teu bolo. Vou levar a receita, pois tenho cá essa farinha, que aliás rende imenso!
Beijocas
Toda vez que vejo essa troca de carinho entre os blogueiros, leio o post com um sorriso nos lábios. Sobretudo conhecendo as pessoas envolvidas. Só posso concordar com tudo que você disse.
Quando podíamos imaginar toda essa empatia que surgiria antes de termos um blog?
Obrigada por reproduzir a receita que veio do Naco e, dessa forma, estarmos mais uma vez unidas, você, a Rute e eu!
Bom final de semana!
Hummm!
Amei!
Bom Domingo!
Beijo JÊ
Postar um comentário