Adoro barriga de porco para fazer torresmo! Até então só havia feito como torresmo mesmo...mas esta preparação ficou maravilhosa, cheguei a pensar...mas não vai nada de sal, como será isso? E não precisa mesmo...é exatamente o adocicado com o gengibre que dão o sabor principal, sem falar no vinho, shoyo, alho...enfim, maravilhosa receita!
Foi lá no http://entrereceitas.blogspot.com/ do amigo Raul Carneiro, que sempre tem uma receita mais gostosa que a outra para nos presentear, que encontrei essa espetacular iguaria.
Raul, minha foto não chegou nem perto da beleza da sua, mas tenho pra mim que em sabor empatamos! Mais uma vez obrigada pela partilha!!!
Vamos à receita:
Ingredientes:
- 1 kg de barriga de porco com + ou - 2/3 de carne e 1/3 de gordura, com a pele (toucinho carnudo, barriga com fralda de costela, panceta... o nome varia) .
- 2 maços de cebolinha verde
- 100 gramas de gengibre picado
- 1 xícara de açúcar cristal
- 1 xícara de shoyu
- 1 xícara de vinho de arroz (ou vinho branco seco)
- 3 xícaras de água
- 1 cabeça de alho
- 8 batatas médias lavadas
Modo de Preparo:
Coloque numa panela grande a cebolinha inteira, fazendo uma cama. Adicione o gengibre e arrume os pedaços da carne cortada em pedaços de aproximadamente 10 cm com a pele virada para cima. Coloque a cabeça de alho no meio e as batatas em volta.
Coloque o açúcar cristal sobre os pedaços de carne, depois o shoyu, o vinho e a água.
Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 1 hora e meia a duas horas, adicionando água no final do cozimento, se necessário. No meio do cozimento (+ ou - 1 hora) retire as batatas e o alho e reserve.
A carne deve ficar bem macia, com a pele gelatinosa, brilhante e vermelha.
Eu deixei apurar mais o molho, deixando mais caramelado, escuro, ficou uma delícia!
Sirva com as batatas temperadas com azeite, sal e aipo desidratado. Decore com pedaços do gengibre, do alho, um pouco da cebolinha cozida, o molho agridoce que sobra do cozimento, salsinha fresca e gergelim preto.
Acompanha bem uma cerveja gelada.
Bom apetite!!!
11 comentários:
pelo aspecto deve ser optimo!!!! beijos
Ainda bem que cê faz as batatinhas...=D
Assim sárva meu armôço, né?!
Porquíin só mess prá guardar as moedinhas...
Um bejim e um lindo dia!
Apesar de bem gordurosa, a barriga de porco é uma excelente carne. Uso demais. Essas batatinhas estão de dar água na boca.
Um abraço
João MArio
Gente, que espetáculo!
Com barriga num tenho coragem não...rsss...muita gordura, mas vou fazer isso com carne de porco mais magra...nem vejo a hora...bom demais!
Nunca experimentei barriga de porco sem ser em forma de torresmo. Uma vez vi uma receita incrível do Jamie Oliver mas não cheguei a fazer.
Realmente deve ser muito bom, mas tenho que dar uma seguradinha na gordura!!!
Bjs
Isso parece ser bom demais! Vou copiar a receita e também dar um pulo no blog do Raul, que ainda não conheço.
Beijinho e bom fim de semana.
Oi Raquel. Obrigado pela visita e pelas palavras. Apenas uma pequena correção: a foto e receita da Barriga do imperador não são minhas. Me foram enviadas pelo Nelson Curi, que colabora com o Entre Receitas. Abraços. Raul
Oi Rachel, já ouv falar de uma comida com a barriga do porco muito apreciada, mas nunca provei deve ser parecida com essa sua, parece bão!!
bjs
Maura
Rachel isto deve ficar espetacular.
Adorei.
Bjs
Rachel, hoje fiz essa receita, espetacular!
Obrigada por compartilhar conosco!
Um abraço,
bom domingo!
amiga..vi sua receita no blog da Renata ..e vim correndo ver como fiocu a sua..meu marido se ver essa sua foto..me pede correndo para fazer..ficou linda a sua foto..otima receita...bjus
Postar um comentário