Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quinoa " Um alimento milenar"




A quinoa é um grão riquíssimo utilizado há milênios pelas culturas Andinas da América do Sul e hoje é reconhecido mundialmente pelo seu elevado valor nutritivo e funcional.
Na cultura tradicional dos Incas, a quinoa (Chenopodium quinua wild) era conhecida como "Alimento Sagrado" ou "Mãe de todos os grãos", e foi consumida durante séculos como base da alimentação diária por pessoas de todas as idades. Nos Andes, terra de origem deste grão, as características do solo, temperatura, altitude e as variedades da região, propiciam o desenvolvimento de sementes de qualidade superior – a chamada Quinoa Real.
Há algumas décadas, com a difusão do conhecimento das propriedades da quinoa, o grão passou a ser reconhecido em várias partes do mundo. Hoje seu cultivo e comercialização são consagrados em muitos países, incluindo mais recentemente no Brasil. Suas virtudes nutricionais e propriedades funcionais são os destaques para o consumo deste alimento em quase todos os continentes. É considerado pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o “melhor alimento de origem vegetal para os seres humanos”.
Esta aceitação globalizada teve um embasamento científico e experimental sério, contando com resultados de importantes centros de pesquisas e Universidades, órgãos governamentais em vários países, ONGS e até recomendações de organizações internacionais como a ONU, UNICEF e o Programa Mundial de Alimentos (WFP). Além disso, a quinoa também foi à utilizada pela NASA como parte da dieta especial da tripulação em missões espaciais de maior duração.
É um alimento excelente para pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos. Com a quinoa é possível preparar uma série de receitas e combinações saborosas para toda a família!


Essa matéria é só para dar mais informações sobre esse grão que está chegando a minha mesa só agora, infelizmente. Voce pode utilizar ela de várias formas, eu fiz assim, só temperada com azeite, sal, pimenta e salsinha picadinha. Confesso que me surpreendi com o sabor, pensava que tivesse um gosto amargo, mas não! Bom, só voces fazendo também para saber do que estou falando. Bom apetite!!!

6 comentários:

Tati - Panelaterapia postou o comentário número:

Eu faço tabule e ao invés do trigo coloco quinoa.

Fica uma delícia!!!

Bjs

»¤Þ䵣䤫 postou o comentário número:

Rachel Tô passando aqui para avisar que tem selinho pra vc lá no meu blog! Passa lá pegar! Bjinhu

Tânia postou o comentário número:

Aqui consuminos quinoa há alguns anos (sempre trago ou marido traz das viagens pelos Andes) e faço mais mesmo pelo valor nutricional do que pela verdadeira "paixão" pelo sabor dele.
Gosto da farinha ou flocos em biscoitos também!
Beijinhos

Mary postou o comentário número:

Olá,
Que belo pratinho.Adorei.
descobrir teu blog por acso e gostei muito fiquei fã.Fço-te um convite para visitares meu blog ?! espero voçê..

bjs

Anônimo postou o comentário número:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo postou o comentário número:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Follow Me on Pinterest Web Analytics