Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Bacalhau dos Namorados


O dia dos namorados é na próxima quarta feira, mas eu me adiantei e preparei um almoço bem gostoso para esse domingo, já em clima de comemoração... afinal, todo dia é dia de namorar, não?!

A proposta foi de preparar um único prato, tendo assim uma refeição completa. Então, caprichei nos acompanhamentos do bacalhau.

Devo acrescentar que além de ter ficado muito gostoso e eu ter ficado bastante feliz por ter acertado, os elogios recompensaram muito o trabalho.
Vamos à receita:

Ingredientes:
- 2 postas de bacalhau dessalgado
- 1 abobrinha fatia fina no sentido do comprimento
- 2 batatas médias descascadas, cozidas e cortadas em rodelas grossas
- 1 cebola grande cortada em fatias grossas
- 1 caixinha de grão de bico em conserva
- temperos a gosto
- sal e azeite quanto baste
- caldo e raspas de 1 limão
- folhas de manjericão

Comece grelhando as fatias de abobrinha e as coloque em uma tigela. À parte, faça o tempero da abobrinha misturando 3 colheres (sopa) de azeite com o limão e as raspas, sal e folhas de manjericão, misture bem e acrescente as abobrinhas reservadas. Reserve.

Na mesma frigideira coloque azeite e grelhe também a cebola e as batatas, polvilhe sal e tomilho. Retire para uma tigela e reserve.

Depois, ainda com a frigideira, coloque azeite, 1 colher (sopa) de cebola picadinha, 1 alho espremido e sal, e refogue o grão de bico (escorra a água) rapidamente. Reserve em uma tigela.

Lambuze as postas de bacalhau com azeite e leve para grelhar, deixando ficar bem dourado de um lado para depois virar e grelhar o outro. Quando começar a querer soltar as lascas está pronto.

Na travessa de servir, disponha os legumes e as postas de bacalhau grelhadas, regue tudo com mais azeite e leve ao forno pré aquecido por uns 10 minutos para finalizar.

Se desejar, sirva com arroz branco e uma salada de folhas.

Bom Apetite!!!

9 comentários:

São Ribeiro postou o comentário número:

Ficou uma refeição deliciosa.
Só não aprecio o grão mas de resto resto comia tudinho.
bj

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

Rachel querida ficou espetacular, simples e refinado, adoro receitas assim, to levando comigo, bjs e uma semana iluminada p/ vc, Ana ;).

Josy postou o comentário número:

Rachelzita para mim esse prato ficou perfeito, adorei a mistura de ingredientes abobrinha, batatas e grão de bico, não tem como não ficar delicioso. Belo prato amiga. Beijinhos, ótima semana

rose japan postou o comentário número:

Olá Rachel obrigada pela visitinha e eu já estou por aqui no seu cantinho vendo essa delícia...Hummm só tem o que amo nesse prato.
Bacalhau, grão de bico, batatas...hummm q delícia aqui eu n encontro bacalhau salgado o q é uma pena...mas só fresco mas n é a mesma coisa...

Ummmm daria tudo p provar, deve ter ficado delicioso

bjinhos rose jp

Follow Me on Pinterest Web Analytics